IMPORTÂNCIA
DA GOVERNANÇA
Introduzir
os princípios de governança de TI, capacitando os profissionais de
TI para que tenham visão holística da empresa, facilitando a
disseminação em sua organização dos conceitos-chave que
ofereçam
sustentação para a implantação posterior das boas práticas de
governança de TI, em bases sólidas e ancoradas em modelos de
governança que garantam adequado alinhamento estratégico da TI aos
objetivos do negócio.
Para
haver Governança de TI há a necessidade de um perfeito
gerenciamento das
informações,
para isto o ambiente corporativo deve possuir todos os dados
disponíveis, desde informações do Facebook com
as opiniões dos clientes, fornecedores,
twitter, linkedin
com
comentários dos colaboradores e candidatos,
bases de dados em bancos de dados, planilhas, documentos em editor de
texto,
para ter
dados suficientes para sustentar o negócio da empresa, para
atingir o alinhamento entre os processos de TI e a estratégia da
Empresa, utilizando
conceitos modernos como business intelligence e ciência de dados, a
fim de atingir os objetivos corporativos, adicionando valor ao
negócio e equilibrando os riscos em relação ao retorno do
investimento em TI e seus processos, melhorando a qualidade dos
serviços de TI em beneficio da organização. Governança é o uso
de boas práticas, ou seja alguém inovou, deu certo e divulgou esta
inovação para que todos a utilizem conforme a sua necessidade e
tamanho da TI. De forma simples governança de TI pode ser definida
como um conjunto de regras e medidas operacionais que buscam tornar o
ambiente digital de um negócio mais eficaz.Conseguindo reduzir riscos, custos e aumentando a produtividade, a empresa está apta à concorrência acirrada do mercado que sofre a influência das 5 forças de Porter.
MOTIVADORES
PARA A IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA DE TI
Gastos
altos
Desalinhamento
entre as necessidades de negócio e a infraestrutura de TI da
organização
Riscos
altos
Decisões
de TI tomadas de forma isolada
Não
há controles de mudança
Segurança
da informação não existe ou não é difundida adequadamente na
organização
A
contratação de serviços de terceiros não atende as necessidades
de TI.
OBJETIVOS
DA GOVERNANÇA DE TI
Manter
os recursos de TI funcionando
Entrega
de valor
Gerenciar
a Complexidade tecnológica
Alinhar
a TI aos negócios
Conformidade
com leis e regulamentos
Segurança
da informação
FOCO
DA GOVERNANÇA DE TI
Alinhamento
estratégico
Entrega
de valor
Gerenciamento
de riscos
Gerenciamento
de recursos
Gerenciamento
de desempenho
PRINCÍPIOS
DE GOVERNANÇA
Responsabilidade
Prestação
de contas
Transparência
BENEFÍCIOS
DA GOVERNANÇA DE TI
Fornecer
para a organização uma visão completa do seu ambiente de TI,
otimizando
o retorno de investimentos já feitos e dos que ainda serão
realizados.
Tomada
de decisões pela
organização alinhada
a
estrutura de TI.
Disponibilização
das informações necessárias sobre a situação atual da
infraestrutura de TI e das necessidades futuras.
Facilitar
o planejamento de TI, priorizando
o
orçamento de
projetos prioritários.
Dar
prioridade ao desenvolvimento de
atividades chave, foco do crescimento do negócio,
ao
invés de alocar tempo na solução de problemas de TI.
Avaliar
objetivamente a maturidade em relação a padrões internacionais, ao
mesmo
tempo
em que são apontados os investimentos que trarão maior retorno.
A
definição de processos, indicadores, métodos e controles de
mudanças, permitem
um gerenciamento mais estruturado, facilitando
o desenvolvimento dos
profissionais de TI.
Simplificar
as decisões importantes para a empresa, para
que
as informações direcionadoras,
estejam
prontamente disponíveis dentro de um contexto estratégico.
Mais
flexibilidade para desenvolver, comprar ou terceirizar as soluções
de TI.
Tratar
problemas críticos da organização, como a segurança da
informação
e a gestão de riscos, implementando
politicas de segurança da informação.
ITENS
IMPORTANTES DA GOVERNANÇA
COBIT
(CONTROL OBJECTIVES FOR INFORMATION AND RELATED TECHNOLOGY)
ITIL
(Information Technology Infrastructure Library)
NBR
27005 E 31000(GERENCIAMENTO DE RISCOS)
ISO
20000( NORMA QUE TRATA DOS ASSUNTOS RELATIVOS AO GERENCIAMENTO DE
SERVIÇOS DE TI
COMO
IMPLANTAR A GOVERNANÇA DE TI
Criação
de metas e indicadores para melhora continua dos serviços prestados
pela TI
Uso
de tecnologias inovadoras, que agreguem valor ao seu negócio
Implementar
canais de comunicação e feedbacks entre a equipe de técnicos e
analistas, mantendo os processos otimizados e atualizados
Adoção
de politicas de uso de recursos de TI e Politicas de segurança da informação, classificando as informações como pública, interna,
sigilosa e secreta.
Definição
de frameworks (ITIL, Cobit)
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Grato,
Jefferson Daminelli Garcia
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