Com a evolução dos sistemas de informação, o volume de dados enorme, a capacidade dos algoritmos de aprendizado de máquina em fazer predições, o dado que armazenamos nos computadores, que antes eram considerados “Elementos que servem de base para a resolução de problemas”, “Dados Brutos”, hoje são considerados ativos, o novo petróleo do século 21, e não perdeu a definição de elemento que serve de base para a solução de problemas, pois é através deles que chegamos na informação relevante.
O conhecimento tem origem na informação relevante, que processada, articulada, discutida e compartilhada com as habilidades e competências das pessoas, ajuda e muito em tomadas de decisão, do nível operacional, tático e estratégico.
Todos conhecem ou já ouviram falar no Fordismo, que foi uma criação do Henry Ford, que criou uma linha de produção onde em cada fase de montagem do veículo, uma pessoa executava uma tarefa. No final tínhamos um veículo pronto, e com este processo fabricava-se vários veículos por dia, sendo para época uma otimização do trabalho utilizando o mesmo número de trabalhadores que outros setores da indústria utilizavam. Com o tempo foram aparecendo problemas, como a falta de um trabalhador numa fase da montagem gerava problemas pois não tínhamos um substituto imediato. Outro problema era a falta de controle de qualidade.
Quem acabou otimizando o processo criado por Henry Ford, foi a Toyota, que em vez de colocar uma pessoa responsável por fase de montagem do veículo, criou uma célula, onde pelo menos três pessoas conheciam o processo, ou seja, se na montagem por exemplo, do motor, faltasse uma pessoa, a montagem continuava, pois havia mais duas ou três pessoas que conheciam o trabalho, Sabem por que? Compartilhamento de conhecimento. Quando se compartilha conhecimento, multiplica-se a capacidade de produção, revitaliza e diminui a desatualização.
Planejamento estratégico quando feito, deve antes de definir os objetivos estratégicos, ouvir todos, inclusive o pessoal do nível operacional, porque historicamente muitos problemas que aconteciam dentro da empresa, foram solucionados por uma simples sugestão do pessoal operacional. A importância da informática nos dias atuais colocou-a alinhada com a regra de negócio da empresa, surgindo a Governança que é diferente da Gestão, pois a Gestão faz o planejamento estratégico, define os objetivos estratégicos alinhados com a regra do negócio, seguindo as ações de Planejar, Construir, Executar e Monitorar, e a Governança através de implantação de princípios, políticas e modelos, protege a TI, propiciando que a tecnologia faça cumprir o atingimento dos objetivos estratégicos.
Grato,
Jefferson D. Garcia
Veja também:
TGA (TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO)
A Cibernetica dentro das organizações (Continuação da TGA)
A Informática e a Administração como parceiros
Administração ao longo dos anos
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