A utilização do
computador na sociedade vem crescendo todos os dias, atraindo grandes dimensões
de pessoas, o numero de usuários de internet é cada vez maior, por isso temos
que ter o computador ideal para a tarefa ideal, principalmente quando queremos
aumentar a produtividade, com objetivo de ganharmos mais mercado, vencendo a concorrência, vendendo mais,
lucrando mais, gerando mais empregos. Para que tudo isto aconteça é necessário
alinhar a TI com a regra do negócio, divulgando as boas práticas. Este
alinhamento vai ocorrer, se utilizar a biblioteca ITIL que é uma biblioteca de boas práticas de TI, que vai orientar como agregar valor
ao seu produto / serviço entregue com menor custo e risco. Ao executar
esta ação vamos verificar pontos, que, a princípio parecem complicados
resolver, como a atualização de equipamentos, efetuando a troca de placas mães,
memórias (DDR3 por DDR4), HD´s, infraestrutura de redes (trocando cabos
categoria 5e por 6a ou 7a ou 8a), atualizando placas de rede, Switch e outros
ativos de rede. Para agregar valor ao produto / serviço, se errar, deve errar rápido e barato, é isso mesmo se
errar, erre sem trazer altos custos à TI, elimine o desperdício, amplificando o
seu aprendizado, e, entregue o seu produto / serviço o mais rápido que puder
com eficiência e eficácia, isto ocorrerá se você seguir a última etapa do ciclo de serviços do ITIL que é a melhoria de serviços, utilizando uma metodologia muito conhecida, O PDCA (Plan, Do, Check, Action), ou, planejar, fazer, verificar e agir. A grande maioria das empresas tem uma grande
resistência em efetuar a troca de equipamentos, pois na cabeça de muitos
empresários, se “está funcionando” não precisa trocar. Até que um cliente liga
reclamando que o acesso na internet está lento, e este problema se alastra,
tendo como consequência a perda da fatia de mercado conquistada, perda de
clientes, lucro e como consequência dispensa de funcionários. A troca de
equipamentos acima mencionada, por equipamentos mais atualizados, com garantia e suporte contratados dentro das necessidades do negócio da empresa, além de aumentar a velocidade de acesso, traz a
imagem positiva de uma empresa que está com foco no cliente, pois está
agregando valores ao produto, e, principalmente uma economia grande na conta de
luz, pois a atualização de equipamentos traz a redução no consumo de energia.
Ao ter uma ti alinhada a REGRA DE NEGÓCIO,
com PLANEJAMENTO DE GASTOS, treinamento de usuários, PARTICIPAÇÃO DOS COLABORADORES, atualização de equipamentos,
ferramentas adequadas para avaliação de mercado, seguir as boas práticas do ITIL,
a conquista do mercado ocorrerá de forma madura e segura, além de a sua empresa
estar construindo um TI consolidada. A pergunta natural que surge é: Como começo a organizar uma Governança, sem erros e atropelos?
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia
https://jeffersondgarcia.blogspot.com.br/p/atualidades.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário