Postagens do Blog

terça-feira, 4 de junho de 2019

CONCORRÊNCIA DO MERCADO E A INFORMÁTICA

CONCORRÊNCIA DO MERCADO E A INFORMÁTICA

Convivemos atualmente com uma concorrência muito acirrada, seja no nosso trabalho, na nossa vida social, na escola, enfim o mundo mudou muito, e se formos ver o que ocorreu nos últimos 50 anos, nos deparamos com uma informática que não parou de crescer, com suas gerações, a sua eficiência, que, quando bem aplicada, organizada com ITIL, que é uma biblioteca de boas práticas e que orienta como gerenciar os serviços, para que funcionem adequadamente de maneira contínua, sem interrupções, que, quando houver, tenha uma solução de contorno que resolva de maneira que o usuários dos sistemas nem percebam o que ocorreu. A concorrência mencionada no inicio do texto, foi responsável direta ou indiretamente por trazer a informática para dentro das empresas, pois a mesma quando bem planejada e estruturada, reduz custos, riscos aumentando a produtividade e propiciando a rapidez na entrega de produtos, agregando valor ao seu negócio, conquistando novos clientes, abrindo portas nos mercados. A governança de TI nas grandes, médias e pequenas corporações é de vital importância, pois não basta só possuir na sua infraestrutura, especialistas, últimas tecnologias em equipamentos, porque se não houver processos bem definidos você terá uma maturidade de TI considerada Inexistente ou Inicial (Informal). A seguir mencionarei os níveis de maturidade para que seja refletido a situação atual de uma TI:
MATURIDADE DE TI
INEXISTENTE: Não há definições de processos, a comunicação entre os pares não existe, não tem planejamento.
INICIAL (INFORMAL): Os processos de mudança ou contorno, estão concentrados em uma pessoa, que não registra o que tem que ser feito. A TI é formada por Bombeiros e heróis, sempre apagando “incêndios”.
REPETÍVEL: Existe o processo que é acessado e executado por diversas pessoas, com este quadro caótico, continuam os heróis e bombeiros.
DEFINIDO: Os processos são definidos, registrados e compartilhados, começando a melhorar as soluções dos problemas quando ocorrem, de forma mais organizada. Mesmo assim a TI ainda corre vários riscos de parar de funcionar.
GERENCIADO E MENSURÁVEL: TI com processos definidos, registrados e compartilhado, já há um nível de acordo com os usuários , possuí indicadores definidos que começarão a ser analisados através de dashboards e gráficos.
OTIMIZADO: TI neste nível de maturidade já é parte integrante do planejamento estratégico do ambiente corporativo, pois os indicadores estão sendo analisados e os contornos dos problemas bem definidos, a cada dia que passa a TI demonstra a sua importância e melhora cada vez mais.

Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens