Postagens do Blog

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

PILARES DA COMUNICAÇÃO


A comunicação se baseia em três pilares, Emissor, Canal de comunicação e Receptor, gerando sustentabilidade para a mensagem que é organizada através de um código para que haja compreensão entre emissor e receptor (Figura 1).
Figura1


O texto deste artigo de uma forma geral, procura mostrar de que forma a comunicação acontece, e como a mesma se tornou importante para a criação do conhecimento, que começou com desenhos em cavernas, tábuas de barro, papiros, depois livros e hoje através da informática.

A seguir o significado de cada item do desenho:

Emissor: É o que emite a mensagem.

Canal: É o meio físico ou virtual, que garante a circulação da mensagem.

Receptor: A quem se destina a mensagem.

Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.

Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.

A comunicação sempre houve entre os seres humanos desde a pré-história, pois para sobreviver precisavam se organizar para caçar, e o grupo aos quais pertenciam tinham que ter uma comunicação bem alinhada, para não desperdiçar tempo, e não perder a caça pretendida, por que a perda de uma caça, significava ação mal feita, e comprometeria toda uma clã.
Quando a escrita foi criada, apareceu o alfabeto possibilitando a criação de palavras, e mesmo assim a facilitação da comunicação não se deu de imediato, pois os criadores da escrita precisavam alfabetizar a sua comunidade, e isto não aconteceu da forma que deveria ter acontecido, pois quem sabia ler e escrever, tinha a facilidade de aumentar o seu saber. Mesmo aqueles que se alfabetizavam, interpretavam e escreviam o parco vocabulário que começava a se formar nos idiomas existentes, de várias formas. O número de usuários do idioma aumenta de maneira combinacional (que é um aumento mais rápido que o aumento geométrico), sendo o fator de impulsão o número de conexões entre estes falantes e no meio em que vivem. Com as conexões entre os falantes o que ocorre é o aparecimento de neologismos, enriquecendo mais e mais o idioma aumentando o número de palavras, facilitando a comunicação entre pessoas nas diversas partes do mundo. Com o surgimento dos livros, facilitou a distribuição da informação, gerando conhecimento, e compartilhando textos em diversos idiomas, facilitando mais e mais a criação de neologismos nos idiomas existentes. Com a revolução industrial em meados do Século XVIII, foram criadas novas máquinas, uma destas o tear com cartão perfurado de Jacquard, propiciou a criação da maquina analítica de Babbage, da Máquina tabuladora de Holerith, chegando na criação do ENIAC, primeiro computador à válvula. Daí para frente a comunicação que era feita por livros, passou a ser feita pelos computadores, graças a criação de um neologismo por Claude Shannon, o bit. Nos dias atuais praticamente todos se comunicam através de celulares, tablets e desktops, de forma instantânea, exigindo uma segurança da informação, para que informações sigilosas não sejam vazadas.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens