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quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

COMO OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA

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COMO OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA
Considerar a TI como parte importante de uma empresa é o primeiro passo a ser dado, entre muitos, para que uma organização se destaque nos concorridos segmentos de mercado que existem. Não estou falando só de software, hardware, pessoas capacitadas e uma Governança de TI, que são itens essenciais para o bom funcionamento desta organização empresarial. Muitas vezes na nossa vida profissional, nos deparamos com empresas formadas por bons colaboradores, e no dia a dia começamos a observar que a empresa domina um determinado nicho do mercado, mas nos negócios não vão bem, pois o que falta é o foco, objetividade, planejamento estratégico, alinhamento dos profissionais de informática com a regra do negócio. Em certa ocasião, participei do desenvolvimento de um sistema em uma empresa de comercialização de software/hardware, esta empresa possuía um processo que era homologar produtos, que consistia em o cliente emprestar por um tempo determinado, um software ou um hardware para testar no seu computador e depois decidir comprar ou não (o cliente assinava uma carta se comprometendo em instalar o produto, e, desinstalar caso não o comprasse), a minha função era além do desenvolvimento do sistema, fornecer suporte aos produtos após a venda. O problema apresentado neste processo era que não havia um controle informatizado, depois de alguns dias não se sabia a quanto tempo o cliente estava com o produto homologado. Percebendo que havia muitas reclamações da diretoria que questionava porque os clientes atrasavam e/ou não devolviam ou compravam o produto, após uma análise detalhada do problema, foi desenvolvido um sistema, o cadastro e documentos assinados foram passados para o software desenvolvido, a partir daí foi possível resgatar todos os produtos que estavam fora da empresa, havia alguns, a mais de 1 ano. A partir das novas homologações, o sistema indicava o dia que o cliente tinha que devolver o produto homologado, e, 2 dias antes era telefonado ao cliente, lembrando o mesmo que faltavam 2 dias para devolve-lo, e, se estava satisfeito com o produto e se havia interesse em comprá-lo, na maioria das vezes o cliente comprava. Este sistema de informação naquele momento resolveu um enorme problema, que era controlar a entrada e saída dos produtos e para quem eram homologados, pois percebemos que de uma forma simples podemos controlar os nossos estoques, perguntar no momento certo se o cliente está satisfeito e quer comprá-lo, passando ao cliente a organização da empresa, além de passar segurança para o pós-venda. Ao desenvolvermos um sistema para resolver qualquer problema, seja automatizando um processo manual, ou uma verificação de rotina para tornar uma informação mais confiável e de maior qualidade, não devemos perder o foco e o objetivo deste desenvolvimento, pois se não tivermos este cuidado, será mais um sistema condenado ao desuso. Às vezes, o problema não é complexo, basta observar o que ocorre no seu ambiente de trabalho, para solucioná-lo.



Atualmente problemas desta natureza, serão resolvidos com o mapeamento dos processos, pois com os processos definidos, será fácil otimizá-lo para depois automatizá-lo, tendo como base, um projeto que dê visão holística da TI, com um status de relatório para verificar se os prazos e custos de projeto estão sendo cumpridos, fazendo isto, estaremos seguindo as boas práticas, que são definidas em ITIL (que orienta os serviços) e o COBIT (que orienta a parte estratégica).
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia



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