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quinta-feira, 25 de abril de 2019

COMO APLICAR ITIL NA PRÁTICA


COMO APLICAR ITIL NA PRÁTICA

Fonte: Kedson Alves.

Todo mundo sabe que ao implantar serviços de TI, os custos com software, hardware, pessoal especializado e outros é muito caro.
Quando você faz um curso de ITIL, você aprende que o mesmo serve para te auxiliar no gerenciamento de serviços e que há um ciclo de serviços. E a primeira pergunta vem, como aplicar tudo isto que eu estudei? A seguir vamos utilizar de um case bem definido para você entender como é aplicado o ITIL.

Case:

Imagine o seguinte cenário: Uma empresa que fabrica churrasqueiras, definiu que o principal objetivo estratégico para o próximo ano é aumentar o faturamento em 15%. Para alcançar esse objetivo, os funcionários que fazem as entregas e montagens das churrasqueiras, não precisam mais ir à empresa para saber quais clientes atender, os mesmos consultarão um aplicativo que está instalado em um celular corporativo, o qual informará o horário que deverão atender, endereço e contato pois quando chegarem ao local o material já estará disponível para a montagem.
Como a TI irá prestar os serviços certos para apoiar os objetivos da empresa?

ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS
  • Entender qual será a expectativa da empresa para o novo serviço
  • Quantidade de funcionários que montarão as churrasqueiras
  • Quantidade de pedidos que serão feitos por dia
  • Planejar e avaliar a viabilidade financeira para a compra de celulares corporativos e planos de internet móvel
  • Estimar o aumento na demanda (para efetuar a análise da capacidade tecnológica e a necessidade de redimensionar a equipe de suporte)
  • Incluir no Portfólio, os serviços relacionados a celular e internet móvel
DESENHO DE SERVIÇOS
Esse estágio é responsável por desenhar todos os aspectos do serviço: como e quando ela irá funcionar, qual a capacidade necessária para suportar a demanda prevista, quais os prazos e níveis mínimos de qualidade, como garantir a segurança e quais fornecedores serão necessários ao serviço.
O estágio  Desenho de Serviços:
  • Prazos que a TI possui para atender a cada um desses serviços
  • Catalogar quais serviços os funcionários podem solicitar, como troca de bateria do celular, configuração de e-mail, instalação do aplicativo corporativo e outros
  • Definir qual a capacidade tecnológica necessária para suportar a demanda prevista e como garantir a disponibilidade necessária
  • Desenhar como será a segurança dos dados para prevenir prejuízos em caso de celulares roubados, perdidos, extraviados
  • Definir quem pode pedir um celular e como isso deve ser feito
  • Como os fornecedores de insumos para churrasqueiras, celulares e internet deverão fornecer seus serviços para que as vendas de churrasqueiras não sejam prejudicadas.
TRANSIÇÃO DE SERVIÇOS
A Transição é responsável por controlar as mudanças, testes, validações, liberações e implantações, além de garantir o correto repasse e manutenção do conhecimento. Esse estágio também controla o CMDB, que significa banco de dados de gerenciamento da configuração (ou configuration management data base), que é um conjunto de banco de dados com todos os registros de computadores, sistemas, equipamentos, licenças, servidores, documentos, dentre outros itens relevantes para a TI.
Nesta fase:
  • Planejar como, quando e por quem o serviço (aplicativo) será transferido para operação
  • Garantir que todos os celulares sejam devidamente mantidos no CMDB
  • Garantir que os celulares sejam devidamente testados antes de sua liberação aos funcionários
  • Testar o aplicativo antes de liberar para os montadores de churrasqueiras
  • Garantir que a base de conhecimento esteja atualizada com informações importantes para os usuários
  • Garantir que haja uma FAQ para que os usuários tirem suas dúvidas sem contatar a TI
  • Avaliar e aprovar solicitações de mudanças
  • Controlar as mudanças desde a solicitação até sua finalização
  • Realizar treinamentos com os montadores de churrasqueiras e com a equipe que irá prestar suporte aos montadores de churrasqueiras
OPERAÇÃO DE SERVIÇOS
É aqui que interagimos com os usuários, e são os usuários que atestam se os serviços estão sendo entregues com a qualidade esperada. É nesse estágio que vamos descobrir se tudo o que foi realizado anteriormente realmente vai apoiar a empresa a atingir seus objetivos.
A Operação irá:
  • Monitorar eventos no ambiente de TI
  • Indisponibilidades no sistema de atendimento
  • Falhas de segurança
  • Lentidão na conexão móvel de internet
  • Resolver incidentes alertados pelo monitoramento de eventos
  • Resolver incidentes reportados por usuários
  • Atender a solicitações de serviços dos usuários (trocas de bateria do celular, instalação de aplicativo e outros)
  • Conceder acesso ou liberar permissões aos usuários, conforme política de segurança da informação
  • Resolver problemas que estão causando muitos incidentes.
MELHORIA CONTÍNUA DE SERVIÇOS
  • Entender o que precisa ser medido e como isso deve ser feito, identificando como reduzir os custos
  • Verificar o índice de satisfação dos usuários e encontrar formas de melhorá-lo
  • Qual a melhor forma de apresentar os resultados em relatórios e dashboards
  • Avaliar se o catálogo de serviços está sendo atualizado, incluindo ou descartando serviços
  • Verificar se os profissionais estão efetivamente utilizando a base de conhecimento
  • Avaliar como reduzir o tempo que a TI leva para resolver incidentes e problemas
  • Controlar o número de mudanças realizadas com sucesso
  • Verificar quais atividades podem ser automatizadas
Observação importante: Ao implantar ITIL na sua empresa, você estará preparado para implementar politicas de Segurança da Informação, propiciando maior segurança aos dados armazenados em sua empresa. Leia Norma ISO/IEC 27002 - Código de Prática para a Gestão da Segurança da Informação  .
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


Veja também:

COMO IMPLEMENTAR ITIL

ITIL- DEFINIÇÃO, CICLO DE VIDA DO ITIL V3, ETAPAS






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