No
planejamento estratégico deve-se considerar o seguinte:
1.
Planejar os seus gastos
Planeje
os seus gastos para reduzir custos e agregar valor ao seu produto e
lembre-se quanto maior seus custos mais encarece o seu serviço
entregue.
2. Crie projetos para acompanhar as implantações de software e de hardware
Controle o seu planejamento, crie status report para controle de prazos e responsabilidades, faça reuniões para dirimir problemas.
3.
Investir em energias alternativas
4.
Reduza as impressões, não gaste papel
Utilize
aplicativos adequados para abertura de chamados, geração de
processos e outros.
5.
Redução de gastos com internet e telefone
Pesquise
novos fornecedores, negocie, libere sites que não são de interesse
para a empresa como redes sociais de trabalhos, sites de jornal,
e-mails externos durante um período pequeno do dia (em torno de uma
hora), assim você evitará uso indevido da banda de sua empresa para
downloads.
6.
Livre-se de equipamentos obsoletos e sem garantia
Procure
sempre ter hardwares e softwares com novas tecnologias e que
consequentemente economize mais energia, trocar os storages antigos
por modernos e, memórias DDR3 por DDR4 gera economia de até 40% em
sua conta de Luz. Segundo estatísticas se for utilizar energia solar os custos com energia baixam cerca de 55% e com energia eólica 45%.
7.
Mude os fornecedores que não estão alinhados com a sua empresa
Quando
se escolhe o fornecedor é porque o custo / benefício que foi
calculado é vantajoso na hora da compra, ou seja, foi avaliado o
histórico do fornecedor, como atendimento prestado, rapidez em
resolver problemas, substituição de equipamentos, SLAs bem
definidas. Se o mesmo não cumprir os acordos, mude!
8.
Conscientizar os colaboradores
Conscientiza
através de treinamentos, reuniões, seminários e outros meios de
comunicação para que cumpram os objetivos estratégicos que foram
planejados, com objetivo de economizar enquanto estiver executando as
suas atividades dentro da empresa.
Ações
simples que ajudam a economizar energia:
Manter
fechadas as torneiras, se estiver pingando chame a manutenção.
Mantenha
luzes apagadas ao sair do ambiente
Evite
desperdício de papel
Desligar
os equipamentos das tomadas, se não estiver em uso
Utilize
papeis impressos e inutilizados como blocos de rascunhos
Virtualização de servidores (Várias máquinas virtuais em um servidor físico ou mais)
Economia de espaços
COMO
COMEÇAR?
-
Adote uma biblioteca de boas práticas, sugiro o ITIL
V3.
O
ITIL V3 CUIDA DO CICLO DE VIDA DOS SERVIÇOS E O ITIL V4 OLHA A TI
COMO CADEIA DE VALORES ONDE SE ENCONTRA GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS.
Se
você adotar o ITIL, siga os seguintes passos:
1
– ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO
DE:
-
Portfólio
-
Demanda
-
Financeiro
2
– DESENHO DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO
DE:
-
Capacidade
-
Disponibilidade
-
Continuidade
-
Catálogo de serviços
-
Segurança da informação
-
Fornecedores
Observação
Importante: Definir
nesta fase um aplicativo de abertura de chamados que esteja alinhado
com as regras
e
necessidades do negócio, existem vários aplicativos que fazem isto,
deem uma olhada no Qualitor, Service Now, GLPI, Citsmart, observando
o seguinte: Para
saber como cada ferramenta funciona, entre em contato com a empresa e
peça uma demonstração, não esqueçam de ver os custos de
implantação e treinamento.
3
– TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO
DE:
-
Da configuração de
ativos e serviços
-
Mudança
-
Liberação e implantação
-
Planejamento e suporte de transição
-
Validação do serviços
-
Avaliação
-
Conhecimento
Observação
importante:
Colaboradores
são treinados: Nesta fase treine os seus usuários nos novos
softwares e hardware adquiridos.
4
– OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
FUNÇÕES
DA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS:
-
Central de serviços
-
Gerenciamento técnico
-
Gerenciamento de operação de TI
-
Gerenciamento de aplicativos
GERENCIAMENTO
DE:
-
Incidentes
-
Problemas
-
Eventos:
-
Requisição De Serviços
-
Acesso
Observação
importante: Nesta fase de operação de serviços, os
indicadores já foram definidos,e começarão a ser monitorados, e na
próxima fase (Melhoria de serviços) serão atualizados, avaliados,
melhorados e interpretados, com o objetivo de reduzir custos e
melhorar a maturidade da sua TI.
O
QUE DEVEMOS ATENDER NA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
1
- Monitorar eventos no ambiente de TI
2
- Indisponibilidades no sistema de atendimento
3
- Falhas de segurança
4
- Lentidão na conexão móvel de internet
5
- Resolver incidentes alertados pelo monitoramento de eventos
6
- Resolver incidentes reportados por usuários
7
- Atender a solicitações de serviços dos usuários (trocas de
bateria do celular, instalação de aplicativo e outros)
8
- Conceder acesso ou liberar permissões aos usuários, conforme
política de segurança da informação
9
- Resolver problemas que estão causando muitos incidentes.
5
– MELHORIA DE SERVIÇOS
PDCA:
Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar), Action (Ação)
O
COBIT orientará o alinhamento entre os objetivos do negócio e os
objetivos da ti, fazendo que a ti atenda as necessidades de negócio
da maneira mas eficiente possível. A sua implantação pode
acontecer durante ou depois do inicio da implantação do ITIL, isto
quem define são as pessoa envolvidas na Governança
de TI,
precisa-se avaliar cada caso.
MATURIDADE
DE TI
Verifique
em que nível de maturidade a sua empresa encontra-se:
1
– Inexistente : Não há processos bem definidos.
2
– Inicial: Os processos estão na cabeça de uma só pessoa.
3
– Repetível: Existe um ou outro processo definido e várias
pessoas sabem.
4
– Definido: Os processos foram mapeados,
estão gravados e compartilados na rede ou internet, mas não possui
indicadores para começar o processo de melhoria.
5
– Gerenciável: Os indicadores estão definidos, começando a
monitorar os indicadores.
6
– Otimizável: Os indicadores monitorados, trouxeram resultados que
serão avaliados e melhorados.
COMUNICAÇÃO
Grato,
Jefferson
D. Garcia