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segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

A NOVA COERÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES

 

A NOVA COERÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES

As variáveis da Administração mudaram muito desde que se começou a organizar o ambiente institucional, começou com: Tarefas, Pessoas, Estrutura, Ambiente, Tecnologia, Competitividade. Na Teoria Contingencial considera-se: Tarefas, Pessoas, Estrutura, Ambiente, Tecnologia. Hoje com as novas tendências de mercado, onde as organizações sofrem influência do ambiente e da tecnologia, as variáveis tendem a: Processos, Pessoas, Ambiente, Tecnologia, Conhecimento.

Onde:
Processos: (são as várias tarefas que as pessoas executam) 
Pessoas: (Colaboradores, clientes, stakeholders) 
Ambiente: (Interno e externo das empresas) 
Tecnologia: (Interliga toda a empresa) 
Conhecimento: (Tácito e explícito que as pessoas possuem) (Vivemos a era do conhecimento). Para disseminar o conhecimento, as empresas estão criando universidades corporativas. 
Estrutura: Não mencionei a estrutura, porque a tendência é o enxugamento da estrutura organizacional, aparecendo na estrutura, poucas pessoas, às quais são delegadas responsabilidades sem necessitar da intervenção de um superior hierárquico. 
Business Inteligence: Baseia-se em dados antigos para mostrar o comportamento da empresa ao longo dos anos, mostrando informações para que os gestores tomem decisões. Para melhor entendimento da aplicação do business inteligence clique aqui
Ciência de dados: É preditiva, com os dados, efetua previsões mais assertivas, usando algoritmos machine learning .Para melhor entendimento de ciência de dados clique aqui.

Para se ter uma idéia melhor, veja a Tabela a seguir:

Fonte: Introdução da Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato, Sétima edição, Editora Campus

É importante salientar que hoje vivemos a perspectiva quântica que é intangível, invisível e abstrato, diferente da perspectiva Newtoniana que é mundo material, visível e concreta, e é por aí que entendemos porque as organizações estão cada vez mais enxutas com poucas pessoas, às quais são delegadas responsabilidades sem necessitar da intervenção de um superior hierárquico, e que o mais importante é criar e gerar novos negócios que garantam a permanência da Instituição no mercado, agregando valor ao negócio e inovando com novos negócios. Não esquecendo o foco no cliente.

Veja também:

TGA (TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO)

A Cibernetica dentro das organizações (Continuação da TGA)

A Informática e a Administração como parceiros

Administração ao longo dos anos

A 6a. Onda

A Conquista do Cliente


Grato,
Jefferson D. Garcia


domingo, 6 de dezembro de 2020

A 6a. Onda

A 6a. Onda

Com o surgimento da Revolução Industrial, o mundo foi transformado, o modo de vida mudou, o trabalho se transferiu para as fábricas (Veja no artigo sobre TGA). O século XXI teve um destaque com a Era Industrial, e cedeu o lugar à Era da Informação. Nessa nova era, as mudanças são muito rápidas, e principalmente contínuas. Esta descontinuidade mostra que as mudanças não são lineares, nem sequenciais e não seguem a relação causal (causa e efeito). As mudanças são diversas e alcançam patamares diferentes do passado.

A figura a seguir mostra o crescente ritmo de inovação: as sucessivas ondas de Schumpeter.

A 6a. Onda
Fonte: Introdução da Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato, Sétima edição, Editora Campus

Deduz-se analisando a figura, que os intervalos entre uma onda e outra foi diminuindo, e não vai demorar muito para surgir a 6a. Onda, a Era Quântica. Se você observar a 1a. Onda foi energia hidráulica (água no estado líquido), a 2a. Onda foi Vapor (água no estado gasoso), na 3a. Onda mudou para eletricidade, na 4a. onda surgiu a eletrônica (aplicação da eletricidade), na 5a. Onda as redes digitais são aplicação da eletrônica, logo a próxima mudança, a 6a. Onda, tem tudo para ser a Era Quântica, pois o desenvolvimento do computador quântico está bem avançado. É só aguardar para ver.

Veja também:

TGA (TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO)

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Grato,
Jefferson D. Garcia 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

A ADMINISTRAÇÃO AO LONGO DOS ANOS

 A ADMINISTRAÇÃO AO LONGO DOS ANOS


Ao longo dos anos, conforme a Administração ia evoluindo e as tecnologias surgindo, as organizações que no princípio eram fábricas, foram moldando as suas estruturas organizacionais, que antes eram engessadas, ou seja, linha de comando bem definidas, normas e manuais a serem seguidos. Com o passar do tempo as relações humanas foram surtindo efeitos no desenvolvimento do trabalho, sendo pesquisadas por Elton Mayo, comprovando que os relacionamentos eram importantes para o desenvolvimento das tarefas. A partir deste trabalho feito por Elton Mayo, percebe-se que as Normas e Prescrições, foram dando lugar as descrições e explicações, e /ou mesclando as duas abordagens (Normativa e Prescritiva com Explicativa e Descritiva) tornando a Organização Formal em Informal, ou a mescla das duas (Formal e Informal). Com o crescimento da Indústria, Crescimento do comércio e de serviços, começou-se a perceber que era necessário rever as Teorias Administrativas, Conceito de Ser Humano e as Abordagens, surgindo daí a necessidade de as Organizações interagirem mais com o meio ambiente, pois Clientes, Fornecedores, Concorrentes, Órgãos reguladores, Crises na economia, Pandemias e outros tem influência no crescimento organizacional, como oportunidades e ameaças. Com o surgimento da Informática, que no início automatizava, tarefas do escritório, passou a integrar áreas dentro da Instituição, alinhando a TI com a regra do negócio.

A seguir, a Tabela1(Adaptada), mostra a evolução das Teorias Administrativas ao longo dos anos, o conceito de ser humano e as Abordagens:

Tabela1 (Adaptada)

Teoria Administrativa

Conceito do ser humano


Delineamento (Abordagem)


Abordagem II

Administração Científica

Homem Econômico


Normativa e prescritiva


Formal

Teoria das Relações Humanas

Homem Social


Normativa e prescritiva


Informal

Teoria Clássica

Homem Econômico e Social


Normativa e prescritiva


Formal

Teoria Neo Clássica

Homem Organizacional e Administrativo


Normativa e prescritiva embora em certos aspectos a preocupação seja explicativa e descritiva.


Formal e Informal

Teoria da Burocracia

Homem Organizacional


Explicativa e descritiva


Formal

Teoria Estruturalista

Homem Organizacional


Explicativa e descritiva


Formal e Informal

Teoria Comportamental

Homem Administrativo


Explicativa e descritiva


Formal e Informal

Informática

Homem Digital


Transações com seu meio ambiente são efetuadas predominantemente por intermédio do computador.


Recurso Corporativo

Teoria dos Sistemas

Homem Funcional


Explicativa e descritiva. Preocupação com a construção de modelos abertos que interagem dinamicamente com o ambiente e cujos subsistemas denotam uma complexa interação interna e externa.


Organização como um sistema

Teoria da Contingencia

Homem Complexo


Explicativa e descritiva. Características ambientais que condicionam as características organizacionais.


Variável dependente do ambiente e da tecnologia


Fonte da tabela: Introdução da Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato, Sétima edição, Editora Campus

Veja também:
Grato
Jefferson D. Garcia