Postagens do Blog

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

PILARES DA HUMANIDADE


Começo o texto com uma pergunta, Qual foi o primeiro fato mais importante que ocorreu com o ser humano?
Resposta: Quando o ser humano começou andar ereto, ou seja ficou mais fácil se locomover, pois a sua área corpórea exposta ao sol ficou menor.

E o segundo fato mais importante?
Resposta: A descoberta do fogo, pois a partir daí, começou assar os seus alimentos, forjar instrumentos para caçar animais e outros fatos mais, chegando nos séculos adiante ao uso do fogo na industria de manufatura.

E o terceiro fato mais importante, a criação da escrita, onde nos textos abaixo procura-se mostrar através de fatos históricos, como chegamos no uso do computador para o processamento de dados, gerando informação.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA CRIAÇÃO DA ESCRITA

Do alfabeto à construção do saber: O surgimento da escrita, originando o alfabeto, surgimento das palavras, textos, que originaram os dados. Com o tempo surgiram os conceitos de dados, informação, conhecimento, saber.

Da informação escrita até bits e bytes: livros escritos à mão, criação da imprensa por Gutemberg, facilitando a leitura dos textos, criação da máquina de tabular por Holerith, surgimento do computador (ENIAC), criação do bit como unidade de medida da informação, surgimento do byte e suas medidas de capacidade.n

Onde são utilizados os bits: Aplicabilidade do bit e o porquê 1 byte são 8 bits.

Como surgiu o bit: Dentro das evoluções das máquinas como ferramentas para agilizar a comunicação, na criação do telégrafo surgiu a palavra bit para designar um pulso elétrico,e nos anos 30 já era utilizado como significado de parte da informação.

Pilares da comunicação: O que sustenta a comunicação, a sua importância desde a pré-história, o papel da comunicação na evolução das linguagens humanas, como facilitou o compartilhamento do conhecimento.

Ao ler os textos acima, compreende-se que ao começar a andar em pé, o ser humano começou a percorrer grandes distâncias, pois o esforço para tal diminuiu em função da pequena parte do seu corpo exposta ao sol, com o tempo foi andando em grupos, descobriu o fogo, com o tempo aprendeu a contar, criou a escrita, com a revolução industrial criou ferramentas que após sucessivas transformações as aperfeiçoou para facilitar o dia a dia do trabalho, evoluindo do ábaco ao computador, e daí aos avanços tecnológicos atuais.

Para refletir:
Alguém já parou para pensar, se hoje não houvesse a escrita? Como seria a comunicação?
É bom refletir!!!

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

Veja também:
Proteção de dados, como começar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens