Postagens do Blog

quinta-feira, 6 de junho de 2019

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS NA TI

GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS NA TI

MUDANÇAS
IMPORTANTE:Este texto inicial está nos artigos sobre Gestão de Riscos, Gerenciamento de configuração de ativos de serviços, Gerenciamento de nível de acordo de serviços, Gerenciamento de mudanças e Lei Geral de proteção de dados, se você já leu vá para o terceiro parágrafo. Quando falamos de Governança de TI, sabemos que é preciso ter um caminho a seguir, e para que dê certo é preciso em primeiro lugar criar esta cultura dentro da empresa, para isto acontecer é preciso ter uma área responsável para isto, se a sua empresa não tiver, crie uma área que vai trabalhar somente com a governança de TI, crie um estatuto para esta área, inclua-a no organograma, tendo como pilares de sustentação para esta área:

1) As Conformidades
3) Gerenciamento de processos,
5) Gerenciamento em segurança da informação,
6) PDTI. 

Tenha um framework que trabalhe bem as boas práticas, sugiro o ITIL(veja os links: definiçãorelacionamento do ITIL com o COBIT, como implantar ITIL), e outro próprio para a parte estratégica, sugiro o COBIT. Depois de criada a cultura, e todos os envolvidos entenderem para que é o ITIL (Serviços) e COBIT (Estratégia), verifique em que nível de maturidade a sua empresa encontra-se:
1 – Inexistente : Não há processos bem definidos.
2 – Inicial: Os processos estão na cabeça de uma só pessoa.
3 – Repetível: Existe um ou outro processo definido e várias pessoas sabem.
4 – Definido: Os processos foram mapeados, estão gravados e compartilhados na rede ou internet, mas não possui indicadores para começar o processo de melhoria.
5 – Gerenciável: Os indicadores estão definidos, começando a monitorar os indicadores.
6 – Otimizável: Os indicadores monitorados, trouxeram resultados que serão avaliados e melhorados.

Se a sua empresa estiver em um dos três níveis iniciais, comece com a implantação da cultura entre os colaboradores, depois disto a sequência supra citada virá naturalmente. Em paralelo ao citado acima comece uma gestão de mudanças,  gestão de nível de acordo de serviços, gestão de projetos, compartilhando com os lideres de área.

Mudança é uma palavra que soa quebra de paradigmas, pois muitas vezes preciso mudar a maneira que eu estou fazendo, preciso evoluir, inovar a maneira que executo as minhas tarefas. Hoje a diversidade de idéias que surgem e são colocadas em prática trazendo ganhos enormes para os seus criadores é muito grande, e isto é importante e inovador para A CONCORRÊNCIA DO MERCADO que tem sobre si as CINCO FORÇAS DE PORTER, que forçam os empresários a criarem dentro de suas corporações, maneiras de utilizar toda a sua força de trabalho em prol do bem estar de todos e da própria empresa, principalmente na realização profissional, criando condições para que todas as áreas estejam alinhadas com a regra do negócio, e uma destas áreas, a TI, precisa estar alinhada com seus pares, através de uma Governança sólida, demonstrando a sua IMPORTÂNCIA NA IMPLANTAÇÃO, utilizando ITIL E COBIT que são frameworks de sucesso adotados pela maioria das empresas, em paralelo com a CIÊNCIA DE DADOS, que, a cada dia que passa se mostra importante no que diz respeito a armazenamento, utilização e lapidação dos dados, os quais nos trarão quando bem utilizados, o destaque da sua corporação no mercado de trabalho. Para que tudo isto ocorra os meus colaboradores precisam de uma PREPARAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO, e para que isto ocorra, principalmente com a área de TI, preciso de PROJETOS DE INFORMÁTICA bem elaborados, priorizados conforme a necessidade da empresa. Um ERP também ajuda, conforme o tamanho e necessidade de integração dos dados  da sua corporação A Governança de TI, depois de passar pela aceitação de seus colaboradores, ser consolidada como um cultura que deve ser seguida, infraestrutura funcionando adequadamente, será implantado em paralelo o gerenciamento de mudanças, a importância desta fase guiará a empresa quando necessitar mudar um software ou um hardware, seguindo os seguintes passos:
Requisição da mudança: Requisição da mudança, justificando a sua necessidade.
Revisão da mudança: A mudança será revisada, dentro de padrões e regras estabelecidos.
Corrige mudança: A mudança será corrigida dentro dos padrões que foram determinados.
Valida a mudança: A mudança é validada pela equipe de gerenciamento de mudanças.
Atualiza mudança: Se validada e autorizada a mudança é atualizada.
Comunicação da mudança: Havendo a atualização da mudança, a mesma é comunicada as partes interessadas.
Encerra a mudança: A nova mudança está registrada e homologada.

Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS NA TI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens