Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2022

Maquina Virtual

 


O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL

Uma máquina virtual, conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. Pode haver várias máquinas virtuais simultaneamente em um host. Os principais arquivos que compõem uma máquina virtual incluem um arquivo de log, um arquivo de configuração NVRAM, um arquivo de disco virtual e um arquivo de configuração.


DEFINIÇÃO DE MÁQUINA VIRTUAL

As máquinas virtuais são computadores de software com a mesma funcionalidade que os computadores físicos. Assim como os computadores físicos, elas executam aplicativos e um sistema operacional. No entanto, as máquinas virtuais são arquivos de computador executados em um computador físico e se comportam como um computador físico. Em outras palavras, as máquinas virtuais se comportam como sistemas de computador separados.


POR QUE MÁQUINAS VIRTUAIS

As máquinas virtuais são criadas para tarefas específicas cujas execuções são arriscadas em um ambiente host, por exemplo, acesso a dados infectados por vírus e teste de sistemas operacionais. Como a máquina virtual é separada por sandbox do restante do sistema, o software dentro dela não pode adulterar o computador host. As máquinas virtuais também podem ser usadas para outras finalidades, como a virtualização de servidores.

Fonte: https://www.vmware.com/br/topics/glossary/content/virtual-machine.html#:~:text=As%20m%C3%A1quinas%20virtuais%20s%C3%A3o%20computadores,aplicativos%20e%20um%20sistema%20operacional.

HYPERVISOR

Cria e gerencia máquinas virtuais.

HYPERVISOR TIPO 1

O Aplicativo (VMWare) é o próprio Sistema Operacional, compartilha o Hardware com a máquina virtual.



HYPERVISOR TIPO 2

O APLICATIVO (Virtual Box) é instalado na Máquina Física e o Sistema Operacional instalado na Máquina Virtual será o elo entre a Maquina Virtual e o Hardware físico.



OBS.: O Sistema Operacional Físico tem as System Calls, que é um conjunto de funções “chamadas” com nomes e parâmetros específicos utilizadas para executar uma função de núcleo (Kernel). Nas máquinas virtuais o Hypervisor executa uma Hyper Calls, que tem a mesma função das system calls.

GLOSSÁRIO

Sandbox: É um ferramenta eficaz e simples que isola a execução de programas e seus processos, tornando possível testar as suas operações em um ambiente seguro e controlado

Arquivo de configuração NVRAM: É um formato de arquivo usado na máquina virtual (VM) pequeno arquivo de dados usado pelo software de virtualização.