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segunda-feira, 20 de julho de 2020

COMO DESENVOLVER UM PDTIC

O PDTIC, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação é um instrumento diagnóstico, de planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação (TI) que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de uma instituição pública ou privada para um determinado período, onde o PDTIC tem que estar alinhado ao planejamento estratégico institucional. Para desenvolver o PDTIC serão dados os passos para nortear o seu desenvolvimento:
Para começar precisa-se saber o que é:
Princípio: Princípio é a razão fundamental, o elemento central, ou ainda, a base sobre a qual se assenta qualquer matéria ou tema. Constituem proposições estruturantes para determinado fim (padrões de conduta). O princípio, pode ser entendido como estratégias relevantes com as quais a área de TIC deve se alinhar, sendo o princípio, o alicerce que regerá os padrões de conduta e, sobre o qual, estarão pautadas as ações de Tecnologia da Informação e Comunicação. Podem ser delimitados por valores institucionais, instrumentos legais, diretrizes de governo, recomendações e determinações das instâncias de controle, melhores práticas de mercado e pelo próprio contexto da área de TIC da instituição.
Exemplos de princípios: Otimização de investimento, uso de boas práticas, segurança da informação, digitalização de documentos.
Diretrizes: Diretrizes são linhas que definem e regulam o caminho a ser trilhado. De um ponto de vista mais prático, são instruções ou indicações para se estabelecer o plano e as ações necessárias para se alcançar os objetivos do PDTIC.
Exemplos de diretrizes: Uso de aplicativos analíticos, estar em conformidade com a legislação (LGPD), investir em capacitação dos técnicos de TI.
Planejamento estratégico: É o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a consecução do sucesso.
PRECISA DEFINIR:
Uma biblioteca de boas práticas que cuida de serviços: Sugestão: ITIL
Leitura sugerida: Como implementar o ITIL
Um manual composto de princípios, regras e indicadores de controle que compõem um modelo de gestão de TI. Sugestão: COBIT
Depois de entender o que é o ITIL e o Cobit, implantar:
Definir o catálogo de serviços
Gestão de Processos
Gestão de Projetos

PRECISA ESTAR ALINHADO AS CONFORMIDADES

DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS
Defina diretrizes e efetue capacitações para que os colaboradores da empresa sigam regras que deem acessos a serviços de TI com segurança e privacidade mantendo  disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade da informação.
POLITICAS SUGERIDAS:
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
POLITICA DE ACESSO E USO DE RECURSOS DE TIC

BENEFÍCIOS DO PDTIC
Quando o PDTIC for aprovado e implantado na Empresa, será percebido internamente e principalmente pelos clientes o valor agregado aos produtos e ou serviços oferecidos, trazendo um benefíco imensurável para a empresa, o crescimento na Maturidade de TI.

    FATORES CRÍTICOS PARA A EXECUÇÃO DO PDTIC

    São os pontos chaves que definem o êxito ou fracasso dos objetivos estratégicos definidos, sendo de importância relevante observá-los.

    São os fatores críticos considerados:

    Envolvimento e apoio da alta administração

    Seguir as orientações da Governança digital, alinhando-a com o PDTIC

    Capacitação da equipe responsável pela criação / revisão do PDTIC

    Comprometimento da equipe responsável pela criação / revisão do PDTIC

Grato,
Jefferson D. Garcia



sábado, 18 de julho de 2020

AS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA E A TECNOLOGIA

Fonte: Fonte do gif animado

Desde que começou a pandemia no mundo, tivemos várias fases em função da pandemia do corona vírus. Quando as autoridades da Organização Mundial da Saúde declararam que o Covid 19 não era uma epidemia, mas sim, Pandemia, pois haviam casos comprovados da doença em todos os continentes, o mundo ficou em alerta máximo. No início, aqueles países que tiveram picos da doença, e logo em seguida entraram no platô, ou seja, a contaminação ficou controlada em função das quantidades de leitos para atendimento da população, já passaram para os países que ainda não estavam no pico da doença, as boas práticas de combate ao corona vírus. E foi aí que aqueles que estavam mais preparados, conseguiram sobreviver, pois empresas que tinham o seu planejamento estratégico atualizado e seguido à risca, com riscos calculados, sobreviveu, principalmente aquelas instituições que tinham já em funcionamento as suas plataformas corporativas (Meet da google e Plataforma Microsoft Office 365 da Microsoft) para que seus colaboradores pudessem fazer o seu trabalho de casa, o Home Office, Peter Drucker, disse certa vez, “Não existem países ricos, nem países pobres, existem países bem administrados e países mal administrados”, estendo as palavras de Peter Drucker para as empresas do mundo inteiro. A empresa que está bem administrada e controlada, demitiu pouco, sobrou dinheiro para investir em tecnologias de ponta como BigData, Inteligência Artificial, BlockChain, investiu também em infraestrutura de TI, Segurança da informação, está atualizado em conformidade com LGPD.
Não podemos mais ficar procurando desculpas em função da pandemia, temos que aprender a estar preparados, a nos atualizar, valorizar os cursos profissionalizantes e as Universidades públicas e privadas, e principalmente a fazer um planejamento estratégico por menor que seja a sua empresa, efetuando este planejamento utilizando a matriz SWOT que ajuda no levantamento do ambiente interno e externo das empresas, podendo controlar melhor os gastos e os riscos, agregando mais valor ao seu produto / serviço.


