Processos: (são as várias tarefas que as pessoas executam)
Pessoas: (Colaboradores, clientes, stakeholders)
Ambiente: (Interno e externo das empresas)
Tecnologia: (Interliga toda a empresa)
Conhecimento: (Tácito e explícito que as pessoas possuem) (Vivemos a era do conhecimento). Para disseminar o conhecimento, as empresas estão criando universidades corporativas.
Estrutura: Não mencionei a estrutura, porque a tendência é o enxugamento da estrutura organizacional, aparecendo na estrutura, poucas pessoas, às quais são delegadas responsabilidades sem necessitar da intervenção de um superior hierárquico.
Business Inteligence: Baseia-se em dados antigos para mostrar o comportamento da empresa ao longo dos anos, mostrando informações para que os gestores tomem decisões. Para melhor entendimento da aplicação do business inteligence
clique aqui.
Ciência de dados: É preditiva, com os dados, efetua previsões mais assertivas, usando algoritmos machine learning .Para melhor entendimento de ciência de dados
clique aqui.
Fonte:
Introdução da Teoria Geral da Administração de Idalberto
Chiavenato, Sétima edição, Editora Campus
É
importante salientar que hoje vivemos a perspectiva quântica que é
intangível, invisível e abstrato, diferente da perspectiva
Newtoniana que é mundo
material,
visível e concreta, e é por aí que entendemos porque as
organizações estão cada vez mais enxutas com poucas
pessoas, às quais são delegadas responsabilidades sem necessitar da
intervenção de um superior hierárquico, e que o mais importante é
criar e gerar novos negócios que garantam a permanência da
Instituição no mercado, agregando valor ao negócio
e
inovando com novos negócios. Não esquecendo o foco no cliente.
Veja também:
TGA (TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO)
A Cibernetica dentro das organizações (Continuação da TGA)
A Informática e a Administração como parceiros
Administração ao longo dos anos
A 6a. Onda
A Conquista do Cliente
Grato,
Jefferson D. Garcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário