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BARRAMENTOS



São linhas de comunicação que interligam o processador a todos os componentes da placa mãe.
Barramento Local: (Interface CPU/Memória principal)
Divide-se em:
Barramento de dados
Barramento de endereços
Barramento de controle

Barramento Interno (Interliga componentes do processador)
Barramento de dados
Barramento de endereços
Barramento de controle

Barramento de Expansão (Demais periféricos)
Dividem-se em:
Barramento de dados
Barramento de endereços
Barramento de controle

Barramentos de Expansão


BARRAMENTOS

ISA (8 BITS)
Industry Standard Architecture                               
- Muito comum até bem pouco tempo
- Foi mantido por uma questão de compatibilidade








MCA
BARRAMENTOS
Micro Channel architecture
- IBM
- Criado para substituir o ISA
- Barramento de 32 bits
- Plug and Play (8 anos antes do windows 95)                    
- Incompatível com o ISA
- Arquitetura proprietária (Tem que pagar royalties)
- Custo muito alto
OBS.: A IBM tentou usar o barramento como uma arma estratégica para recuperar o terreno perdido para outros fabricantes, usando-o na linha PS/2, que além do MCA incorporava várias outras inovações importantes (eles foram os primeiros a usarem disquetes de 1.44 MB, módulos de memória de 72 vias e assim por diante) e usava o OS/2 da IBM como sistema operacional. 


BARRAMENTOS

EISA
- Compatível com Isa                                               
- 32 bits de largura
- Bus mastering (otimização do barramento (otimização do fluxo de dados na placa mãe))
- Plug and play


BARRAMENTOS
Vesa ou VLB (Vesa Local Bus)                                        
-1992                                                                   
- Video eletronics standard association  
- 32 bits com extensão direta ao barramento do processador 
- utilizado nos 486
- abandonado em 1994

BARRAMENTOS
PCI (Peripheral Component Interconect)
- Criado em 1993
- Burst Mode ( grava a partir de um endereço do periférico para a memória)

- Bus Mastering
- Grande largura de banda
- PNP (Plug and Play)


BARRAMENTOS
AGP (Accelerated Graphics Port)
-Surgiu da necessidade de:
            - Maior largura de banda entre o processador e o subsistema de vídeo 
- 1997
- Para uso necessita (Placa de vídeo AGP, Chipset, S.O.)
Obs: Tem que ter o chipset na placa que o reconheça

BARRAMENTOS
PCI EXPRESS 1X :  250 MB/S     
PCI EXPRESS 2X :  500 MB/S
PCI EXPRESS 8X :  2000 MB/S

PCI EXPRESS 16X : 4000 MB/S




Características do Barramento

 OBS: OS VALORES DA 4ª. COLUNA SÃO CALCULADOS MULTIPLICANDO L (EM BYTES) * V(MHZ).
OBS1: OS VALORES DA 5ª. COLUNA SÃO CALCULADOS DA MESMA FORMA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPEDÂNCIA.
GLOSSÁRIO
"O que viria a ser BUS Mastering? Pra que serve?" (www.guiadohardware.net)

O BUS Mastering é um recurso suportado por algumas arquiteturas de barramento, que permite que a controladora de discos instalada comunique-se diretamente com os dispositivos, sem ocupar o processador. Um HD com os Drivers de BUS Mastering seria capaz de acessar diretamente a memória, sem ter que recorrer ao processador, o que além de melhorar o desempenho, não consumiria a CPU, que ficaria livre para fazer outras tarefas. HDs UDMA utilizam o Ultra DMA, enquanto HDs Pio Mode 4 utilizam o Multiword DMA 2. Em ambos os casos, você deverá instalar os drivers de BUS Mastering que acompanham sua placa mãe, a fim de ativar este recurso. Os Windows 98/ME/2000 já possuem drivers de BUS Mastering para a grande maioria das placas mãe, dispensando a instalação dos drivers do fabricante na maioria dos casos.

O que é bus mastering? (http://www.clubedohardware.com.br)

Normalmente, quem comanda tudo dentro do micro é o processador. Para executar um programa ou ler um dado que esteja no disco rígido ou CD-ROM, o processador primeiro transfere os dados para a memória RAM para, então, ler o programa (ou os dados) da memória RAM. Acontece que o disco rígido é muito mais lento que o processador. Com isso, o processador gasta bastante tempo transferindo dados para a RAM. Pior ainda é o caso do CD-ROM, pois ele é ainda mais lento que o processador.Além disso, o processo de transferência necessita da atenção quase total do processador. Isso pode ser visto nos resultados de nossos testes, na taxa de utilização do processador, que indica o quanto do processador que está sendo utilizado.
Através de um processo chamado bus mastering, outro dispositivo pode comandar transferência de dados diretamente. Podemos configurar o micro de modo que o chipset (circuitos de apoio) da placa-mãe execute a transferência de dados do disco rígido (ou do CD-ROM) diretamente para a memória RAM sem utilizar o processador.
Com isso, ao invés do processador transferir dados do disco rígido ou CD-ROM para a memória RAM, será o chipset da placa-mãe quem o fará. Com isso, o desempenho do micro aumenta, pois o processador trabalhará mais "folgado", podendo executar outras tarefas enquanto transferências de dados são executadas. 


FREQUÊNCIA
É uma determinada quantidade de ciclos por segundo (hz).

CLOCK
É um pequeno cristal de quartzo que vibra alguns milhões de vezes por segundo e é utilizado para sincronizar os ciclos da placa mãe.

OVERCLOCK
É um recurso para poder trabalhar acima da frequência do processador.

MEDIDAS DE CAPACIDADE
1 KILOBYTE: 1024 BYTES (210)
1 MEGABYTE: 1.048.576 BYTES (220)
1 GIGABYTE: 1.073.741.824 BYTES (230)
1 TERABYTE: 1.099.511.627.776 BYTES (240)
1 PETABYTE:  1.125.899.906.842.620 BYTES (250)
1 EXABYTE:  1.152.921.504.606.850.000 BYTES (260)
1 ZETTABYTE: 1.180.591.620.717.410.000.000 BYTES (270)
1 YOTTABYTE: 1.208.925.819.614.630.000.000.000 BYTES (280)

1 BRONTOBYTE:  1.208.925.819.614.630.000.000.000*1024 BYTES (290)
1 GEOBYTE: 1.208.925.819.614.630.000.000.000*1024*1024 BYTES (2100)














































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