Páginas

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

SABER, OU NÃO SABER, EIS A QUESTÃO

SABER, OU NÃO SABER, EIS A QUESTÃO
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Sabemos que a maneira que ministramos as aulas está ultrapassada, porque as  tecnologias como multimídia, notebooks, tvs pendrive e outras, existem para nos auxiliar a ministrar melhor as nossas aulas, e insistimos em conduzir as aulas como era usando o quadro e o giz. O texto sobre educação no Brasil como resolver, nos traz este alerta.  Vejam as consequências. Está mais que na hora de agir e mudar.
Lembrem-se que os nossos alunos trazem um conhecimento para a sala de aula que muitas vezes ou está desatualizado ou faltou alguém orientar que aquele conhecimento prévio serve para ele compreender o que falta na sua vida. O nosso papel de professor hoje é mais de consultor, por que trabalhamos com a percepção do aluno sobre muitas coisas que servem de base para que o mesmo amplie o seu conhecimento, transformando o conhecimento que ele já possui (conhecimento tácito), em um novo conhecimento também tácito, transformando conforme habilidade de cada um em um conhecimento explícito. Com o tempo estes alunos vão adquirindo mais e mais conhecimentos, criando um lastro chamado sabedoria. Com a pandemia do Covid, a partir de 18/03/2020, todas as atividades escolares foram suspensas e o Governo do Estado do Paraná, para que o ano letivo não fosse perdido, utilizou a plataforma corporativa da Google, o Classroom, onde são postadas todas as atividades para os alunos fazerem e interagirem com o professor, inclusive diariamente o aluno entra no Google Classroom com o e-mail institucional (@escola.pr.gov.br) e clica no link da chamada para ter a presença de forma online. O professor pode postar exercícios criados no Google Forms. Vejam o que o Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira inovou: Apresentação do TCC online.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


Leia também:
Educação no Brasil, como resolver




Nenhum comentário:

Postar um comentário