Postagens do Blog

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

CONCILIANDO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL, COM BUSINESS INTELIGENCE E TI

CONCILIANDO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL, COM BUSINESS INTELIGENCE E TI

CONCILIANDO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL, COM BUSINESS INTELLIGENCE E TI
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
O ambiente de TI  fornece para as empresas o meio para que a informação seja disponibilizada de forma rápida e segura, facilitando a troca de informações através de e-mail, atualização de noticias nas páginas web, redes sociais, blogs e tantos outros meios que a tecnologia dispõe. Com o surgimento das redes sociais, deixaram de existir uma padronização na formatação dos dados, consequentemente surgiu o BIG DATA. Com o crescimento exponencial dos dados, foi necessário se criar um projeto voltado a pesquisar grandes quantidades de dados não estruturados, surgiu então o HADOOP, que é um ambiente que agrega vários computadores e gerencia os seus Hds como se fosse um só. Somado a isto, através do conhecimento organizacional, pode-se através dos colaboradores utilizando ferramentas adequadas, chegar a soluções que favoreçam o desenvolvimento do business intelligence (inteligência do negocio). Outra  ferramenta muito utilizada atualmente, é o Power BI, que permite que se crie uma base de dados baseada em um histórico de dados de sua empresa, e através de uma análise feita pelo aplicativo mostra através de gráficos, dashboards e outros recursos mais, o histórico de sua atuação no passado, permitindo que se tome ações futuras para se corrigir erros cometidos. Se quiser utilizar softwares com projeções para o futuro o caminho é o Data Science, que possuem algoritmos machine learning.

GLOSSÁRIO

Business Intelligence: Significa que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões inteligentes, mediante dados e informações recolhidas pelos diversos sistemas de informação.

Data Science:  É o termo usado para definir extração de insights de dados que são coletados de várias fontes.

Machine Learning: São algoritmos que lêem uma base de dados grande e "aprende" como interpretá-los, conforme são selecionados os tipos de dados a serem analisados por um especialista em ciência de dados (Data Science).

Observação Importante: Quando se utiliza ferramentas para Business Intelligence, você verifica uma base de dados que vai fazer uma projeção da situação da empresa baseados em informações passadas, ou seja, você tem que interagir com as respostas da ferramenta para fazer uma projeção. Ferramentas de Data science são preditivas ou seja projetam o que pode acontecer no futuro com uma precisão maior com uma interação menor do colaborador.


Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

Glossário:
Business Intelligence: São dados históricos.


Veja Também:

BI Com Agronegócio

Um comentário:

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens