Postagens do Blog

NUVENS

Com o crescimento da internet e da necessidade de aumento das capacidades de processamento, diminuição de custos de hardware, software e serviços para atender a demanda, surgiu o conceito de nuvem. Nuvem é uma rede de servidores que fornecem infraestrutura de hardware, Máquinas Virtuais, softwares e serviços dentro das necessidades do cliente.

Máquina Virtual: E um programa de computador para otimização de hardware, onde pode ser instalado vários sistemas operacionais sem a necessidade de se adquirir um novo hardware.

Modelos de Serviços prestados

Iaas: Insfraestruture as a service: Fornece a execução de vários sistemas operacionais diferentes instalados em uma única máquina virtual.

Paas: Plataform as a service: Fornece um sistema operacional específico, servidor de web, servidor de e-mails, servidor docs, servidor de autenticação, bancos de dados e outros.

Saas: Software as a service: Fornece o ambiente corporativo com aplicativos como o Office 365, os Aplicativos da Google e outros.

Caas: Comunication as a service: E uma especialização do Saas onde eu tenho as opções de Voip (IP por voz) e videoconferência.

Modelos de Implantação

Nuvem Privada: E utilizado o Datacenter (Figura 1) da empresa para necessidade própria, sem compartilhar recursos com ninguém.

Nuvem Pública: E utilizado o(s) Datacenter(s) da empresa para comercialização de serviços e compartilhamento de recursos.

Exemplos de Nuvens Públicas: Microsoft, Google, IBM, Oracle, AWS.

Nuvem Híbrida: A segurança é um item muito importante quando se contrata serviços de nuvem, neste caso, você pode optar em utilizar a sua Nuvem Privada para armazenar os dados confidenciais, e contratar uma nuvem Pública para os serviços, com a exigência de interconexão entre as funções do sistema.

MultiNuvem: Multinuvem se refere à administração de serviços em nuvens de múltiplos parceiros, sem a exigência de interconexão entre as funções do sistema.

Figura 1:

Veja também:

Hiperconvergência


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens