Postagens do Blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

A NOVA COERÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES

 

A NOVA COERÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES

As variáveis da Administração mudaram muito desde que se começou a organizar o ambiente institucional, começou com: Tarefas, Pessoas, Estrutura, Ambiente, Tecnologia, Competitividade. Na Teoria Contingencial considera-se: Tarefas, Pessoas, Estrutura, Ambiente, Tecnologia. Hoje com as novas tendências de mercado, onde as organizações sofrem influência do ambiente e da tecnologia, as variáveis tendem a: Processos, Pessoas, Ambiente, Tecnologia, Conhecimento.

Onde:
Processos: (são as várias tarefas que as pessoas executam) 
Pessoas: (Colaboradores, clientes, stakeholders) 
Ambiente: (Interno e externo das empresas) 
Tecnologia: (Interliga toda a empresa) 
Conhecimento: (Tácito e explícito que as pessoas possuem) (Vivemos a era do conhecimento). Para disseminar o conhecimento, as empresas estão criando universidades corporativas. 
Estrutura: Não mencionei a estrutura, porque a tendência é o enxugamento da estrutura organizacional, aparecendo na estrutura, poucas pessoas, às quais são delegadas responsabilidades sem necessitar da intervenção de um superior hierárquico. 
Business Inteligence: Baseia-se em dados antigos para mostrar o comportamento da empresa ao longo dos anos, mostrando informações para que os gestores tomem decisões. Para melhor entendimento da aplicação do business inteligence clique aqui
Ciência de dados: É preditiva, com os dados, efetua previsões mais assertivas, usando algoritmos machine learning .Para melhor entendimento de ciência de dados clique aqui.

Para se ter uma idéia melhor, veja a Tabela a seguir:

Fonte: Introdução da Teoria Geral da Administração de Idalberto Chiavenato, Sétima edição, Editora Campus

É importante salientar que hoje vivemos a perspectiva quântica que é intangível, invisível e abstrato, diferente da perspectiva Newtoniana que é mundo material, visível e concreta, e é por aí que entendemos porque as organizações estão cada vez mais enxutas com poucas pessoas, às quais são delegadas responsabilidades sem necessitar da intervenção de um superior hierárquico, e que o mais importante é criar e gerar novos negócios que garantam a permanência da Instituição no mercado, agregando valor ao negócio e inovando com novos negócios. Não esquecendo o foco no cliente.

Veja também:

TGA (TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO)

A Cibernetica dentro das organizações (Continuação da TGA)

A Informática e a Administração como parceiros

Administração ao longo dos anos

A 6a. Onda

A Conquista do Cliente


Grato,
Jefferson D. Garcia


Postagem em Destaque

Planejamento Financeiro

  A importância do planejamento financeiro começa com a criação de uma planilha (Veja a planilha abaixo), onde você coloca o que você recebe...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens