Quando
uma empresa se propõe a desenvolver um sistema, seja para uso
interno, seja para prestar um serviço para alguma corporação, a
primeira palavra que ouvimos, seguida de uma pergunta é: Qual a
Regra
do Negócio? E a resposta é:
É
o que a empresa faz, qual o objetivo, para quem a empresa faz ou
atende com o seu serviço. O
que praticamente define a regra do negócio é a Missão, Visão e
valores da empresa, pois é através deles que o RH vai contratar um
colaborador, o cliente vai comprar por que a empresa está passando
ética, comprometimento e valores no produto que está oferecendo,
fornecedores
serão parceiros do negócio, concorrentes respeitarão o
trabalho desenvolvido,
produtos novos surgirão, e se você lembra das 5 Forças de Porter, quem
atua na concorrência acirrada, são clientes, fornecedores, novos
produtos, novos concorrentes.
Missão,
visão e valores de uma corporação é tão importante, que deve
estar na primeira página do
site da
empresa, em
destaque.
É em
função da regra do negócio que não só o sistema deverá ser
desenvolvido, mas que
seja o princípio da implantação
da
Governança de TI,
que
deverá estar
alinhada com a Governança corporativa, que
através de estratégias fazem os objetivos da empresa serem
atingidos e
cumpridos,
e
principalmente implantará
uma gerencia
de
processos, que
,
bem definidos, nortearão
as
vendas, o
marketing,
o
atendimento
à
clientes e outros,
processos
estes, que otimizados constantemente
poderão
ser automatizados
pelo sistema que se está comprando ou desenvolvendo. Para
esclarecer melhor com um exemplo temos vários exemplos de regras de
negócio:
Escolas,
Faculdades Universidades: São
instituições de ensino cujo objetivo é passar conhecimento e
formação profissional e cidadã para os alunos.
Convênios
de Saúde: São
instituições da área de saúde cujo objetivo é atender os
usuários do plano proporcionando bem estar e qualidade de vida
cuidando da saúde do cidadão.
Indústria:
São instituições que fazem a transformação de matéria-prima em
bens servíveis, que atenderá as necessidades da população em
geral.
Comércio:
São
instituições que vendem
bens servíveis por atacado ou varejo, atendendo as necessidades de
consumo da população.
Prestadores
de Serviços:
São
instituições que oferecem serviços à população, atendendo às
necessidades de prestação de serviços à população.
Percebe-se
pelo que cada empresa propõe a fazer, os relatórios, os
indicadores, os processos serão diferentes, pois cada corporação
atua em ramos diferentes do mercado.
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário