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quinta-feira, 25 de abril de 2019

COMO APLICAR ITIL NA PRÁTICA


COMO APLICAR ITIL NA PRÁTICA

Fonte: Kedson Alves.

Todo mundo sabe que ao implantar serviços de TI, os custos com software, hardware, pessoal especializado e outros é muito caro.
Quando você faz um curso de ITIL, você aprende que o mesmo serve para te auxiliar no gerenciamento de serviços e que há um ciclo de serviços. E a primeira pergunta vem, como aplicar tudo isto que eu estudei? A seguir vamos utilizar de um case bem definido para você entender como é aplicado o ITIL.

Case:

Imagine o seguinte cenário: Uma empresa que fabrica churrasqueiras, definiu que o principal objetivo estratégico para o próximo ano é aumentar o faturamento em 15%. Para alcançar esse objetivo, os funcionários que fazem as entregas e montagens das churrasqueiras, não precisam mais ir à empresa para saber quais clientes atender, os mesmos consultarão um aplicativo que está instalado em um celular corporativo, o qual informará o horário que deverão atender, endereço e contato pois quando chegarem ao local o material já estará disponível para a montagem.
Como a TI irá prestar os serviços certos para apoiar os objetivos da empresa?

ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS
  • Entender qual será a expectativa da empresa para o novo serviço
  • Quantidade de funcionários que montarão as churrasqueiras
  • Quantidade de pedidos que serão feitos por dia
  • Planejar e avaliar a viabilidade financeira para a compra de celulares corporativos e planos de internet móvel
  • Estimar o aumento na demanda (para efetuar a análise da capacidade tecnológica e a necessidade de redimensionar a equipe de suporte)
  • Incluir no Portfólio, os serviços relacionados a celular e internet móvel
DESENHO DE SERVIÇOS
Esse estágio é responsável por desenhar todos os aspectos do serviço: como e quando ela irá funcionar, qual a capacidade necessária para suportar a demanda prevista, quais os prazos e níveis mínimos de qualidade, como garantir a segurança e quais fornecedores serão necessários ao serviço.
O estágio  Desenho de Serviços:
  • Prazos que a TI possui para atender a cada um desses serviços
  • Catalogar quais serviços os funcionários podem solicitar, como troca de bateria do celular, configuração de e-mail, instalação do aplicativo corporativo e outros
  • Definir qual a capacidade tecnológica necessária para suportar a demanda prevista e como garantir a disponibilidade necessária
  • Desenhar como será a segurança dos dados para prevenir prejuízos em caso de celulares roubados, perdidos, extraviados
  • Definir quem pode pedir um celular e como isso deve ser feito
  • Como os fornecedores de insumos para churrasqueiras, celulares e internet deverão fornecer seus serviços para que as vendas de churrasqueiras não sejam prejudicadas.
TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS
A Transição é responsável por controlar as mudanças, testes, validações, liberações e implantações, além de garantir o correto repasse e manutenção do conhecimento. Esse estágio também controla o CMDB, que significa banco de dados de gerenciamento da configuração (ou configuration management data base), que é um conjunto de banco de dados com todos os registros de computadores, sistemas, equipamentos, licenças, servidores, documentos, dentre outros itens relevantes para a TI.
Nesta fase:
  • Planejar como, quando e por quem o serviço (aplicativo) será transferido para operação
  • Garantir que todos os celulares sejam devidamente mantidos no CMDB
  • Garantir que os celulares sejam devidamente testados antes de sua liberação aos funcionários
  • Testar o aplicativo antes de liberar para os montadores de churrasqueiras
  • Garantir que a base de conhecimento esteja atualizada com informações importantes para os usuários
  • Garantir que haja uma FAQ para que os usuários tirem suas dúvidas sem contatar a TI
  • Avaliar e aprovar solicitações de mudanças
  • Controlar as mudanças desde a solicitação até sua finalização
  • Realizar treinamentos com os montadores de churrasqueiras e com a equipe que irá prestar suporte aos montadores de churrasqueiras
OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
É aqui que interagimos com os usuários, e são os usuários que atestam se os serviços estão sendo entregues com a qualidade esperada. É nesse estágio que vamos descobrir se tudo o que foi realizado anteriormente realmente vai apoiar a empresa a atingir seus objetivos.
A Operação irá:
  • Monitorar eventos no ambiente de TI
  • Indisponibilidades no sistema de atendimento
  • Falhas de segurança
  • Lentidão na conexão móvel de internet
  • Resolver incidentes alertados pelo monitoramento de eventos
  • Resolver incidentes reportados por usuários
  • Atender a solicitações de serviços dos usuários (trocas de bateria do celular, instalação de aplicativo e outros)
  • Conceder acesso ou liberar permissões aos usuários, conforme política de segurança da informação
  • Resolver problemas que estão causando muitos incidentes.
MELHORIA CONTÍNUA DE SERVIÇOS
  • Entender o que precisa ser medido e como isso deve ser feito, identificando como reduzir os custos
  • Verificar o índice de satisfação dos usuários e encontrar formas de melhorá-lo
  • Qual a melhor forma de apresentar os resultados em relatórios e dashboards
  • Avaliar se o catálogo de serviços está sendo atualizado, incluindo ou descartando serviços
  • Verificar se os profissionais estão efetivamente utilizando a base de conhecimento
  • Avaliar como reduzir o tempo que a TI leva para resolver incidentes e problemas
  • Controlar o número de mudanças realizadas com sucesso
  • Verificar quais atividades podem ser automatizadas
Observação importante: Ao implantar ITIL na sua empresa, você estará preparado para implementar politicas de Segurança da Informação, propiciando maior segurança aos dados armazenados em sua empresa. Leia Norma ISO/IEC 27002 - Código de Prática para a Gestão da Segurança da Informação  .
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


