GOVERNANÇA
DE TI
A
governança de TI é definida como uma estrutura de relacionamento e
processos para dirigir e controlar uma organização, a fim de
atingir os objetivos corporativos, adicionando valor ao negócio e
equilibrando os riscos em relação ao retorno do investimento em TI
e seus processos. Tais estruturas e processos buscam garantir que a
TI contribua para que os objetivos e estratégias da organização
assumam seu valor máximo, de forma a controlar a execução e a
qualidade dos serviços de TI em beneficio da organização.
MOTIVADORES
PARA A IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA DE TI
Gastos
altos
Desalinhamento
entre as necessidades de negócio e a infraestrutura de TI da
organização
Decisões
de TI tomadas de forma isolada
Segurança
da informação não existe ou não é difundida adequadamente na
organização
A
contratação de serviços de terceiros não atende as necessidades
de TI.
OBJETIVOS
DA GOVERNANÇA DE TI
Manter
os recursos de TI funcionando
Entrega
de valor
Gerenciar
os custos
Complexidade
tecnológica
Alinhar
a TI aos negócios
Conformidade
com leis e regulamentos
Segurança
da informação
FOCO
DA GOVERNANÇA DE TI
Alinhamento
estratégico
Entrega
de valor
Gerenciamento
de riscos
Gerenciamento
de recursos
Gerenciamento
de desempenho
BENEFÍCIOS
DA GOVERNANÇA DE TI
Fornecer
para a organização uma visão completa do seu ambiente de TI, e ao
mesmo tempo compará-los com cenários alternativos que otimizem o
retorno de investimentos já feitos e dos que ainda serão
realizados.
Possibilitar
que a organização tome decisões com a maior exatidão possível
sobre sua estrutura de TI.
Propiciar
que as organizações tenham ao seu alcance todas as informações
necessárias sobre a situação atual da sua infraestrutura de TI e
das necessidades futuras.
Facilitar
o planejamento de TI, inclusive com estimativas de orçamento para
projetos prioritários.
Disponibilizar
mais tempo dos envolvidos para a realização de atividades chave,
foco do crescimento do negócio, em vez de alocar tempo na solução
de problemas de TI.
Avaliar
objetivamente a maturidade em relação a padrões internacionais, ao
mesmo tempo em que são apontados os investimentos que trarão maior
retorno.
A
definição de processos, indicadores, métodos e controles dos
aspectos priorizados permite um gerenciamento mais estruturado e um
dia a dia mais confortável e produtivo aos profissionais de TI.
Simplificação
das decisões de compra pelo fato das informações que direcionam a
aquisição estarem prontamente disponíveis dentro de um contexto
estratégico.
Mais
flexibilidade para desenvolver, comprar ou terceirizar as soluções
de TI.
Mais
habilidade para tratar problemas críticos da organização, tais
como a segurança e a gestão de riscos.