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segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

PILARES DA HUMANIDADE


Começo o texto com uma pergunta, Qual foi o primeiro fato mais importante que ocorreu com o ser humano?
Resposta: Quando o ser humano começou andar ereto, ou seja ficou mais fácil se locomover, pois a sua área corpórea exposta ao sol ficou menor.

E o segundo fato mais importante?
Resposta: A descoberta do fogo, pois a partir daí, começou assar os seus alimentos, forjar instrumentos para caçar animais e outros fatos mais, chegando nos séculos adiante ao uso do fogo na industria de manufatura.

E o terceiro fato mais importante, a criação da escrita, onde nos textos abaixo procura-se mostrar através de fatos históricos, como chegamos no uso do computador para o processamento de dados, gerando informação.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA CRIAÇÃO DA ESCRITA

Do alfabeto à construção do saber: O surgimento da escrita, originando o alfabeto, surgimento das palavras, textos, que originaram os dados. Com o tempo surgiram os conceitos de dados, informação, conhecimento, saber.

Da informação escrita até bits e bytes: livros escritos à mão, criação da imprensa por Gutemberg, facilitando a leitura dos textos, criação da máquina de tabular por Holerith, surgimento do computador (ENIAC), criação do bit como unidade de medida da informação, surgimento do byte e suas medidas de capacidade.n

Onde são utilizados os bits: Aplicabilidade do bit e o porquê 1 byte são 8 bits.

Como surgiu o bit: Dentro das evoluções das máquinas como ferramentas para agilizar a comunicação, na criação do telégrafo surgiu a palavra bit para designar um pulso elétrico,e nos anos 30 já era utilizado como significado de parte da informação.

Pilares da comunicação: O que sustenta a comunicação, a sua importância desde a pré-história, o papel da comunicação na evolução das linguagens humanas, como facilitou o compartilhamento do conhecimento.

Ao ler os textos acima, compreende-se que ao começar a andar em pé, o ser humano começou a percorrer grandes distâncias, pois o esforço para tal diminuiu em função da pequena parte do seu corpo exposta ao sol, com o tempo foi andando em grupos, descobriu o fogo, com o tempo aprendeu a contar, criou a escrita, com a revolução industrial criou ferramentas que após sucessivas transformações as aperfeiçoou para facilitar o dia a dia do trabalho, evoluindo do ábaco ao computador, e daí aos avanços tecnológicos atuais.

Para refletir:
Alguém já parou para pensar, se hoje não houvesse a escrita? Como seria a comunicação?
É bom refletir!!!

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

Veja também:
Proteção de dados, como começar?


quinta-feira, 28 de novembro de 2019

PILARES DA COMUNICAÇÃO


A comunicação se baseia em três pilares, Emissor, Canal de comunicação e Receptor, gerando sustentabilidade para a mensagem que é organizada através de um código para que haja compreensão entre emissor e receptor (Figura 1).
Figura1


O texto deste artigo de uma forma geral, procura mostrar de que forma a comunicação acontece, e como a mesma se tornou importante para a criação do conhecimento, que começou com desenhos em cavernas, tábuas de barro, papiros, depois livros e hoje através da informática.

A seguir o significado de cada item do desenho:

Emissor: É o que emite a mensagem.

Canal: É o meio físico ou virtual, que garante a circulação da mensagem.

Receptor: A quem se destina a mensagem.

Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.

Mensagem: é o objeto da comunicação, é constituída pelo conteúdo das informações transmitidas.

