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quinta-feira, 2 de maio de 2019

ITIL X COBIT


O ITIL é uma biblioteca de boas práticas alinhadas com a norma ISO 20000, que é uma norma para gerenciamento de serviços. Para um melhor entendimento, A norma ela é rígida, prescritiva, ou seja tem que ser seguida à risca, as boas práticas, elas podem se adaptar ao tamanho e complexidade da empresa. Na figura a seguIr mostra-se o relacionamento do ITIL com o COBIT, com o PMBOK e a Norma ISO 27001, que é uma norma para prover um modelo para estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). 
ITIL X COBIT



ITIL V. 3
O ITIL É UMA BIBLIOTECA DE BOAS PRÁTICAS E CUIDA DE SERVIÇOS.
1 – ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS
O objetivo desse estágio é justamente esse: planejar e garantir que os serviços certos sejam prestados da melhor maneira possível.
2 – DESENHO DE SERVIÇOS
Neste estágio desenha-se como essa estratégia será executada.
3 – TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS
A Transição é responsável por controlar as mudanças, testes, validações, liberações e implantações, além de garantir o correto repasse e manutenção do conhecimento. Neste estágio você vai treinar os usuários para utilizarem de forma correta as ferramentas disponíveis.
4 – OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
Os serviços estão prontos para serem utilizados, é só disponibilizá-lo aos usuários. É aqui neste estágio que se os serviços forem entregues dentro dos prazos estipulados seguindo o nível de acordo de serviços, começará por parte do cliente e da empresa a percepção de valor agregado ao serviço prestado.
5 – MELHORIA DE SERVIÇOS
Este estágio é contínuo, e que permeia todos os outros, pois aqui através de indicadores, vamos planejar melhor, desenhar melhor, implantar melhor e operar melhor.
TOTAL DE PROCESSOS DO CICLO DE SERVIÇOS: 26 PROCESSOS .

COBIT V. 4.1
O COBIT É UM MANUAL COMPOSTO DE PRINCÍPIOS, REGRAS E INDICADORES DE CONTROLE QUE COMPÕEM UM MODELO DE GESTÃO DE TI. O COBIT É REGIDO PELOS TRÊS PRINCÍPIOS DE GOVERNANÇA: RESPONSABILIDADE, PRESTAÇÃO DE CONTAS E TRANSPARÊNCIA.
DOMÍNIOS:
1 – PLANEJAR E ORGANIZAR (PO) – 10 PROCESSOS
- Definir um plano estratégico de ti
- Definir a arquitetura da informação
- Determinar o direcionamento tecnológico
- Definir os processos, a organização e os relacionamentos de ti
- Gerenciar o investimento de ti
- Comunicar as diretrizes e expectativas da diretoria
- Gerenciar os recursos humanos de ti
- Gerenciar a qualidade
- Avaliar e gerenciar os riscos de ti
- Gerenciar projetos
2 – ADQUIRIR E IMPLEMENTAR (AI) – 7 PROCESSOS
- Identificar soluções automatizadas
- Adquirir e manter software aplicativos
- Adquirir e manter infraestrutura de tecnologias
- Habilitar operação e uso
- Adquirir recursos de ti
- Gerenciar mudanças
- Instalar e homologar soluções e mudanças
3 – ENTREGAR E SUPORTAR (DS) – 13 PROCESSOS
- Definir e gerenciar níveis de serviço
- Gerenciar serviços de terceiros
- Gerenciar capacidade e desempenho
- Assegurar continuidade de serviços
- Assegurar a segurança de serviços
- Identificar e alocar custos
- Educar e treinar usuários
- Gerenciar a central de serviços e os incidentes
- Gerenciar a configuração
- Gerenciar os problemas
- Gerenciar os dados
- Gerenciar o ambiente físico
- Gerenciar as operações
4 – MELHORAR E AVALIAR (ME) – 4 PROCESSOS
- Monitorar e avaliar o desempenho
- Monitorar e avaliar os controles internos
- Assegurar a conformidade com requisitos externos
- Prover a governança em ti
TOTAL DE PROCESSOS DOS 4 DOMÍNIOS: 34 PROCESSOS
CADA PROCESSO É COMPOSTO POR OBJETIVOS GERAIS, TOTALIZANDO 210 OBJETIVOS GERAIS.

Atualmente o COBIT 5 (2012), é voltado à Governança corporativa, o COBIT 2019 está focado em Informação e tecnologia (I&T) onde A EGIT (Governança Corporativa de Informação e Tecnologia) está preocupada com as três entregas de valor:

Realização de benefícios

Otimização de riscos

Otimização de recursos


Se você leu o resumo do ITIL V. 3 e do COBIT V. 4.1 deve estar se perguntando, qual a diferença entre ITIL e COBIT?
Não há diferenças, os dois se complementam, ou seja quando se implementa ITIL dentro de uma empresa a intenção é organizar a forma de como os serviços são entregues reduzindo custos, riscos e agregando valor aos serviços prestados.
O COBIT permeia o ITIL, observe os 13 processos do domínio DS (Entregar e Suportar), são processos dos serviços do ITIL. Observe os dois últimos serviços (Gerenciar mudanças e Instalar e homologar soluções e mudanças) do domínio AI (Adquirir e implementar) são processos de serviços do ITIL.
Dentro de um ambiente corporativo normalmente temos o nível estratégico, tático e operacional, o ITIL é mais operacional, mas permeia o tático (as coordenações de área fazem cumprir o que foi planejado na estratégia de serviços) e o estratégico (estratégia de serviços é um dos serviços do ciclo de serviços). O COBIT é mais estratégico, é mais holístico, é corporativo, abrange toda a empresa.
O mais importante de tudo que foi apresentado é que tendo o ITIL implantado no ambiente corporativo, a implantação do COBIT ocorre naturalmente e a política de segurança da informação será implantada como consequência, pois ao executar o ciclo de vida de serviços do ITIL estaremos garantindo a confidencialidade, disponibilidade e segurança dos dados que estão armazenados.

Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.


Grato,
Jefferson D. Garcia




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