São linhas de comunicação que
interligam o processador a todos os componentes da placa mãe.
Barramento Local:
(Interface CPU/Memória principal)
Divide-se em:
Barramento de dados
Barramento de endereços
Barramento de controle
Barramento Interno (Interliga
componentes do processador)
Barramento de dados
Barramento de endereços
Barramento de controle
Barramento de Expansão
(Demais periféricos)
Dividem-se em:
Barramento de dados
Barramento de endereços
Barramento de controle
Barramentos de Expansão
ISA (8 BITS)
Industry
Standard Architecture
- Muito comum até bem pouco tempo
- Foi mantido por uma questão de compatibilidade
MCA
- IBM
- Criado para substituir o ISA
- Barramento de 32 bits
- Plug and Play (8 anos antes do windows 95)
- Incompatível com o ISA
- Arquitetura proprietária (Tem que pagar royalties)
- Custo muito alto
OBS.: A IBM tentou usar o barramento
como uma arma estratégica para recuperar o terreno perdido para outros
fabricantes, usando-o na linha PS/2, que além do MCA incorporava várias outras
inovações importantes (eles foram os primeiros a usarem disquetes de 1.44 MB,
módulos de memória de 72 vias e assim por diante) e usava o OS/2 da IBM como
sistema operacional.
EISA
- Compatível com Isa
- 32 bits de largura
- Bus mastering (otimização do barramento (otimização do
fluxo de dados na placa mãe))
- Plug and
play
Vesa ou VLB (Vesa
Local Bus)
-1992
- Video eletronics standard association
- 32 bits com extensão direta ao barramento do processador
- utilizado nos 486
- abandonado em 1994
PCI (Peripheral
Component Interconect)
- Criado em 1993
- Burst Mode ( grava a partir de um endereço do periférico
para a memória)
- Bus
Mastering
- Grande
largura de banda
- PNP (Plug
and Play)
AGP (Accelerated Graphics Port)
-Surgiu da necessidade de:
- Maior
largura de banda entre o processador e o subsistema de vídeo
- 1997
- Para uso necessita (Placa de vídeo AGP, Chipset, S.O.)
Obs: Tem que ter o chipset na placa que o reconheça
PCI EXPRESS 1X : 250
MB/S
PCI EXPRESS 2X : 500
MB/S
PCI EXPRESS 8X : 2000
MB/S
PCI EXPRESS 16X : 4000 MB/S
Características do Barramento
OBS1: OS VALORES DA 5ª. COLUNA SÃO CALCULADOS DA MESMA
FORMA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPEDÂNCIA.
GLOSSÁRIO
"O que viria a ser BUS Mastering? Pra que serve?"
(www.guiadohardware.net)
O BUS Mastering é um recurso suportado por algumas arquiteturas de barramento,
que permite que a controladora de discos instalada comunique-se diretamente com
os dispositivos, sem ocupar o processador. Um HD com os Drivers de BUS
Mastering seria capaz de acessar diretamente a memória, sem ter que recorrer ao
processador, o que além de melhorar o desempenho, não consumiria a CPU, que
ficaria livre para fazer outras tarefas. HDs UDMA utilizam o Ultra DMA,
enquanto HDs Pio Mode 4 utilizam o Multiword DMA 2. Em ambos os casos, você
deverá instalar os drivers de BUS Mastering que acompanham sua placa mãe, a fim
de ativar este recurso. Os Windows 98/ME/2000 já possuem drivers de BUS
Mastering para a grande maioria das placas mãe, dispensando a instalação dos
drivers do fabricante na maioria dos casos.
O que é bus
mastering? (http://www.clubedohardware.com.br)
Normalmente, quem comanda
tudo dentro do micro é o processador.
Para executar um programa ou ler um dado que esteja no disco rígido
ou CD-ROM, o processador primeiro transfere os dados para a memória RAM para,
então, ler o programa (ou os dados) da memória RAM. Acontece que o disco rígido
é muito mais lento que o processador. Com isso, o processador gasta bastante
tempo transferindo dados para a RAM. Pior ainda é o caso do CD-ROM, pois ele é
ainda mais lento que o processador.Além disso, o
processo de transferência necessita da atenção quase total do processador. Isso
pode ser visto nos resultados de nossos testes, na taxa de utilização do
processador, que indica o quanto do processador que está sendo utilizado.
Através de um processo chamado
bus mastering, outro dispositivo pode comandar transferência de dados
diretamente. Podemos configurar o micro de modo que o chipset (circuitos de
apoio) da placa-mãe execute
a transferência de dados do disco rígido (ou do CD-ROM) diretamente para a
memória RAM sem utilizar o processador.
Com isso, ao invés do processador transferir
dados do disco rígido ou CD-ROM para a memória RAM, será o chipset da placa-mãe
quem o fará. Com isso, o desempenho do micro aumenta, pois o processador
trabalhará mais "folgado", podendo executar outras tarefas enquanto
transferências de dados são executadas.
FREQUÊNCIA
É uma determinada quantidade
de ciclos por segundo (hz).
CLOCK
É um pequeno cristal de
quartzo que vibra alguns milhões de vezes por segundo e é utilizado para
sincronizar os ciclos da placa mãe.
OVERCLOCK
É um recurso para poder
trabalhar acima da frequência do processador.
MEDIDAS
DE CAPACIDADE
1 KILOBYTE: 1024 BYTES (210)
1 MEGABYTE: 1.048.576 BYTES (220)
1 GIGABYTE: 1.073.741.824 BYTES (230)
1 TERABYTE: 1.099.511.627.776 BYTES (240)
1
PETABYTE: 1.125.899.906.842.620
BYTES (250)
1 EXABYTE: 1.152.921.504.606.850.000 BYTES (260)
1 ZETTABYTE:
1.180.591.620.717.410.000.000 BYTES (270)
1 YOTTABYTE:
1.208.925.819.614.630.000.000.000 BYTES (280)
1 BRONTOBYTE: 1.208.925.819.614.630.000.000.000*1024 BYTES (290)
1 GEOBYTE: 1.208.925.819.614.630.000.000.000*1024*1024 BYTES (2100)
1 GEOBYTE: 1.208.925.819.614.630.000.000.000*1024*1024 BYTES (2100)
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