A comunicação sempre houve entre os seres humanos desde a pré-história, pois para sobreviver precisavam se organizar para caçar, e o grupo aos quais pertenciam tinham que ter uma comunicação bem alinhada, para não desperdiçar tempo, e não perder a caça pretendida, por que a perda de uma caça, significava ação mal feita, e comprometeria toda uma clã.
Quando a escrita foi criada, apareceu o alfabeto possibilitando a criação de palavras, e mesmo assim a facilitação da comunicação não se deu de imediato, pois os criadores da escrita precisavam alfabetizar a sua comunidade, e isto não aconteceu da forma que deveria ter acontecido, pois quem sabia ler e escrever, tinha a facilidade de aumentar o seu saber. Mesmo aqueles que se alfabetizavam, interpretavam e escreviam o parco vocabulário que começava a se formar nos idiomas existentes, de várias formas. O número de usuários do idioma aumenta de maneira combinacional (que é um aumento mais rápido que o aumento geométrico), sendo o fator de impulsão o número de conexões entre estes falantes e no meio em que vivem. Com as conexões entre os falantes o que ocorre é o aparecimento de neologismos, enriquecendo mais e mais o idioma aumentando o número de palavras, facilitando a comunicação entre pessoas nas diversas partes do mundo. Com o surgimento dos livros, facilitou a distribuição da informação, gerando conhecimento, e compartilhando textos em diversos idiomas, facilitando mais e mais a criação de neologismos nos idiomas existentes. Com a revolução industrial em meados do Século XVIII, foram criadas novas máquinas, uma destas o tear com cartão perfurado de Jacquard, propiciou a criação da maquina analítica de Babbage, da Máquina tabuladora de Holerith, chegando na criação do ENIAC, primeiro computador à válvula. Daí para frente a comunicação que era feita por livros, passou a ser feita pelos computadores, graças a criação de um neologismo por Claude Shannon, o bit. Nos dias atuais praticamente todos se comunicam através de celulares, tablets e desktops, de forma instantânea, exigindo uma segurança da informação, para que informações sigilosas não sejam vazadas.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


segunda-feira, 25 de novembro de 2019

COMO SURGIU O BIT


A lógica binária foi criada pelo matemático Leibiniz no século XVII e pelo matemático George Boole no século XIX, que acabou dando origem a máquinas de calcular rudimentares com alavancas e engrenagens, sendo a calculadora de Leibiniz uma evolução da Pascaline (que só somava e subtraia), e, Leibiniz evoluiu a calculadora para multiplicação e divisão, pois o mesmo se baseou que multiplicar era somar sucessivamente, e dividir era subtrair sucessivamente. Outra aplicação que ajudou a por em prática a lógica binária foi o tear de Jacquard em 1801 com a utilização dos cartões perfurados. Após sucessivas evoluções, foi a partir do invento do telégrafo elétrico que o americano Samuel Morse em meados do século XIX, utilizando a curta e longa duração (pontos e traços) da corrente elétrica, que passava por um condutor, para transmitir letras e números entre dois pontos distantes. Estes sinais eram impulsos elétricos similares a zeros e uns, pois você poderia considerar nos dias atuais, por exemplo, “0” para pontos e “1” para traços. Nos anos 30 do século XX, o bit era utilizado para designar partes de uma informação, e em 1948 após a criação do transistor, Claude Shannon na sua obra “Uma Teoria Matemática da Comunicação”, criou a palavra bit. A partir daí para chegar em byte foi uma questão de tempo, consequentemente para chegar em dado, ser processada e virar informação foi possível com a criação do primeiro computador. Com o surgimento da inteligência artificial, os computadores atuais ajudam a criar um saber de acordo com a regra do negócio de cada empresa.

Fonte: https://www.diariocordoba.com/noticias/opinion/telegrafo-bits_1295516.html

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


quarta-feira, 20 de novembro de 2019

ONDE SÃO UTILIZADOS OS BITS

ONDE SÃO UTILIZADOS OS BITS

O bit surgiu como um neologismo por Claude Shannon em um livro intitulado “Uma Teoria Matemática da Comunicação”, depois da criação do transistor, que veio substituir as válvulas de modo mais eficiente, permitindo a diminuição dos computadores consideravelmente de tamanho, deixando-os mais rápidos e economizando mais energia. E para não esquecer, o bit (binary digit) foi por onde tudo começou , quando falamos de Byte, Dado, Informação, Conhecimento e Saber.
Os bits hoje são utilizados para classificar cores de uma imagem, onde 1 bit em cada ponto formam uma imagem monocromática e 8 bits por ponto pode suportar até 256 cores.
Nos computadores atuais, você pode definir barramentos de computadores como de 32 bits e 64 bits. Onde os computadores de 32 bits tem uma capacidade máxima de 4 GB (4 Giga Bytes) de memória RAM e o de 64 bits, capacidade máxima de 16 EB (16 Exabytes) de memória RAM, vide Tabela 1 do link acima.
Quando falamos em redes, os bits são utilizados para definir sub redes, por exemplo uma rede com máscara 255.255.255.224, 224 = 11100000 você usou três bits (indicados pela "sub") da porção de host original do endereço e os utiliza para criar sub-redes.

PORQUE 1 BYTE SÃO OITO BITS

Hoje os teclados dos computadores possuem 256 símbolos entre letras, números e caracteres especiais,e para você representá-los na tabela ASCII, você precisa 8 bits por byte para representá-lo, pois 28 = 256.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia



terça-feira, 19 de novembro de 2019

DA INFORMAÇÃO ESCRITA ATÉ BITS E BYTES

DA INFORMAÇÃO ESCRITA ATÉ BITS E BYTES

Necessidade de se registrar o que se fazia sempre foi uma preocupação de nossos ancestrais, e tudo começou quando foi criada a escrita pelos sumérios através da representação de um alfabeto formado por cunhas, o alfabeto cuneiforme. A partir de então, o alfabeto deu origem às palavras, e as palavras originaram textos que eram escritos em tábuas de barro. Quando arqueólogos, paleontólogos e outros estudiosos acham estes documentos, através deles conseguem entender um pouco da história deste povo, que nos deixou uma série de legados, como leis, forma de vida, cultura e tantas outras coisas que queremos saber. Outros povos criaram a sua própria escrita, os egípcios criaram a escrita hieroglífica, e através de seu alfabeto criaram textos que foram transcritos em papiros, e esta “tecnologia” foi usada pelos escribas durante muitos anos. Esta forma de comunicação foi absorvida por outros povos, e cada um desenvolveu o seu alfabeto, surgindo uma inovação, o registro de fatos cotidianos em livros, que eram páginas sobrepostas umas sobre as outras, com uma encadernação que unia todas as páginas em um único volume, o livro. Esta criação foi muito bem vinda entre os que sabiam ler e escrever, lembrando que 95% da população à época era analfabeta,e com o surgimento do cristianismo, a história contada pela bíblia sobre os ensinamentos de Deus eram acessados somente pelos religiosos, e eram escondidos nos mosteiros sob a alegação que só os religiosos poderiam ler. Foi quando no Século XV o alemão Johann Gutemberg provocou uma verdadeira revolução no terreno da leitura e escrita criando a Impressão tipográfica (Figura 1), por que até aquele momento os livros eram escritos à mão, e com a criação da Impressão tipográfica, o material produzido poderia ser feito em escala, e o acesso e a leitura de livros impressos permitiram maior facilidade da leitura. 

Figura 1
DA INFORMAÇÃO ESCRITA ATÉ BITS E BYTES
Fonte: https://www.google.com/search?q=quando+foi+inventado+a+impress%C3%A3o&sxsrf=ACYBGNRdL550vY91e9gP73xZWVHcUaAPAQ:1574190154711&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=19FpjOQAf10kAM%253A%252Cg3bIORa1v33jhM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kSBJjZK02aikmkSsJ374EKUPS1ceQ&sa=X&ved=2ahUKEwj02eun-_blAhVJH7kGHfr9BToQ9QEwAHoECAMQAw#imgrc=Bof-jdT9DaogXM

Daí para frente as notícias não pararam mais de crescer, até que em 1889 Herman Hollerith criou a máquina tabuladora (Figura 2), que revolucionou o censo de 1890, que resolveu um importante problema de informação: A quantidade de pessoas nos Estados Unidos, gerando com isto dados que ajudaram no planejamento estratégico da nação. 

Figura 2
DA INFORMAÇÃO ESCRITA ATÉ BITS E BYTES

Da invenção da máquina tabuladora para o computador foi uma questão de tempo, em 1946 foi criado o ENIAC, e com ele a evolução do processamento de dados e, dos componentes eletrônicos que evoluíram de válvulas para transistor, e do transistor para o circuito integrado. Em 1948 quando o transistor foi criado criou-se um neologismo, o bit, palavra criada pelo então desconhecido Claude Shannon. Ao se criar o bit como unidade de medida da informação, surgiu na sequencia o Byte, O Mega Byte e outros (Tabela 1),e com isto a informação que era divulgada em tábuas de barro, depois em papiro e livros escritos, depois em livros impressos, passou a ser armazenada e divulgada através dos computadores modernos.

Tabela 1

1 KILOBYTE: 1024 BYTES (210)
1 MEGABYTE: 1.048.576 BYTES (220)
1 GIGABYTE: 1.073.741.824 BYTES (230)
1 TERABYTE: 1.099.511.627.776 BYTES (240)
1 PETABYTE:  1.125.899.906.842.620 BYTES (250)
1 EXABYTE:  1.152.921.504.606.850.000 BYTES (260)
1 ZETTABYTE: 1.180.591.620.717.410.000.000 BYTES (270)
1 YOTTABYTE: 1.208.925.819.614.630.000.000.000 BYTES (280)
1 BRONTOBYTE:  1.208.925.819.614.630.000.000.000*1024 BYTES (290)
1 GEOBYTE: 1.208.925.819.614.630.000.000.000*1024*1024 BYTES (2100)

Do bit nasceu o Byte, do Byte foram criadas medidas de capacidade que cresceram (Tabela 1), se transformaram em dado que é o novo petróleo e simultaneamente viraram BIG DATA que é um volume de dados muito grande de vários formatos que servem de base para o planejamento estratégico das empresas atuais. É importante refletir que a evolução da informação começou com a criação da escrita e nos dias atuais foi criado uma linguagem universal de armazenamento e transmissão da informação formada por bits e Bytes.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


quinta-feira, 14 de novembro de 2019

DO ALFABETO À CONSTRUÇÃO DO SABER

DO ALFABETO À CONSTRUÇÃO DO SABER

No mundo atual convivemos com a informação todos os dias, seja pelo rádio, pela televisão, internet, câmeras de monitoramento e outros. E um pequeno detalhe, como tudo isto surgiu?
Durante a caminhada da humanidade nos primórdios da história, o ser humano sempre teve a necessidade da comunicação entre seus grupos, e no inicio todos se comunicavam através de sons emitidos, depois veio o desenvolvimento da fala, e com a criação da escrita pelos sumérios através de um alfabeto cuneiforme (veja Figura abaixo), o ser humano desenvolveu um alfabeto, que no princípio era representado por “letras” no formato de cunhas.
 
DO ALFABETO À CONSTRUÇÃO DO SABER

O alfabeto evoluiu, surgindo as letras, e com as letras formou-se as palavras, e com as palavras surgiram os dados, que hoje são utilizados para se buscar maiores informações sobre um determinado assunto. Imagine que você queira informações sobre o computador, utilizando o Google (Figura abaixo), Na caixa de texto, você vai digitar computador, a busca trará vários sites, e você vai clicar nos links até achar o que precisa, de posse da informação que você achou, através de sua “experiência” você adquirirá um conhecimento tácito, aumentando o seu saber, e este conhecimento tácito se você quiser poderá passar para outras pessoas, e este conhecimento vai se transformar de tácito para explícito.

DO ALFABETO À CONSTRUÇÃO DO SABER


Nos dias atuais temos dados de todos os formatos (planilhas, documentos, desenhos etc), dados estruturados, semiestruturados e não estruturados, todos juntos em um só lugar (framework de armazenamento e processamento de grandes conjuntos de dados (BigData), O Hadoop), para que sejam pesquisados através de ferramentas específicas com o intuito de se extrair insights para melhorar e até predizer acontecimentos futuros.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

DADOS: Elemento que serve de base para a resolução de um problema.
INFORMAÇÃO: É o conjunto de dados organizados e estruturados, que tem um determinado significado, reduzindo a incerteza.
CONHECIMENTO: É a percepção por meio da razão e / ou experiência. O conhecimento pode ser tácito ou explícito.
CONHECIMENTO TÁCITO: Conhecimento adquirido pela “experiência” do indivíduo, ou seja o aprendizado é subjetivo.
CONHECIMENTO EXPLÍCITO: Conhecimento passado pelo autor, através de um manual ou um treinamento.
SABER: Conjunto de conhecimentos adquiridos.
INOVAÇÃO: É o ato de introduzir novidades em.
CIÊNCIA DE DADOS: É o termo usado para definir a extração de insights de dados que são coletados de várias fontes, com intuito de fazer previsões.


Veja também:


Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

terça-feira, 5 de novembro de 2019

OS PILARES DA GOVERNANÇA DE TI

OS PILARES DA GOVERNANÇA DE TI

Quando definimos os pilares da governança, estamos definindo quais são os elementos que nortearão a existência da Governança de forma sólida, do início da sua implantação e durante a sua implantação, existindo de forma a sempre estar alinhada com a regra do negócio.
Deve estar alinhado ao PDI, que é o plano de desenvolvimento institucional, desenvolvido pela governança corporativa, que envolve todas as áreas da empresa, onde a informática é uma área que prestará serviços para todos.

GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
Todos os processos da empresa devem estar mapeados, sendo este pilar de vital importância para o gerenciamento de riscos.

GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Qualquer atividade de implantação dentro da empresa, seja de um novo software, compra de um ativo de redes ou outros, deve haver um projeto com todo o cronograma definido. Deve haver uma ferramenta definida para o gerenciamento (PMBOK é o mais utilizado). O escopo do projeto deve estar bem definido para que os riscos sejam calculados.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Os dados que você armazena devem ter confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e legalidade, além de terem uma classificação para serem acessados, se são públicos, de uso interno, restrito ou confidencial, além de defini-los se são dados pessoais ou sensíveis. Para maiores esclarecimentos leia a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

GERENCIAMENTO DE RISCOS
É onde vamos elencar os riscos dos processos, dos projetos e outros necessários para a Governança de TI, depois de elencados os riscos, vamos verificar a probabilidade deles ocorrerem e os Impactos (Reputacional, Financeiro, Negócio), atribuindo pesos a cada impacto, calculando uma média aritmética ou ponderada dos impactos (isto será definido pela equipe de governança), no final multiplica-se a Probabilidade pelo Resultado encontrado dos Impactos, chegando a severidade que é um valor numérico, onde haverá um resultado que vai de muito baixo a muito alto (Valores de 1 a 5). Poderá ser utilizada uma matriz de riscos (Normalmente uma matriz 5 x 5) que será definida pela governança.

CONFORMIDADES
São as leis que dão sustentabilidade à Governança de TI.
Marco Civil da Internet e outras leis, normas, portarias
A Lei que veio para Ficar


MÓDULOS ADOTADOS PELA GOVERNANÇA
São módulos que auxiliarão na sustentabilidade da Governança.
PMBOK

Veja informações da AGTIC (Antigo CCE)


quinta-feira, 24 de outubro de 2019

A LEI QUE VEIO PARA FICAR


A LEI QUE VEIO PARA FICAR

O que a lei geral de proteção de dados vai nos trazer de segurança:
Ultimamente tem sido muito debatido sobre a importância de se ter bem definida a classificação dos seus dados armazenados, se são públicos, de uso interno, sigiloso ou secreto, tendo cada um deles um prazo de armazenamento e regras para consultá-los, e para quem solicitar. Muitos profissionais tem ministrado palestras sobre este tema, e além deles venho percebendo um certo desprezo pela lei, e principalmente a velha máxima de que a lei não vai pegar, e vai pegar muita gente de surpresa e despreparada, porque a lei impõe multas pesadas para quem não cumpri-la, e as nossas leis são bem claras em determinar que após uma lei ser promulgada não será aceita o não conhecimento da mesma como justificativa.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Empresas que possuem cadastro de clientes, quando precisam por força de lei prestar informações aos órgão públicos não precisam ter autorização dos clientes para passar estas informações. Só será preciso ter a assinatura do cliente autorizando um contato futuro pela empresa, se o motivo do contato for para a venda, contrato de um novo produto. Isto que dizer que se eu comercializei um produto X, obtive os dados pessoais, e depois disto quero vender um outro produto, na hora que o mesmo comprou o produto X, tem que ter assinado um termo que aqueles dados podem ser utilizados para um contato futuro para a venda de outro produto. Instituições públicas de ensino que possuem em suas bases de dados o cadastro dos alunos, as informações que precisam ser repassadas para MEC, CAPES que por força de lei precisam ser enviados, não precisa de autorização. Se eu for oferecer um outro curso, participação em palestras de formação profissional, preciso de autorização dos donos dos dados para que isto possa ser feito. Instituições de ensino possuem cadastros de alunos, professores, técnicos administrativos, parceiros, terceirizados, estagiários e outros, precisa efetuar um levantamento de todas as bases de dados para uma análise bem criteriosa de como você vai efetuar o trabalho de levantamento para autorizações futuras de contato.
Responda o seguinte questionário e depois Reserve um pouco do seu tempo para a leitura da Lei Geral de Proteção de Dados (Este texto traz o link da Lei Geral de Proteção de dados e do Marco Civil da Internet).

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial
Fonte: E-bookIA.pdf (Este arquivo é liberado depois de concluído o curso de Inteligência Artificial Fundamentos) Aproveito a oportunidade para agradecer ao excelente trabalho no desenvolvimento do conteúdo deste E-book, recomendo fazerem o curso de Inteligência Artificial Fundamentos para atualizarem-se.

O que é IA?
A definição mais útil é:
Autonomia:
A capacidade de executar tarefas em ambientes complexo sem orientação constante por um usuário.
Adaptabilidade:
A capacidade de melhorar o desempenho aprendendo com a experiência.

Campos relacionados com a IA

Aprendizado de máquina (Machine Learning):
Sistemas que melhoram o seu desempenho em uma determinada tarefa com mais e mais experiências ou dados.
O Aprendizado Profundo (Deep Learning):
É um subcampo do aprendizado de máquina, que em si é um subcampo da IA, que em si é um subcampo da ciência da computação. A “profundidade” da aprendizagem profunda refere-se à complexidade de um modelo matemático. E o aumento do poder computacional dos computadores modernos que permitiu aos pesquisadores aumentar essa complexidade para atingir níveis que são não apenas quantitativamente, mas também qualitativamente diferentes de como eram antes. (Como você pode perceber, a ciência frequentemente envolve um número de subcampos progressivamente mais especiais, subcampos de subcampos e assim por diante. Isso permite que os pesquisadores ampliem um tópico em particular para que seja possível alcançar uma quantidade cada vez maior de conhecimentos acumulados durante anos, e produzir novos conhecimentos sobre o tema ou, às vezes, até mesmo, corrigir o conhecimento anterior para ser mais preciso.)
A Ciência de Dados – Data Science 

É um termo genérico recente (termo que abrange várias sub-disciplinas) que inclui aprendizado de máquina, matemática e estatística, certos aspectos da ciência da computação, incluindo algoritmos, armazenamento de dados e programação. A ciência de dados é também uma disciplina prática que requer compreensão do domínio no qual ela é aplicada, por exemplo, negócios ou ciência: seu propósito (o que significa "valor agregado"), suposições básicas e restrições. As soluções de ciência de dados geralmente envolvem pelo menos uma pitada de inteligência artificial (mas geralmente não tanto quanto se espera das manchetes).

Robótica Significa construir e programar robôs para que eles possam operar em cenários complexos do mundo real. De certa forma, a robótica é o último desafio da IA, uma vez que, requer uma combinação de virtualidade em todas as áreas da IA. Por exemplo:
Visão computacional e reconhecimento de fala para sentir o ambiente
Processamento de linguagem natural, recuperação de informações e raciocínio sob incerteza para o processamento de instruções e previsão de consequências de possíveis ações
Modelagem cognitiva e computação afetiva para interagir e trabalhar em conjunto com humanos



Muitos dos problemas de IA relacionados à robótica são melhor abordados pelo aprendizado de máquina, o que torna o aprendizado de máquina uma ramificação central da IA para a robótica.

A Escassez de Talentos Dificulta a Evolução da IA

Empresas em todo mundo continuam buscando formas de criar aplicações baseadas em Inteligência Artificial e utilizá-las em suas operações a fim de conseguir vantagem competitiva, mas os avanços na tecnologia estão paralisados devido à falta de talentos, de acordo com um estudo recente.

Mais da metade dos executivos de empresas que trabalham com Inteligência Artificial (IA) dizem que a falta de profissionais qualificados impede que eles implementem operações de negócios, segundo um estudo recente da Ernst & Young, que entrevistou algumas centenas de profissionais seniores de IA na região de Bay Area em San Francisco, coração do Vale do Silício, na Califórnia, EUA.

Este ano, quando as empresas criaram estratégias para integrar a Inteligência Artificial em suas operações, elas foram prejudicadas pela falta de especialistas com conhecimento necessário da tecnologia”, disse Chris Mazzei, chefe de análise da Ernst & Young, em um comunicado à imprensa. “Isso serve para demonstrar que a integração bem-sucedida da IA não é apenas sobre a tecnologia, é sobre pessoas também.”

O estudo da Ernst & Young também descobriu que 41% vêem a diversidade de gênero dos profissionais de IA influenciando a forma como as aplicações são construídas.

A Inteligência Artificial já está entre nós, desde serviços bancários a veículos autônomos. De acordo com a pesquisa da CITE Research, o interesse atual dos executivos de negócios pela IA está focado no aprendizado de máquina, assistentes digitais inteligentes comandados por voz e processamento de linguagem natural, todos classificados como “muito úteis” na pesquisa.

O investimento em 2016 em IA foi de US $ 39 bilhões – um aumento de três vezes em relação a 2013, de acordo com o estudo da McKinsey & Co. Gigantes da tecnologia, como o Baidu, da China, e o Google, gastaram entre US $ 20 bilhões e US $ 30 bilhões em IA em 2016.

As organizações percorreram um longo caminho na curva de aprendizado da IA, e esperamos que o ritmo de adoção acelere em 2018 “, declarou Nigel Duffy, que é chefe de inovação global em IA da Ernst & Young.” O objetivo aspiracional da IA é pegar inteligência e colocá-la em máquinas. Para ter sucesso, os líderes devem identificar um desafio de negócios e, em seguida, determinar onde a tecnologia pode resolver esse problema – mas isso só pode ser realizado com o apoio de profissionais experientes em Inteligência Artificial que possam identificar oportunidades de IA em seus negócios ”.

Especialistas em IA típicos, incluindo Ph.Ds recém-graduados e profissionais com alguns anos de experiência, podem acumular um salário de US$ 300.000 a US$ 500.000 por ano, de acordo com um recente relatório do New York Times. Os salários estão crescendo tão rapidamente que existem referências ao teto salarial no estilo da Liga Nacional de Futebol Americano para profissionais de IA.

Olhando para 2018, as organizações devem priorizar a aquisição e o cultivo de talentos – tanto recrutando indivíduos com fortes conhecimentos técnicos quanto investindo em habilidades e programas de treinamento para ajudar a manter e fomentar os principais profissionais de IA”, afirmou Mazzei.

As empresas tiveram que ser criativas. No início deste ano, o Business Journal relatou a estratégia da Nvidia, com sede em Santa Clara no Vale do Silício, para obter talentos em IA, o que inclui o recrutamento pessoal no LinkedIn por seu CEO e extensos programas internos.

E você, o que está esperando para fazer parte desta revolução e se tornar um profissional com alta empregabilidade? Aprender a trabalhar com IA é uma longa jornada e podemos ajudar você, com um programa único no Brasil, 100% online e 100% em português. A Formação Inteligência Artificial inclui tudo que você precisa para começar a construir suas aplicações de IA. Clique no link abaixo para saber mais e ver o programa completo.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

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ORIGEM DAS CORES

¹³ O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.  Gênesis 9:13   O que é a cor? Cor é a impressão q...

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