No
planejamento estratégico deve-se considerar o seguinte:
1. Planejar os seus gastos
Planeje
os seus gastos para reduzir custos e agregar valor ao seu produto e
lembre-se quanto maior seus custos mais encarece o seu serviço
entregue.
2. Crie projetos para acompanhar as implantações de software e de hardware
Controle o seu planejamento, crie status report para controle de prazos e responsabilidades, faça reuniões para dirimir problemas.
3. Investir em energias alternativas
Aproveite
o sol! E utilize energia alternativa para baratear os seus custos, muitas
empresas estão adotando esta prática!
4. Reduza as impressões, não gaste papel
Utilize
aplicativos adequados para abertura de chamados, geração de
processos e outros.
5. Redução de gastos com internet e telefone
Pesquise
novos fornecedores, negocie, libere sites que não são de interesse
para a empresa como redes sociais de trabalhos, sites de jornal,
e-mails externos durante um período pequeno do dia (em torno de uma
hora), assim você evitará uso indevido da banda de sua empresa para
downloads.
6. Livre-se de equipamentos obsoletos e sem garantia
Procure
sempre ter hardwares e softwares com novas tecnologias e que
consequentemente economize mais energia, trocar os storages antigos
por modernos e, memórias DDR3 por DDR4 gera economia de até 40% em
sua conta de Luz. Segundo estatísticas se for utilizar energia solar os custos com energia baixam cerca de 55% e com energia eólica 45%.
7. Mude os fornecedores que não estão alinhados com a sua empresa
Quando
se escolhe o fornecedor é porque o custo / benefício que foi
calculado é vantajoso na hora da compra, ou seja, foi avaliado o
histórico do fornecedor, como atendimento prestado, rapidez em
resolver problemas, substituição de equipamentos, SLAs bem
definidas. Se o mesmo não cumprir os acordos, mude!
8. Conscientizar os colaboradores
Conscientiza
através de treinamentos, reuniões, seminários e outros meios de
comunicação para que cumpram os objetivos estratégicos que foram
planejados, com objetivo de economizar enquanto estiver executando as
suas atividades dentro da empresa.
Ações
simples que ajudam a economizar energia:
Manter
fechadas as torneiras, se estiver pingando chame a manutenção.
Mantenha
luzes apagadas ao sair do ambiente
Evite
desperdício de papel
Desligar
os equipamentos das tomadas, se não estiver em uso
Utilize
papeis impressos e inutilizados como blocos de rascunhos
Virtualização de servidores (Várias máquinas virtuais em um servidor físico ou mais)
Economia de espaços
COMO
COMEÇAR?
-
Se
está disposto a seguir os passos acima, crie
um projeto
com
pelo menos escopo, riscos
e
status
report bem
definidos
-
Adote uma biblioteca de boas práticas, sugiro o ITIL
V3.
O
ITIL V3 CUIDA DO CICLO DE VIDA DOS SERVIÇOS E O ITIL V4 OLHA A TI
COMO CADEIA DE VALORES ONDE SE ENCONTRA GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS.
Se
você adotar o ITIL, siga os seguintes passos:
Passos para implantação de segurança dos dados e o ITIL: ,
pois
o que são executados nos passos é válido para a implantação do
ITIL com a TI Verde.
1
– ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO
DE:
-
Portfólio
-
Demanda
-
Financeiro
2
– DESENHO DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO
DE:
-
Capacidade
-
Disponibilidade
-
Continuidade
-
Nível
de serviços
-
Catálogo de serviços
-
Segurança da informação
-
Fornecedores
Observação
Importante: Definir
nesta fase um aplicativo de abertura de chamados que esteja alinhado
com as regras
e
necessidades do negócio, existem vários aplicativos que fazem isto,
deem uma olhada no Qualitor, Service Now, GLPI, Citsmart, observando
o seguinte: Para
saber como cada ferramenta funciona, entre em contato com a empresa e
peça uma demonstração, não esqueçam de ver os custos de
implantação e treinamento.
3
– TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS
GERENCIAMENTO
DE:
-
Da configuração de
ativos e serviços
-
Mudança
-
Liberação e implantação
-
Planejamento e suporte de transição
-
Validação do serviços
-
Avaliação
-
Conhecimento
Observação
importante:
Colaboradores
são treinados: Nesta fase treine os seus usuários nos novos
softwares e hardware adquiridos.
4
– OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
FUNÇÕES
DA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS:
-
Central de serviços
-
Gerenciamento técnico
-
Gerenciamento de operação de TI
-
Gerenciamento de aplicativos
GERENCIAMENTO
DE:
-
Incidentes
-
Problemas
-
Eventos:
-
Requisição De Serviços
-
Acesso
Observação
importante: Nesta fase de operação de serviços, os
indicadores já foram definidos,e começarão a ser monitorados, e na
próxima fase (Melhoria de serviços) serão atualizados, avaliados,
melhorados e interpretados, com o objetivo de reduzir custos e
melhorar a maturidade da sua TI.
O
QUE DEVEMOS ATENDER NA OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
1
- Monitorar eventos no ambiente de TI
2
- Indisponibilidades no sistema de atendimento
3
- Falhas de segurança
4
- Lentidão na conexão móvel de internet
5
- Resolver incidentes alertados pelo monitoramento de eventos
6
- Resolver incidentes reportados por usuários
7
- Atender a solicitações de serviços dos usuários (trocas de
bateria do celular, instalação de aplicativo e outros)
8
- Conceder acesso ou liberar permissões aos usuários, conforme
política de segurança da informação
9
- Resolver problemas que estão causando muitos incidentes.
5
– MELHORIA DE SERVIÇOS
PDCA:
Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar), Action (Ação)
COBIT
O
COBIT orientará o alinhamento entre os objetivos do negócio e os
objetivos da ti, fazendo que a ti atenda as necessidades de negócio
da maneira mas eficiente possível. A sua implantação pode
acontecer durante ou depois do inicio da implantação do ITIL, isto
quem define são as pessoa envolvidas na Governança
de TI,
precisa-se avaliar cada caso.
MATURIDADE
DE TI
Verifique
em que nível de maturidade a sua empresa encontra-se:
1
– Inexistente : Não há processos bem definidos.
2
– Inicial: Os processos estão na cabeça de uma só pessoa.
3
– Repetível: Existe um ou outro processo definido e várias
pessoas sabem.
4
– Definido: Os processos foram mapeados,
estão gravados e compartilados na rede ou internet, mas não possui
indicadores para começar o processo de melhoria.
5
– Gerenciável: Os indicadores estão definidos, começando a
monitorar os indicadores.
6
– Otimizável: Os indicadores monitorados, trouxeram resultados que
serão avaliados e melhorados.
COMUNICAÇÃO
A
comunicação
é
e sempre será importante em qualquer fase de implantação de um
projeto, espero ter ajudado e bom trabalho.
Veja também:
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PDTIC
Depois de definido o que fazer, inclua o desenvolvimento da TI Verde no PDTIC.
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Grato,
Jefferson
D. Garcia