Postagens do Blog

HYPERTHREADING


HYPERTHREADING
fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/04/o-que-e-hyper-threading-nos-processadores-da-intel.ghtml


É incrível o esforço que os fabricantes de microprocessadores fazem para aumentar a performance dos processadores modernos. Técnicas como superpipeline, execução especulativa, execução fora de ordem, previsão de desvio e cache de memória, foram implementadas com o objetivo de aumentar o desempenho dos processadores. A tecnologia Hyper-Threading, desenvolvida pela Intel, é mais uma técnica criada para oferecer maior eficiência na utilização dos recursos de execução do processador. Segundo a Intel, a Hyper-Threading oferece um aumento de desempenho de até 30% dependendo da configuração do sistema.
A tecnologia Hyper-Threading simula em um único processador físico dois processadores lógicos. Cada processador lógico recebe seu próprio controlador de interrupção programável (APIC) e conjunto de registradores. Os outros recursos do processador físico, tais como, cache de memória, unidade de execução, unidade lógica e aritmética, unidade de ponto flutuante e barramentos, são compartilhados entre os processadores lógicos. Em termos de software, significa que o sistema operacional pode enviar tarefas para os processadores lógicos como se estivesse enviando para processadores físicos em um sistema de multiprocessamento.  
Entenda o funcionamento do Hyper-Threading assistindo o vídeo:
Os modernos sistemas operacionais são SMP (Multiprocessamento Simétrico), ou seja, podem trabalhar com mais de um processador instalado no sistema, dividindo às tarefas entre os mesmos. A tecnologia Hyper-Threading estende essa idéia de forma que os sistema operacionais e software aplicativos dividam as tarefas entre os processadores lógicos.
As instruções CPUID são utilizadas pelo sistema operacional e aplicativos para identificar a presença da tecnologia Hyper-Threading nos processadores. Para quem não sabe, as instruções CPUID servem para informar ao software as características do processador instalado. Obviamente, os sistemas operacionais e sofware aplicativos têm que suportar a tecnologia Hyper-Threading para usufruir dos processamentos simultâneos.
O primeiro processador da Intel a implementar a tecnologia Hyper-Threading foi o Intel Xeon. O Intel Xeon utiliza a arquitetura NetBurst e é voltado para o mercado de servidores. Apesar do foco da tecnologia Hyper-Threading ser os processadores para servidores de rede, já existem chipsets (Intel 845PE) para os novos processadores Pentium 4 que utilizam a tecnologia Hyper-Threading.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens