Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2020

COMO DESENVOLVER UM PDTIC

O PDTIC, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação é um instrumento diagnóstico, de planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação (TI) que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de uma instituição pública ou privada para um determinado período, onde o PDTIC tem que estar alinhado ao planejamento estratégico institucional. Para desenvolver o PDTIC serão dados os passos para nortear o seu desenvolvimento:
Para começar precisa-se saber o que é:
Princípio: Princípio é a razão fundamental, o elemento central, ou ainda, a base sobre a qual se assenta qualquer matéria ou tema. Constituem proposições estruturantes para determinado fim (padrões de conduta). O princípio, pode ser entendido como estratégias relevantes com as quais a área de TIC deve se alinhar, sendo o princípio, o alicerce que regerá os padrões de conduta e, sobre o qual, estarão pautadas as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação. Podem ser delimitados por valores institucionais, instrumentos legais, diretrizes de governo, recomendações e determinações das instâncias de controle, melhores práticas de mercado e pelo próprio contexto da área de TIC da instituição.
Exemplos de princípios: Otimização de investimento, uso de boas práticas, segurança da informação, digitalização de documentos.
Diretrizes: Diretrizes são linhas que definem e regulam o caminho a ser trilhado. De um ponto de vista mais prático, são instruções ou indicações para se estabelecer o plano e as ações necessárias para se alcançar os objetivos do PDTIC.
Exemplos de diretrizes: Uso de aplicativos analíticos, estar em conformidade com a legislação (LGPD), investir em capacitação dos técnicos de TI.
Planejamento estratégico: É o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do sucesso.
PRECISA DEFINIR:
Uma biblioteca de boas práticas que cuida de serviços: Sugestão: ITIL
Leitura sugerida: Como implementar o ITIL
Um manual composto de princípios, regras e indicadores de controle que compõem um modelo de gestão de TI. Sugestão: COBIT
Depois de entender o que é o ITIL e o Cobit, implantar:
Definir o catálogo de serviços
Gestão de Processos
Gestão de Projetos

PRECISA ESTAR ALINHADO AS CONFORMIDADES

DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS
Defina diretrizes e efetue capacitações para que os colaboradores da empresa sigam regras que deem acessos a serviços de TI com segurança e privacidade mantendo  disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade da informação.
POLITICAS SUGERIDAS:
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
POLITICA DE ACESSO E USO DE RECURSOS DE TIC

BENEFÍCIOS DO PDTIC
Quando o PDTIC for aprovado e implantado na Empresa, será percebido internamente e principalmente pelos clientes o valor agregado aos produtos e ou serviços oferecidos, trazendo um benefíco imensurável para a empresa, o crescimento na Maturidade de TI.

    FATORES CRÍTICOS PARA A EXECUÇÃO DO PDTIC

    São os pontos chaves que definem o êxito ou fracasso dos objetivos estratégicos definidos, sendo de importância relevante observá-los.

    São os fatores críticos considerados:

    Envolvimento e apoio da alta administração

    Seguir as orientações da Governança digital, alinhando-a com o PDTIC

    Capacitação da equipe responsável pela criação / revisão do PDTIC

    Comprometimento da equipe responsável pela criação / revisão do PDTIC

Grato,
Jefferson D. Garcia



sábado, 18 de julho de 2020

AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA E A TECNOLOGIA

Fonte: Fonte do gif animado

Desde que começou a pandemia no mundo, tivemos várias fases em função da pandemia do corona vírus. Quando as autoridades da Organização Mundial da Saúde declararam que o Covid 19 não era uma epidemia, mas sim, Pandemia, pois haviam casos comprovados da doença em todos os continentes, o mundo ficou em alerta máximo. No início, aqueles países que tiveram picos da doença, e logo em seguida entraram no platô, ou seja, a contaminação ficou controlada em função das quantidades de leitos para atendimento da população, já passaram para os países que ainda não estavam no pico da doença, as boas práticas de combate ao corona vírus. E foi aí que aqueles que estavam mais preparados, conseguiram sobreviver, pois empresas que tinham o seu planejamento estratégico atualizado e seguido à risca, com riscos calculados, sobreviveu, principalmente aquelas instituições que tinham já em funcionamento as suas plataformas corporativas (Meet da google e Plataforma Microsoft Office 365 da Microsoft) para que seus colaboradores pudessem fazer o seu trabalho de casa, o Home Office, Peter Drucker, disse certa vez, “Não existem países ricos, nem países pobres, existem países bem administrados e países mal administrados”, estendo as palavras de Peter Drucker para as empresas do mundo inteiro. A empresa que está bem administrada e controlada, demitiu pouco, sobrou dinheiro para investir em tecnologias de ponta como BigData, Inteligência Artificial, BlockChain, investiu também em infraestrutura de TI, Segurança da informação, está atualizado em conformidade com LGPD.
Não podemos mais ficar procurando desculpas em função da pandemia, temos que aprender a estar preparados, a nos atualizar, valorizar os cursos profissionalizantes e as Universidades públicas e privadas, e principalmente a fazer um planejamento estratégico por menor que seja a sua empresa, efetuando este planejamento utilizando a matriz SWOT que ajuda no levantamento do ambiente interno e externo das empresas, podendo controlar melhor os gastos e os riscos, agregando mais valor ao seu produto / serviço.


Grato,
Jefferson D. Garcia

Leiam também: