CICLO
DE VIDA DO ITIL V3
GERENCIAMENTO
DE:
 -
DEMANDA
TIPOS
DE PROVEDORES DE SERVIÇOS:
 -
INTERNO
 -
COMPARTILHADO
NOVO
SERVIÇO
DEFINE:
PROCESSOS, VALORES, METAS A SEREM ATINGIDAS E DIVULGAÇÃO.
GERENCIAMENTO
DE:
 -
CAPACIDADE
 -
DISPONIBILIDADE
 -
CONTINUIDADE
 -
FORNECEDORES
GERENCIAMENTO
DE:
 -
MUDANÇA
 -
LIBERAÇÃO E IMPLANTAÇÃO
 -
PLANEJAMENTO E SUPORTE DE TRANSIÇÃO
 -
VALIDAÇÃO DO SERVIÇOS
 -
AVALIAÇÃO
 -
CONHECIMENTO
COLABORADORES
SÃO TREINADOS.
FUNÇÕES
DA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS:
 -
CENTRAL DE SERVIÇOS
 -
GERENCIAMENTO TÉCNICO
 -
GERENCIAMENTO DE OPERAÇÃO DE TI
 -
GERENCIAMENTO DE APLICATIVOS
GERENCIAMENTO
DE:
 -
INCIDENTES
 -
PROBLEMAS
 -
EVENTOS
 -
REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS
 -
ACESSO
EM
SETE PASSOS
MENSURAÇÃO
DE SERVIÇOS
RELATÓRIO
DOS SERVIÇOS
COLETAR
E TABULAR DADOS SOBRE TEMPO DE CADA PROCESSO, CUSTOS, LUCROS,
INFORMAÇÕES ANTES DESCONHECIDAS, AVALIAÇÕES DE CLIENTES, GRÁFICOS
GERADOS AJUDAM A TOMAR DECISÕES.
A
MELHORIA DOS SERVIÇOS ENVOLVEM TODAS AS 5 FASES, ESTRATÉGIA,
DESENHO, TRANSIÇÃO, OPERAÇÃO E A MELHORIA, TODAS AS ETAPAS GERAM
INSUMOS PARA AS MELHORIAS, PARA TERMOS SERVIÇOS CADA VEZ MELHORES É
PRECISO MEDIR O PROCESSO A PARTIR DE FERRAMENTAS (PDCA, SETE PASSOS),
PROCESSOS, METODOLOGIAS E INDICADORES. O EQUILÍBRIO ENTRE PROCESSOS
DE ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS E PROCESSOS DE MELHORIA CONTINUA,
MANTENDO A RELAÇÃO CUSTO /  BENEFICIO DESEJADA. 
O
RESULTADO DESTA COMBINAÇÃO É O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO, BASE QUE
SUSTENTA TODO O CICLO DE VIDA DO SERVIÇO.
GLOSSÁRIO
BOAS
PRÁTICAS: FAZER O QUE TODO MUNDO ESTÁ FAZENDO PARA CONSEGUIR OS
MESMOS RESULTADOS SATISFATÓRIOS.
SERVIÇO:
SÃO MEIOS PARA ENTREGAR VALOR AOS CLIENTES FACILITANDO O RESULTADO
SEM QUE ELES TENHAM ÔNUS DA PROPRIEDADE, DE CUSTOS E DE RISCOS
ESPECÍFICOS.
PROCESSO:
É DEFINIDO COMO UM CONJUNTO ESTRUTURADO DE ATIVIDADES PROJETADAS
PARA ATINGIR UM OBJETIVO ESPECIFICO.
ITIL
: INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY
CATÁLOGO DE SERVIÇOS: SÃO OS SERVIÇOS QUE A SUA TI OFERECE AOS USUÁRIOS, SENDO SEMPRE ATUALIZADO DESCARTANDO OS SERVIÇOS QUE NÃO SÃO MAIS NECESSÁRIOS, E ACRESCENTANDO NOVOS, SEGUINDO UMA GERÊNCIA DE MUDANÇAS.
CATÁLOGO DE SERVIÇOS: SÃO OS SERVIÇOS QUE A SUA TI OFERECE AOS USUÁRIOS, SENDO SEMPRE ATUALIZADO DESCARTANDO OS SERVIÇOS QUE NÃO SÃO MAIS NECESSÁRIOS, E ACRESCENTANDO NOVOS, SEGUINDO UMA GERÊNCIA DE MUDANÇAS.
- AVALIAR OPÇÕES ESTRATÉGICAS
- PROVER A DIREÇÃO DA TI
- MONITORAR OS RESULTADOS
GESTÃO:
- PLANEJAR
- CONSTRUIR
- EXECUTAR
- MONITORAR A ORGANIZAÇÃO DA TI, GARANTINDO UMA COBERTURA HOLÍSTICA.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
QUANDO UMA EMPRESA ADERE A GOVERNANÇA DE TI, O ITIL VAI ORIENTÁ-LO EM SERVIÇOS E O COBIT  O ALINHAMENTO ENTRE OS OBJETIVOS DO NEGÓCIO E OS OBJETIVOS DA TI, FAZENDO QUE A TI ATENDA AS NECESSIDADES DE NEGÓCIO DA MANEIRA MAS EFICIENTE POSSÍVEL. 
O ITIL V3 CUIDA DO CICLO DE VIDA DOS SERVIÇOS E O ITIL V4 OLHA A TI COMO CADEIA DE VALORES ONDE SE ENCONTRA O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS.
Continuação do ITIL
Aplicação de ITIL na prática
ITIL X COBIT
Veja também: Planejamento estratégico
O ITIL V3 CUIDA DO CICLO DE VIDA DOS SERVIÇOS E O ITIL V4 OLHA A TI COMO CADEIA DE VALORES ONDE SE ENCONTRA O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS.
Continuação do ITIL
Aplicação de ITIL na prática
ITIL X COBIT
Veja também: Planejamento estratégico


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