Na
década de 1950, do século XX, o pai da administração moderna,
Peter Drucker, previu que o comercio em poucos anos, mudaria a sua
forma de relacionamento, levando-se em conta a relação com o
cliente. Alguns anos mais tarde quando surgiram as 5 forças de Porter (1979), com a informática focada no desenvolvimento de Sistemas Aplicativos e, nos anos 1980 começando a surgir o conceito de boas práticas de TI com o ITIL, com o objetivo de melhorar os processos dentro da corporação, verificou-se a possibilidade de a TI, à época chamada de CPD, agregar valor ao que era produzido O que Peter Drucker
estava prevendo, em uma época onde os computadores começavam a
aparecer era o comércio na internet!
Hoje
temos uma infinidade de dados disponíveis na internet,
principalmente no Facebook, Linkedin, Pinterest, Instagram, sites de
currículos e outros mais. As linguagens de programação atuais
permitem que através de algoritmos bem estruturados, sejam
“peneirados” os dados que você disponibiliza nestes sites e se
obtenham informações sobre seus clientes, como perfil, comportamento, do
que o cliente mais gosta, se o cliente viaja de avião, navio, qualidades dos
hotéis e outras informações mais, mudando completamente a forma de
se relacionar com potenciais clientes, sem precisar ligar para eles,
desta forma pode-se fechar um pacote de viagem, por exemplo,
recebendo a proposta, sem ter trocado uma palavra com o prestador de
serviços e sem ao menos conhecê-lo!
Isto
é o modelo indústria 4.0 que esta surgindo, utilizando o BIG DATA.
Veja como o BIG DATA está sendo muito utilizado na ciência de dados.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia
Fonte sobre Michael Porter
Veja como o BIG DATA está sendo muito utilizado na ciência de dados.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia
Fonte sobre Michael Porter
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