O ITIL é uma biblioteca de boas práticas alinhadas com a norma ISO 20000, que é uma norma para gerenciamento de serviços. Para um melhor entendimento, A norma ela é rígida, prescritiva, ou seja tem que ser seguida à risca, as boas práticas, elas podem se adaptar ao tamanho e complexidade da empresa. Na figura a seguIr mostra-se o relacionamento do ITIL com o COBIT, com o PMBOK e a Norma ISO 27001, que é uma norma para prover um modelo para estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).
ITIL
V. 3
O ITIL É UMA BIBLIOTECA DE BOAS
PRÁTICAS E CUIDA DE SERVIÇOS.
1 – ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS
O
objetivo desse estágio é justamente esse: planejar e garantir que
os serviços certos sejam prestados da melhor maneira possível.
2 – DESENHO DE SERVIÇOS
Neste
estágio desenha-se
como essa estratégia será executada.
3
– TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS
A
Transição é responsável por controlar as mudanças, testes,
validações, liberações e implantações, além de garantir o
correto repasse e manutenção do conhecimento. Neste
estágio você vai treinar os usuários para utilizarem de forma
correta as ferramentas disponíveis.
4 – OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
Os serviços estão prontos para serem
utilizados, é só disponibilizá-lo aos usuários. É aqui neste
estágio que se os serviços forem entregues dentro dos prazos
estipulados seguindo o nível de acordo de serviços, começará por
parte do cliente e da empresa a percepção de valor agregado ao
serviço prestado.
5 – MELHORIA DE SERVIÇOS
Este estágio é contínuo, e que
permeia todos os outros, pois aqui através de indicadores, vamos
planejar melhor, desenhar melhor, implantar melhor e operar melhor.
TOTAL DE PROCESSOS DO CICLO DE
SERVIÇOS: 26 PROCESSOS .
COBIT
V. 4.1
O COBIT É UM MANUAL COMPOSTO DE
PRINCÍPIOS, REGRAS E INDICADORES DE CONTROLE QUE COMPÕEM UM MODELO
DE GESTÃO DE TI. O COBIT É REGIDO PELOS TRÊS PRINCÍPIOS DE
GOVERNANÇA: RESPONSABILIDADE, PRESTAÇÃO DE CONTAS E
TRANSPARÊNCIA.
DOMÍNIOS:
1 – PLANEJAR E ORGANIZAR (PO) – 10
PROCESSOS
-
Definir um plano estratégico de ti
-
Definir a arquitetura da informação
-
Determinar o direcionamento tecnológico
-
Definir os processos, a organização e os relacionamentos de ti
-
Gerenciar o investimento de ti
-
Comunicar as diretrizes e expectativas da diretoria
-
Gerenciar os recursos humanos de ti
-
Gerenciar a qualidade
-
Avaliar e gerenciar os riscos de ti
-
Gerenciar projetos
2 – ADQUIRIR E IMPLEMENTAR (AI) –
7 PROCESSOS
-
Identificar soluções automatizadas
-
Adquirir e manter software aplicativos
-
Adquirir e manter infraestrutura de tecnologias
-
Habilitar operação e uso
-
Adquirir recursos de ti
-
Gerenciar mudanças
-
Instalar e homologar soluções e mudanças
3 – ENTREGAR E SUPORTAR (DS) – 13
PROCESSOS
-
Definir e gerenciar níveis de serviço
-
Gerenciar serviços de terceiros
-
Gerenciar capacidade e desempenho
-
Assegurar continuidade de serviços
-
Assegurar a segurança de serviços
-
Identificar e alocar custos
-
Educar e treinar usuários
-
Gerenciar a central de serviços e os incidentes
-
Gerenciar a configuração
-
Gerenciar os problemas
-
Gerenciar os dados
-
Gerenciar o ambiente físico
-
Gerenciar as operações
4 – MELHORAR E AVALIAR (ME) – 4
PROCESSOS
-
Monitorar e avaliar o desempenho
-
Monitorar e avaliar os controles internos
-
Assegurar a conformidade com requisitos externos
-
Prover a governança em ti
TOTAL DE PROCESSOS DOS 4 DOMÍNIOS: 34
PROCESSOS
CADA PROCESSO É COMPOSTO POR
OBJETIVOS GERAIS, TOTALIZANDO 210 OBJETIVOS GERAIS.
Atualmente o
COBIT 5 (2012), é voltado à Governança corporativa, o COBIT 2019 está focado em
Informação e tecnologia (I&T) onde A
EGIT (Governança Corporativa de Informação e Tecnologia) está
preocupada com as três entregas de valor:
Realização de benefícios
Otimização de riscos
Otimização
de recursos
Se você leu o resumo do ITIL V. 3 e
do COBIT V. 4.1 deve estar se perguntando, qual a diferença entre
ITIL e COBIT?
Não há diferenças, os dois se
complementam, ou seja quando se implementa ITIL dentro de uma empresa
a intenção é organizar a forma de como os serviços são entregues
reduzindo custos, riscos e agregando valor aos serviços prestados.
O COBIT permeia o ITIL, observe os 13
processos do domínio DS (Entregar e Suportar), são processos
dos serviços do ITIL. Observe os dois últimos serviços (Gerenciar
mudanças e
Instalar
e homologar soluções e mudanças) do
domínio AI (Adquirir e implementar) são processos de serviços do
ITIL.
Dentro de um ambiente corporativo
normalmente temos o nível estratégico, tático e operacional, o
ITIL é mais operacional, mas permeia o tático (as coordenações de
área fazem cumprir o que foi planejado na estratégia de serviços)
e o estratégico (estratégia de serviços é um dos serviços
do ciclo de serviços). O COBIT é mais estratégico, é mais
holístico, é corporativo, abrange toda a empresa.
O mais importante de tudo que foi
apresentado é que tendo o ITIL implantado no ambiente corporativo, a
implantação do COBIT ocorre naturalmente e a política de segurança da informação será implantada como consequência, pois ao executar
o ciclo de vida de serviços do ITIL estaremos garantindo a
confidencialidade, disponibilidade e segurança dos dados que estão
armazenados.
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Grato,
Jefferson
D. Garcia
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