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segunda-feira, 20 de julho de 2020

COMO DESENVOLVER UM PDTIC

O PDTIC, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação é um instrumento diagnóstico, de planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação (TI) que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de uma instituição pública ou privada para um determinado período, onde o PDTIC tem que estar alinhado ao planejamento estratégico institucional. Para desenvolver o PDTIC serão dados os passos para nortear o seu desenvolvimento:
Para começar precisa-se saber o que é:
Princípio: Princípio é a razão fundamental, o elemento central, ou ainda, a base sobre a qual se assenta qualquer matéria ou tema. Constituem proposições estruturantes para determinado fim (padrões de conduta). O princípio, pode ser entendido como estratégias relevantes com as quais a área de TIC deve se alinhar, sendo o princípio, o alicerce que regerá os padrões de conduta e, sobre o qual, estarão pautadas as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação. Podem ser delimitados por valores institucionais, instrumentos legais, diretrizes de governo, recomendações e determinações das instâncias de controle, melhores práticas de mercado e pelo próprio contexto da área de TIC da instituição.
Exemplos de princípios: Otimização de investimento, uso de boas práticas, segurança da informação, digitalização de documentos.
Diretrizes: Diretrizes são linhas que definem e regulam o caminho a ser trilhado. De um ponto de vista mais prático, são instruções ou indicações para se estabelecer o plano e as ações necessárias para se alcançar os objetivos do PDTIC.
Exemplos de diretrizes: Uso de aplicativos analíticos, estar em conformidade com a legislação (LGPD), investir em capacitação dos técnicos de TI.
Planejamento estratégico: É o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do sucesso.
PRECISA DEFINIR:
Uma biblioteca de boas práticas que cuida de serviços: Sugestão: ITIL
Leitura sugerida: Como implementar o ITIL
Um manual composto de princípios, regras e indicadores de controle que compõem um modelo de gestão de TI. Sugestão: COBIT
Depois de entender o que é o ITIL e o Cobit, implantar:
Definir o catálogo de serviços
Gestão de Processos
Gestão de Projetos

PRECISA ESTAR ALINHADO AS CONFORMIDADES

DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS
Defina diretrizes e efetue capacitações para que os colaboradores da empresa sigam regras que deem acessos a serviços de TI com segurança e privacidade mantendo  disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade da informação.
POLITICAS SUGERIDAS:
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
POLITICA DE ACESSO E USO DE RECURSOS DE TIC

BENEFÍCIOS DO PDTIC
Quando o PDTIC for aprovado e implantado na Empresa, será percebido internamente e principalmente pelos clientes o valor agregado aos produtos e ou serviços oferecidos, trazendo um benefíco imensurável para a empresa, o crescimento na Maturidade de TI.

    FATORES CRÍTICOS PARA A EXECUÇÃO DO PDTIC

    São os pontos chaves que definem o êxito ou fracasso dos objetivos estratégicos definidos, sendo de importância relevante observá-los.

    São os fatores críticos considerados:

    Envolvimento e apoio da alta administração

    Seguir as orientações da Governança digital, alinhando-a com o PDTIC

    Capacitação da equipe responsável pela criação / revisão do PDTIC

    Comprometimento da equipe responsável pela criação / revisão do PDTIC

Grato,
Jefferson D. Garcia



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