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quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

COMO IMPLANTAR TI VERDE COM ITIL

COMO IMPLANTAR TI VERDE COM ITIL

No planejamento estratégico deve-se considerar o seguinte:

1. Planejar os seus gastos

Planeje os seus gastos para reduzir custos e agregar valor ao seu produto e lembre-se quanto maior seus custos mais encarece o seu serviço entregue.


2. Crie projetos para acompanhar as implantações de software e de hardware

Controle o seu planejamento, crie status report para controle de prazos e responsabilidades, faça reuniões para dirimir problemas. 

3. Investir em energias alternativas

Aproveite o sol! E utilize energia alternativa para baratear os seus custos, muitas empresas estão adotando esta prática!

4. Reduza as impressões, não gaste papel

Utilize aplicativos adequados para abertura de chamados, geração de processos e outros.

5. Redução de gastos com internet e telefone

Pesquise novos fornecedores, negocie, libere sites que não são de interesse para a empresa como redes sociais de trabalhos, sites de jornal, e-mails externos durante um período pequeno do dia (em torno de uma hora), assim você evitará uso indevido da banda de sua empresa para downloads.

6. Livre-se de equipamentos obsoletos e sem garantia

Procure sempre ter hardwares e softwares com novas tecnologias e que consequentemente economize mais energia, trocar os storages antigos por modernos e, memórias DDR3 por DDR4 gera economia de até 40% em sua conta de Luz. Segundo estatísticas se for utilizar energia solar os custos com energia baixam cerca de 55% e com energia eólica 45%.

7. Mude os fornecedores que não estão alinhados com a sua empresa

Quando se escolhe o fornecedor é porque o custo / benefício que foi calculado é vantajoso na hora da compra, ou seja, foi avaliado o histórico do fornecedor, como atendimento prestado, rapidez em resolver problemas, substituição de equipamentos, SLAs bem definidas. Se o mesmo não cumprir os acordos, mude!

8. Conscientizar os colaboradores

Conscientiza através de treinamentos, reuniões, seminários e outros meios de comunicação para que cumpram os objetivos estratégicos que foram planejados, com objetivo de economizar enquanto estiver executando as suas atividades dentro da empresa.
Ações simples que ajudam a economizar energia:
    Manter fechadas as torneiras, se estiver pingando chame a manutenção.
    Mantenha luzes apagadas ao sair do ambiente
    Evite desperdício de papel
    Desligar os equipamentos das tomadas, se não estiver em uso
    Utilize papeis impressos e inutilizados como blocos de rascunhos
    Virtualização de servidores (Várias máquinas virtuais em um servidor físico ou mais)
    Economia de espaços 

COMO COMEÇAR?
- Se está disposto a seguir os passos acima, crie um projeto com pelo menos escopo, riscos e status report bem definidos
- Adote uma biblioteca de boas práticas, sugiro o ITIL V3.
O ITIL V3 CUIDA DO CICLO DE VIDA DOS SERVIÇOS E O ITIL V4 OLHA A TI COMO CADEIA DE VALORES ONDE SE ENCONTRA GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS.
Se você adotar o ITIL, siga os seguintes passos:
Passos para implantação de segurança dos dados e o ITIL, pois o que são executados nos passos é válido para a implantação do ITIL com a TI Verde.

1 – ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO DE:
- Portfólio
- Demanda
- Financeiro
2 – DESENHO DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO DE:
- Capacidade
- Disponibilidade
- Continuidade
- Nível de serviços
- Catálogo de serviços
- Segurança da informação
- Fornecedores
Observação Importante: Definir nesta fase um aplicativo de abertura de chamados que esteja alinhado com as regras e necessidades do negócio, existem vários aplicativos que fazem isto, deem uma olhada no Qualitor, Service Now, GLPI, Citsmart, observando o seguinte: Para saber como cada ferramenta funciona, entre em contato com a empresa e peça uma demonstração, não esqueçam de ver os custos de implantação e treinamento.
3 – TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO DE:
- Da configuração de ativos e serviços
- Mudança
- Liberação e implantação
- Planejamento e suporte de transição
- Validação do serviços
- Avaliação
- Conhecimento
Observação importante:
Colaboradores são treinados: Nesta fase treine os seus usuários nos novos softwares e hardware adquiridos.

4 – OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
FUNÇÕES DA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS:
- Central de serviços
- Gerenciamento técnico
- Gerenciamento de operação de TI
- Gerenciamento de aplicativos

GERENCIAMENTO DE:
- Incidentes
- Problemas
- Eventos:
- Requisição De Serviços
- Acesso
Observação importante: Nesta fase de operação de serviços, os indicadores já foram definidos,e começarão a ser monitorados, e na próxima fase (Melhoria de serviços) serão atualizados, avaliados, melhorados e interpretados, com o objetivo de reduzir custos e melhorar a maturidade da sua TI.

O QUE DEVEMOS ATENDER NA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
1 - Monitorar eventos no ambiente de TI
2 - Indisponibilidades no sistema de atendimento
3 - Falhas de segurança
4 - Lentidão na conexão móvel de internet
5 - Resolver incidentes alertados pelo monitoramento de eventos
6 - Resolver incidentes reportados por usuários
7 - Atender a solicitações de serviços dos usuários (trocas de bateria do celular, instalação de aplicativo e outros)
8 - Conceder acesso ou liberar permissões aos usuários, conforme política de segurança da informação
9 - Resolver problemas que estão causando muitos incidentes.

5 – MELHORIA DE SERVIÇOS
PDCA: Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar), Action (Ação)


COBIT
O COBIT orientará o alinhamento entre os objetivos do negócio e os objetivos da ti, fazendo que a ti atenda as necessidades de negócio da maneira mas eficiente possível. A sua implantação pode acontecer durante ou depois do inicio da implantação do ITIL, isto quem define são as pessoa envolvidas na Governança de TI, precisa-se avaliar cada caso.

MATURIDADE DE TI
Verifique em que nível de maturidade a sua empresa encontra-se:
1 – Inexistente : Não há processos bem definidos.
2 – Inicial: Os processos estão na cabeça de uma só pessoa.
3 – Repetível: Existe um ou outro processo definido e várias pessoas sabem.
4 – Definido: Os processos foram  mapeados, estão gravados e compartilados na rede ou internet, mas não possui indicadores para começar o processo de melhoria.
5 – Gerenciável: Os indicadores estão definidos, começando a monitorar os indicadores.
6 – Otimizável: Os indicadores monitorados, trouxeram resultados que serão avaliados e melhorados.

COMUNICAÇÃO
A comunicação é e sempre será importante em qualquer fase de implantação de um projeto, espero ter ajudado e bom trabalho.


PDTIC
Depois de definido o que fazer, inclua o desenvolvimento da TI Verde no PDTIC.


Veja também:
Produção energia eólica no brasil, encosta na de Itaipu





Redução de custos de ti


Legislação (Política nacional de resíduos sólidos)



Grato,
Jefferson D. Garcia



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