Veja também:

COMO IMPLEMENTAR ITIL

ITIL- DEFINIÇÃO, CICLO DE VIDA DO ITIL V3, ETAPAS






quarta-feira, 3 de abril de 2019

CIÊNCIA DE DADOS, DEFINIÇÃO, APLICAÇÃO



A importância dos dados colocados em uma base de dados estruturada, os dados existentes em bases de dados não estruturadas como o facebook, linkedin, instagram, incluindo também o que temos de filmes, mensagens de voz, mensagens de texto, e-mails, formam um universo de dados, chamado Big Data, que interpretados adequadamente gerarão informações importantíssimas para a sobrevivência, de muitas empresas, que necessitarão de profissionais preparados e capacitados para interpretar estes dados, este profissional é o cientista de dados.

DEFINIÇÃO DE CIÊNCIA DE DADOS

Ciência de dados é o termo usado para definir extração de insights de dados que são coletados de várias fontes.

Ciência de dados é o processo para extrair informações valiosas a partir de dados.

Ciência de dados é a exploração e análise de todos os dados disponíveis, sejam eles estruturados ou não, com o objetivo de desenvolver compreensão, extrair conhecimento e formular ações que geram resultados.

APLICAÇÃO DA CIÊNCIA DE DADOS

Detecção de fraudes
Carros automatizados
Melhores sistemas de monitoramento
Detecção e prevenção de epidemias
Detecção de terremotos
Educação customizada, por demanda e online
Medicamentos customizados, baseados no histórico de cada paciente
Processo otimizado de iluminação residencial, industrial e pública
Sistemas de busca mais eficientes
Geo Marketing através de Smartfones
Marketing personalizado
Combate ao crime e ao terrorismo

CARACTERÍSTICA DO CIENTISTA DE DADOS

Curiosidade
Habilidades técnicas
Comunicação
Capacidade de apresentação
Criatividade
Conhecimento de negócios

O MERCADO DE CIÊNCIA DE DADOS E BIG DATA

Cientista de dados
Analistas de Negócio
Profissionais de tecnologia

QUEM ATUA EM CIÊNCIA DE DADOS

Cientista de dados (Maquina de aprendizagem)
Engenheiro de dados (Infraestrutura de TI, ambiente hadoop, nuvem etc)
Analista de dados (limpeza dos dados)
Arquiteto de dados (Design de dados)
Analista de negócios
Administrador de banco de dados (DBA)
Estatístico (Coleta de dados, gráficos)

Vale lembrar:

Grato,
Jefferson D. Garcia