Postagens do Blog

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

BRASIL O PAIS DO AGRONEGÓCIO, AGREGANDO VALORES COM TI

BRASIL O PAIS DO AGRONEGÓCIO, AGREGANDO VALORES COM TI
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Sempre ouvi falar desde a minha infância que o Brasil é o celeiro do mundo, porque verificamos desde que este pais foi colonizado por nossos irmãos d´alem mar que tudo que é produzido na terra sempre foi objeto de ganância de conquistadores, piratas e outros aventureiros que para cá vieram, Reforço isto, parafraseando Pero Vaz de Caminha, quando aqui chegou, “terra em se  plantando tudo dá”.
Para garantir a conquista da terra, os portugueses criaram as capitanias hereditárias, e o primeiro ciclo que nos despontou internacionalmente foi o ciclo da cana de açúcar, depois foi o ciclo do café, ciclo da borracha. No nordeste, já no século 19 tivemos o ouro branco que era o algodão produzido na Paraíba. Para qualquer bom observador, o Brasil é, e sempre será um país agrícola, basta observar que o trimestre passado (2º. Trimestre de 2017), o PIB voltou a crescer, e sabem o porquê? Por que o agronegócio produziu tanto que isto representou 14% do total dos itens que ajudaram a chegar na marca de quase 1%, o PIB.E não parou por aí, porque o agronegócio continuou despontando em 2018, e queira continuarmos assim em 2019.

Atualmente a informática é um meio de se agregar valores ao que é produzido, e, ao mesmo tempo oferece infraestrutura para ser vendido na internet, aumentando o volume de vendas. Devemos aproveitar este crescimento de destaque que o agronegócio está tendo, e investir pesado em infraestrutura de autoestradas, hidrovias, ferrovias e de telecomunicações, esta é a grande chance de nos destacarmos como País do agronegócio, sermos um pais pioneiro da inovação da TI em agronegócios. A Ciência de dados está surgindo para orientar empresários, estudantes, enfim toda a sociedade a armazenar os dados que são gerados para servir de base em aplicativos baseados em machine learning, que são algoritmos que através do comportamento dos dados em uma base de dados com volume gigantesco de dados, faz previsões para o futuro, e isto já está sendo utilizado no meio agrícola, e o resultado foi o aumento da produção agrícola. Aliado a isto imagine criar painéis solares para gerar energia para as colheitadeiras? O que isto vai gerar? Produção enorme de arroz, milho, soja e outros itens importantes para alimentar esta humanidade que cresce exponencialmente, e, com custo ínfimo. Se tudo isto que foi mencionado no texto acontecer gerará concorrência, e todos sabemos que concorrência gera inovação, baixa preços, reduz custos Esta é a hora, Pois se não o fizermos, alguém o Fará.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

Glossário:
Machine Learning: Algoritmos computacionais, que tentam reproduzir o aprendizado dos seres humanos em máquinas.

Veja Também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em Destaque

Maquina Virtual

  O QUE É UMA MÁQUINA VIRTUAL Uma máquina virtual , conhecida como guest, é criada dentro de um ambiente de processamento, chamado host. ...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens