O COBIT® foi criado nos EUA por uma instituição sem fins lucrativos denominada ISACA. Atualmente, é o ITGI, antiga ISACF, órgão criado pela própria ISACA, o responsável por garantir a evolução do modelo COBIT. Em 1996 o COBIT 1 era voltado à Auditoria, em 1998 o COBIT 2 era voltado a controles, em 2000 o COBIT 3 era voltado à Gestão, utilizando ITIL e PMBOK, O COBIT 4 (2005/7) IT, o COBIT 5 (2012), Governança corporativa, o COBIT 2019 está focado em Informação e tecnologia (I&T) onde A EGIT (Governança Corporativa de Informação e Tecnologia) está preocupada com as três entregas de valor:
Realização de benefícios
Otimização de riscos
Otimização de recursos
Do COBIT 4 para o COBIT 5, Houve as seguintes mudanças:
Fonte da FIGURA: Fundação Bradesco – Escola Virtual, Curso de COBIT
Os nomes dos domínios foram escolhidos em consonância com as designações dessas áreas principais, e usam mais verbos para descrevê-las. No COBIT, temos o domínio de Governança que dentro de cada processo são definidas práticas para Avaliar, Dirigir e Monitorar com 5 processos, os quais são executados para se cumprir as 3 entregas de valor (realização de benefícios, otimização de recursos, otimização de riscos) mais, Garantir as configurações e manutenção da estrutura de governança e Garantir transparência para as partes interessadas. Os outros 4 Domínios seguem em consonância com as áreas responsáveis da Gestão que é Planejar, Construir, Executar e Monitorar, oferecendo cobertura de TI de ponta a ponta, sendo os 4 domínios de Gestão:
Alinhar, Planejar e Organizar (13 Processos)
Construir, adquirir e implementar (10 Processos)
Entregar, Serviços e Suporte (6 Processos)
Monitorar, Avaliar e Analisar (3 Processos)
DOMÍNIOS DO COBIT 5
Avaliar, dirigir, monitorar – 5 PROCESSOS
Garantir as configurações e manutenção da estrutura de governança
Garantir entrega de benefícios
Garantir Otimização de riscos
Garantir otimização de recursos
Garantir transparência para as partes interessadas
Alinhar, Planejar, Organizar – 13 PROCESSOS
Gerenciar a estrutura de gestão de TI
Gerenciar estratégias
Gerenciar a arquitetura da organização
Gerenciar inovação
Gerenciar portfólio
Gerenciar orçamento e custos
Gerenciar recursos humanos
Gerenciar relacionamentos
Gerenciar níveis de acordo de serviços
Gerenciar fornecedores
Gerenciar qualidade
Gerenciar riscos
Gerenciar segurança
Construir, Adquirir, implementar – 10 PROCESSOS
Gerenciar programas e projetos
Gerenciar definição de regulamentos
Gerenciar identificações e construção de soluções
Gerenciar disponibilidade e capacidade
Gerenciar mudanças organizacionais
Gerenciar mudanças
Gerenciar aceitação e transição de mudança
Gerenciar conhecimento
Gerenciar ativos
Gerenciar configuração
Entregar Serviços e Suporte – 6 PROCESSOS
Gerenciar Operações
Gerenciar serviços de requisição e incidentes
Gerenciar problemas
Gerenciar continuidade
Gerenciar segurança de serviços
Gerenciar controles de processos de negócios
Monitorar, Avaliar e Analisar – 3 PROCESSOS
Monitorar, avaliar e analisar desempenho e conformidade
Monitorar, avaliar e analisar o sistema de controle externo
Monitorar, avaliar conformidade com requisitos externos
TOTAL DE PROCESSOS DOS 5 DOMÍNIOS: 37 PROCESSOS
CASCATA DE OBJETIVOS
A cascata de objetivos do COBIT 5 é o mecanismo de tradução das necessidades das partes interessadas em objetivos corporativos específicos, personalizados, exequíveis, objetivos de TI e metas de habilitador.
Figura 5
Na figura a seguIr mostra-se o relacionamento do ITIL com o COBIT, com o PMBOK e a Norma ISO 27001, que é uma norma para prover um modelo para estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).
Veja também:
TGA (TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO)
A Cibernetica dentro das organizações (Continuação da TGA)
A Informática e a Administração como parceiros
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