CICLO
DE VIDA DO ITIL V3
ETAPAS
O ITIL É UMA BIBLIOTECA DE BOAS PRÁTICAS E CUIDA DE SERVIÇOS.
1
– ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO
DE:
-
PORTFÓLIO
-
DEMANDA
-
FINANCEIRO
TIPOS
DE PROVEDORES DE SERVIÇOS:
-
INTERNO
-
COMPARTILHADO
2
– DESENHO DE SERVIÇOS
NOVO
SERVIÇO
DEFINE:
PROCESSOS, VALORES, METAS A SEREM ATINGIDAS E DIVULGAÇÃO.
GERENCIAMENTO
DE:
-
CAPACIDADE
-
DISPONIBILIDADE
-
CONTINUIDADE
-
CATÁLOGO DE SERVIÇOS
-
FORNECEDORES
3
– TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO
DE:
-
MUDANÇA
-
LIBERAÇÃO E IMPLANTAÇÃO
-
PLANEJAMENTO E SUPORTE DE TRANSIÇÃO
-
VALIDAÇÃO DO SERVIÇOS
-
AVALIAÇÃO
-
CONHECIMENTO
COLABORADORES
SÃO TREINADOS.
4
– OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
FUNÇÕES
DA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS:
-
CENTRAL DE SERVIÇOS
-
GERENCIAMENTO TÉCNICO
-
GERENCIAMENTO DE OPERAÇÃO DE TI
-
GERENCIAMENTO DE APLICATIVOS
GERENCIAMENTO
DE:
-
INCIDENTES
-
PROBLEMAS
-
EVENTOS
-
REQUISIÇÃO DE SERVIÇOS
-
ACESSO
5
– MELHORIA DE SERVIÇOS
EM
SETE PASSOS
MENSURAÇÃO
DE SERVIÇOS
RELATÓRIO
DOS SERVIÇOS
COLETAR
E TABULAR DADOS SOBRE TEMPO DE CADA PROCESSO, CUSTOS, LUCROS,
INFORMAÇÕES ANTES DESCONHECIDAS, AVALIAÇÕES DE CLIENTES, GRÁFICOS
GERADOS AJUDAM A TOMAR DECISÕES.
A
MELHORIA DOS SERVIÇOS ENVOLVEM TODAS AS 5 FASES, ESTRATÉGIA,
DESENHO, TRANSIÇÃO, OPERAÇÃO E A MELHORIA, TODAS AS ETAPAS GERAM
INSUMOS PARA AS MELHORIAS, PARA TERMOS SERVIÇOS CADA VEZ MELHORES É
PRECISO MEDIR O PROCESSO A PARTIR DE FERRAMENTAS (PDCA, SETE PASSOS),
PROCESSOS, METODOLOGIAS E INDICADORES. O EQUILÍBRIO ENTRE PROCESSOS
DE ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS E PROCESSOS DE MELHORIA CONTINUA,
MANTENDO A RELAÇÃO CUSTO / BENEFICIO DESEJADA.
O
RESULTADO DESTA COMBINAÇÃO É O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO, BASE QUE
SUSTENTA TODO O CICLO DE VIDA DO SERVIÇO.
GLOSSÁRIO
BOAS
PRÁTICAS: FAZER O QUE TODO MUNDO ESTÁ FAZENDO PARA CONSEGUIR OS
MESMOS RESULTADOS SATISFATÓRIOS.
SERVIÇO:
SÃO MEIOS PARA ENTREGAR VALOR AOS CLIENTES FACILITANDO O RESULTADO
SEM QUE ELES TENHAM ÔNUS DA PROPRIEDADE, DE CUSTOS E DE RISCOS
ESPECÍFICOS.
PROCESSO:
É DEFINIDO COMO UM CONJUNTO ESTRUTURADO DE ATIVIDADES PROJETADAS
PARA ATINGIR UM OBJETIVO ESPECIFICO.
ITIL
: INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY
CATÁLOGO DE SERVIÇOS: SÃO OS SERVIÇOS QUE A SUA TI OFERECE AOS USUÁRIOS, SENDO SEMPRE ATUALIZADO DESCARTANDO OS SERVIÇOS QUE NÃO SÃO MAIS NECESSÁRIOS, E ACRESCENTANDO NOVOS, SEGUINDO UMA GERÊNCIA DE MUDANÇAS.
CATÁLOGO DE SERVIÇOS: SÃO OS SERVIÇOS QUE A SUA TI OFERECE AOS USUÁRIOS, SENDO SEMPRE ATUALIZADO DESCARTANDO OS SERVIÇOS QUE NÃO SÃO MAIS NECESSÁRIOS, E ACRESCENTANDO NOVOS, SEGUINDO UMA GERÊNCIA DE MUDANÇAS.
DIFERENÇA ENTRE GOVERNANÇA E GESTÃO
GOVERNANÇA:
- AVALIAR OPÇÕES ESTRATÉGICAS
- PROVER A DIREÇÃO DA TI
- MONITORAR OS RESULTADOS
GESTÃO:
- PLANEJAR
- CONSTRUIR
- EXECUTAR
- MONITORAR A ORGANIZAÇÃO DA TI, GARANTINDO UMA COBERTURA HOLÍSTICA.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
QUANDO UMA EMPRESA ADERE A GOVERNANÇA DE TI, O ITIL VAI ORIENTÁ-LO EM SERVIÇOS E O COBIT O ALINHAMENTO ENTRE OS OBJETIVOS DO NEGÓCIO E OS OBJETIVOS DA TI, FAZENDO QUE A TI ATENDA AS NECESSIDADES DE NEGÓCIO DA MANEIRA MAS EFICIENTE POSSÍVEL.
O ITIL V3 CUIDA DO CICLO DE VIDA DOS SERVIÇOS E O ITIL V4 OLHA A TI COMO CADEIA DE VALORES ONDE SE ENCONTRA O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS.
Continuação do ITIL
Aplicação de ITIL na prática
ITIL X COBIT
Veja também: Planejamento estratégico
O ITIL V3 CUIDA DO CICLO DE VIDA DOS SERVIÇOS E O ITIL V4 OLHA A TI COMO CADEIA DE VALORES ONDE SE ENCONTRA O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS.
Continuação do ITIL
Aplicação de ITIL na prática
ITIL X COBIT
Veja também: Planejamento estratégico
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