Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Considerar
a TI como parte importante de uma empresa é o primeiro passo a ser
dado, entre muitos, para que uma organização se destaque nos
concorridos segmentos de mercado que existem. Não estou falando só
de software, hardware, pessoas capacitadas e uma Governança
de TI, que são itens essenciais para o bom funcionamento desta
organização empresarial. Muitas vezes na nossa vida profissional,
nos deparamos com empresas formadas por bons colaboradores,
e no dia a dia começamos a observar que a empresa domina um
determinado nicho do mercado, mas nos negócios não vão bem, pois o
que falta é o foco, objetividade, planejamento
estratégico, alinhamento dos profissionais de informática com a
regra
do negócio. Em certa ocasião, participei do desenvolvimento de
um sistema em uma empresa de comercialização de software/hardware,
esta empresa possuía um processo que era homologar produtos, que
consistia em o cliente emprestar por um tempo determinado, um
software ou um hardware para testar no seu computador e depois
decidir comprar ou não (o cliente assinava uma carta se
comprometendo em instalar o produto, e, desinstalar caso não o
comprasse), a minha função era além do desenvolvimento do sistema,
fornecer suporte aos produtos após a venda. O problema apresentado
neste processo era que não havia um controle informatizado, depois
de alguns dias não se sabia a quanto tempo o cliente estava com o
produto homologado. Percebendo que havia muitas reclamações da
diretoria que questionava porque os clientes atrasavam e/ou não
devolviam ou compravam o produto, após uma análise detalhada do
problema, foi desenvolvido um sistema, o cadastro e documentos
assinados foram passados para o software desenvolvido, a partir daí
foi possível resgatar todos os produtos que estavam fora da empresa,
havia alguns, a mais de 1 ano. A partir das novas homologações, o
sistema indicava o dia que o cliente tinha que devolver o produto
homologado, e, 2 dias antes era telefonado ao cliente, lembrando o
mesmo que faltavam 2 dias para devolve-lo, e, se estava
satisfeito com o produto e se havia interesse em comprá-lo, na
maioria das vezes o cliente comprava. Este sistema de informação
naquele momento resolveu um enorme problema, que era controlar a
entrada e saída dos produtos e para quem eram homologados, pois
percebemos que de uma forma simples podemos controlar os nossos
estoques, perguntar no momento certo se o cliente está satisfeito e
quer comprá-lo, passando ao cliente a organização da empresa, além
de passar segurança para o pós-venda. Ao desenvolvermos um sistema
para resolver qualquer problema, seja automatizando um processo
manual, ou uma verificação de rotina para tornar uma informação
mais confiável e de maior qualidade, não devemos perder o foco e o
objetivo deste desenvolvimento, pois se não tivermos este cuidado,
será mais um sistema condenado ao desuso. Às vezes, o problema não
é complexo, basta observar o que ocorre no seu ambiente de trabalho,
para solucioná-lo.
Atualmente
problemas desta natureza, serão resolvidos com o mapeamento dos
processos, pois com os processos definidos, será fácil otimizá-lo
para depois automatizá-lo, tendo como base, um projeto
que dê visão holística da TI, com um status
de relatório para verificar se os prazos e custos de projeto estão
sendo cumpridos, fazendo isto, estaremos seguindo as boas práticas,
que são definidas em ITIL
(que orienta os serviços) e o COBIT
(que orienta a parte estratégica).
Grato,
Jefferson
Daminelli Garcia
Veja
Também: Big
Data, Big Data Fundamentos 2.0