Postagens do Blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

DO ALFABETO À CONSTRUÇÃO DO SABER

DO ALFABETO À CONSTRUÇÃO DO SABER

No mundo atual convivemos com a informação todos os dias, seja pelo rádio, pela televisão, internet, câmeras de monitoramento e outros. E um pequeno detalhe, como tudo isto surgiu?
Durante a caminhada da humanidade nos primórdios da história, o ser humano sempre teve a necessidade da comunicação entre seus grupos, e no inicio todos se comunicavam através de sons emitidos, depois veio o desenvolvimento da fala, e com a criação da escrita pelos sumérios através de um alfabeto cuneiforme (veja Figura abaixo), o ser humano desenvolveu um alfabeto, que no princípio era representado por “letras” no formato de cunhas.
 
DO ALFABETO À CONSTRUÇÃO DO SABER

O alfabeto evoluiu, surgindo as letras, e com as letras formou-se as palavras, e com as palavras surgiram os dados, que hoje são utilizados para se buscar maiores informações sobre um determinado assunto. Imagine que você queira informações sobre o computador, utilizando o Google (Figura abaixo), Na caixa de texto, você vai digitar computador, a busca trará vários sites, e você vai clicar nos links até achar o que precisa, de posse da informação que você achou, através de sua “experiência” você adquirirá um conhecimento tácito, aumentando o seu saber, e este conhecimento tácito se você quiser poderá passar para outras pessoas, e este conhecimento vai se transformar de tácito para explícito.

DO ALFABETO À CONSTRUÇÃO DO SABER


Nos dias atuais temos dados de todos os formatos (planilhas, documentos, desenhos etc), dados estruturados, semiestruturados e não estruturados, todos juntos em um só lugar (framework de armazenamento e processamento de grandes conjuntos de dados (BigData), O Hadoop), para que sejam pesquisados através de ferramentas específicas com o intuito de se extrair insights para melhorar e até predizer acontecimentos futuros.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

DADOS: Elemento que serve de base para a resolução de um problema.
INFORMAÇÃO: É o conjunto de dados organizados e estruturados, que tem um determinado significado, reduzindo a incerteza.
CONHECIMENTO: É a percepção por meio da razão e / ou experiência. O conhecimento pode ser tácito ou explícito.
CONHECIMENTO TÁCITO: Conhecimento adquirido pela “experiência” do indivíduo, ou seja o aprendizado é subjetivo.
CONHECIMENTO EXPLÍCITO: Conhecimento passado pelo autor, através de um manual ou um treinamento.
SABER: Conjunto de conhecimentos adquiridos.
INOVAÇÃO: É o ato de introduzir novidades em.
CIÊNCIA DE DADOS: É o termo usado para definir a extração de insights de dados que são coletados de várias fontes, com intuito de fazer previsões.


Veja também:


Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens