Quando
começou a revolução industrial, o trabalhador da linha de produção
era considerado um item substituível, a maior prova disso, era a
presença de crianças, mulheres, jovens e velhos trabalhando em
turnos muitas vezes incompatíveis. Com o passar dos anos surgiram
administradores preocupados com o bem estar dos trabalhadores, entre
eles Elton Mayo, professor sociólogo que desenvolveu um estudo, onde
um dos itens pesquisados era a integração social (Isto em 1927!). Mais tarde o estudo de Elton Mayo, ajudou as empresas a entenderem o ambiente organizacional, onde colaboradores convivem com pessoas de diferentes culturas. Com o passar dos anos e a conscientização dos empresários e
administradores que os trabalhadores têm direitos, e o mais
importante, a sua participação mais efetiva no crescimento das
empresas. Atualmente as EMPRESAS
estão mudando a sua forma de agir, para tornar os colaboradores mais
produtivos. A concorrência também estimula as empresas a capacitarem melhor seus funcionários, para compreender a regra do negócio, missão, visão e valores da empresa, facilitando a venda do produto alinhado ao que empresa almeja para o seu futuro.
Hoje com a pandemia, posso aumentar a auto estima do trabalhador, criando ambientes coporporativos propícios para o desenvolvimento do trabalho em casa, o Home Office. E não é só isso, orientar o colaborador a utilizar de forma consciente o ambiente remoto, seguindo orientações do uso do e-mail, dos serviços disponibilizados no ambiente corporativo, gravar dados da empresa no ambiente corporativo, não acessar sites duvidosos, passar antivirus antes de usar pendrives e outros acessórios, deixar um canal de comunicação em aberto para dúvidas que os colaboradores tiverem ao efetuar os serviços de casa.
Hoje com a pandemia, posso aumentar a auto estima do trabalhador, criando ambientes coporporativos propícios para o desenvolvimento do trabalho em casa, o Home Office. E não é só isso, orientar o colaborador a utilizar de forma consciente o ambiente remoto, seguindo orientações do uso do e-mail, dos serviços disponibilizados no ambiente corporativo, gravar dados da empresa no ambiente corporativo, não acessar sites duvidosos, passar antivirus antes de usar pendrives e outros acessórios, deixar um canal de comunicação em aberto para dúvidas que os colaboradores tiverem ao efetuar os serviços de casa.
Veja também:
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia