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quinta-feira, 13 de junho de 2019

REGRA DO NEGÓCIO

REGRA DO NEGÓCIO

Quando uma empresa se propõe a desenvolver um sistema, seja para uso interno, seja para prestar um serviço para alguma corporação, a primeira palavra que ouvimos, seguida de uma pergunta é: Qual a Regra do Negócio? E a resposta é:
É o que a empresa faz, qual o objetivo, para quem a empresa faz ou atende com o seu serviço. O que praticamente define a regra do negócio é a Missão, Visão e valores da empresa, pois é através deles que o RH vai contratar um colaborador, o cliente vai comprar por que a empresa está passando ética, comprometimento e valores no produto que está oferecendo, fornecedores serão parceiros do negócio, concorrentes respeitarão o trabalho desenvolvido, produtos novos surgirão, e se você lembra das 5 Forças de Porter, quem atua na concorrência acirrada, são clientes, fornecedores, novos produtos, novos concorrentes. Missão, visão e valores de uma corporação é tão importante, que deve estar na primeira página do site da empresa, em destaque. É em função da regra do negócio que não só o sistema deverá ser desenvolvido, mas que seja o princípio da implantação da Governança de TI, que deverá estar alinhada com a Governança corporativa, que através de estratégias fazem os objetivos da empresa serem atingidos e cumpridos, e principalmente implantará uma gerencia de processos, que , bem definidos, nortearão as vendas, o marketing, o atendimento à clientes e outros, processos estes, que otimizados constantemente poderão ser automatizados pelo sistema que se está comprando ou desenvolvendo. Para esclarecer melhor com um exemplo temos vários exemplos de regras de negócio:
Escolas, Faculdades Universidades: São instituições de ensino cujo objetivo é passar conhecimento e formação profissional e cidadã para os alunos.
Convênios de Saúde: São instituições da área de saúde cujo objetivo é atender os usuários do plano proporcionando bem estar e qualidade de vida cuidando da saúde do cidadão.
Indústria: São instituições que fazem a transformação de matéria-prima em bens servíveis, que atenderá as necessidades da população em geral.
Comércio: São instituições que vendem bens servíveis por atacado ou varejo, atendendo as necessidades de consumo da população.
Prestadores de Serviços: São instituições que oferecem serviços à população, atendendo às necessidades de prestação de serviços à população.
Percebe-se pelo que cada empresa propõe a fazer, os relatórios, os indicadores, os processos serão diferentes, pois cada corporação atua em ramos diferentes do mercado.

Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.

A Conquista do Cliente


Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

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