O
PDTIC, Plano
Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação é um
instrumento diagnóstico, de
planejamento
e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação (TI)
que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de
uma
instituição
pública ou privada para
um determinado período, onde
o PDTIC tem que estar alinhado ao planejamento estratégico
institucional. Para
desenvolver o PDTIC serão dados os passos para nortear o seu
desenvolvimento:
Para
começar precisa-se saber o que é:
Princípio:
Princípio
é a razão fundamental, o elemento central, ou ainda, a base sobre a
qual se assenta qualquer matéria ou tema. Constituem proposições
estruturantes para determinado fim (padrões de conduta). O
princípio, pode ser entendido como estratégias relevantes com as
quais a área de TIC deve se alinhar, sendo
o
princípio, o alicerce que regerá os padrões de conduta e, sobre o
qual, estarão pautadas as ações de Tecnologia da Informação e
Comunicação. Podem ser delimitados por valores institucionais,
instrumentos legais, diretrizes de governo, recomendações e
determinações das instâncias de controle, melhores práticas de
mercado e pelo próprio contexto da área de TIC da
instituição.
Exemplos
de princípios: Otimização de
investimento, uso de boas práticas, segurança da informação,
digitalização de documentos.
Diretrizes:
Diretrizes são linhas que definem e
regulam o caminho a ser trilhado. De um ponto de vista mais prático,
são instruções ou indicações para se estabelecer o plano e as
ações necessárias para se alcançar os objetivos do PDTIC.
Exemplos
de diretrizes: Uso de aplicativos
analíticos, estar em conformidade com a legislação (LGPD),
investir em capacitação dos técnicos de TI.
Planejamento
estratégico:
É
o
conjunto de mecanismos sistêmicos
que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o
estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização
de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do
sucesso.
PRECISA
DEFINIR:
Uma
biblioteca de boas práticas que cuida de serviços:
Sugestão: ITIL
Um
manual composto de princípios, regras e indicadores de controle que
compõem um modelo de gestão de TI.
Sugestão:
COBIT
Depois
de entender o que é o ITIL e o Cobit, implantar:
PRECISA
ESTAR ALINHADO AS CONFORMIDADES
DESENVOLVIMENTO
DE POLÍTICAS
Defina
diretrizes e efetue capacitações para que os colaboradores da
empresa sigam regras que deem acessos a serviços de TI com segurança
e privacidade mantendo disponibilidade,
a integridade, a confidencialidade e a autenticidade da informação.
POLITICAS
SUGERIDAS:
POLÍTICA
DE PRIVACIDADE
POLÍTICA
DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
POLITICA
DE ACESSO E USO DE RECURSOS DE TIC
BENEFÍCIOS DO PDTIC
Quando o PDTIC for aprovado e implantado na Empresa, será percebido internamente e principalmente pelos clientes o valor agregado aos produtos e ou serviços oferecidos, trazendo um benefíco imensurável para a empresa, o crescimento na Maturidade de TI.
FATORES
CRÍTICOS PARA A EXECUÇÃO DO PDTIC
São
os pontos chaves que definem o êxito ou fracasso dos objetivos
estratégicos definidos, sendo de importância relevante
observá-los.
São
os fatores críticos considerados:
– Envolvimento
e apoio da alta administração
– Seguir
as orientações da Governança digital, alinhando-a com o PDTIC
– Capacitação
da equipe responsável pela criação / revisão do PDTIC
–
Comprometimento da
equipe responsável pela criação / revisão do PDTIC
Grato,
Jefferson
D. Garcia
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