Grato,
Jefferson D. Garcia

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quinta-feira, 7 de maio de 2020

DICAS PARA DESENVOLVER O TRABALHO HOME OFFICE

DICAS PARA DESENVOLVER O TRABALHO HOME OFFICE

Quando se desenvolve um trabalho HomeOffice, normalmente estamos utilizando o ambiente corporativo da empresa, a seguir algumas dicas bem simples de como desenvolver o seu trabalho em casa, seguindo um comportamento de como se estivesse no ambiente de trabalho:

CUIDADOS PESSOAIS
Mantenha a rotina de acordar cedo.
Escolha um lugar confortável de sua casa.
Vista-se de forma adequada, pois haverá vídeo reuniões.
Siga o cronograma de suas atividades.
Faça pausas durante o dia de trabalho.
Tenha em mãos os números de telefone ou sites que darão o suporte técnico quando precisar.
Evite fazer downloads, escaneamento de antivírus, durante as videoconferências e / ou reuniões online pois deixam o seu computador lento.
Evite acessar sites indevidos pois os mesmos são fonte de vírus, podendo infectar o ambiente corporativo.
Durante as vídeo reuniões ou reuniões online deixe o microfone e a câmera desligados, pois consomem muita banda da internet, ligue-os quando for falar.
Evite deixar televisão e aparelhos de som ligados durante as reuniões online.
Utilize as ferramentas institucionais para se comunicar, enviar / receber arquivos.
Grave os arquivos corporativos no ambiente corporativo.

SENHA DE USO PESSOAL
Tenha cuidado ao digitar os seus dados de acesso, verificando se não tem alguém olhando.
Ao se ausentar do computador ou qualquer outro dispositivo conectado faça o bloqueio de tela, se o seu acesso ao dispositivo conectado não tiver senha, crie.

NAVEGAÇÃO NA INTERNET
Evite acessar sites proibidos e de conteúdo duvidoso.
Não forneça seus dados pessoais em sites que você não conhece.
Não compartilhe links duvidosos, seja por e-mail, WhatsApp e redes sociais.
Não informe os números dos seus documentos em sorteios e promoções de empresa que você não conhece.
Não faça cadastro em sites que não sejam de confiança.
Desconfie de sites que anunciam produtos com preços muito abaixo do mercado.
Não compartilhe dados pessoais em redes sociais.

E-MAIL
Não envie dados sigilosos por e-mail, a não ser que você use uma criptografia ou certificados digitais, que te protegem caso a sua mensagem seja interceptada.
Não clique em e-mails recebidos que você não sabe quem mandou.
Cuidado com anexos recebidos.
Nenhuma instituição vai mandar e-mail solicitando seu login, número de conta e senha de acesso.

ANTIVÍRUS
Tenha um antivírus atualizado e legalizado.
Fazer escaneamento diário do seu computador com o antivírus atualizado.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia



segunda-feira, 20 de abril de 2020

HOME OFFICE - UMA REFLEXÃO

HOME OFFICE - UMA REFLEXÃO

Durante a existência da humanidade, fatos foram acontecendo e os governantes foram atualizando leis, constituições e ações pertinentes à sobrevivência da humanidade. Fato importante a ser escrito é uma lei americana que já prevê que em casos de guerras, catástrofes e pandemias, as indústrias automobilísticas e outras mais, parem de produzir o seu produto principal e comecem a produzir o que a sociedade precisa, como por exemplo, a pandemia do corona vírus fez com que a produção principal seja a de respiradores. O que eu quero mostrar neste artigo é que a grande maioria das empresas, não só no Brasil, não estavam preparados para esta e outras pandemias e problemas que surgem em função do complicado mundo em que vivemos.
Noticiários estão mostrando no dia a dia o que a ciência está descobrindo de forma rápida, graças ao grande esforço de médicos, cientistas e outros profissionais utilizando a informática como ferramenta.
O que eu quero refletir, é que tudo começou com a criação da escrita, e que com a escrita, veio a comunicação, vieram os veículos de comunicação, surgiu a informática, as linguagens de programação, e entre estas linguagens a Inteligência Artificial, que através de aprendizagem de máquina podem e muito, ajudar os cientistas a descobrirem a vacina para combater o COVID.
Aprendamos com esta pandemia que devemos estar organizados, estruturados e preparados para outras crises que vierem, coloquem em seus planejamentos estratégicos o que fazer quando houver uma parada da sua empresa seja qual for o problema, comecem a estudar Governança de TI para saber as melhores formas de se organizar utilizando a informática, e o mais importante de todos, dê mais atenção à sua família, pois é a família que vai acolher-nos quando as crises acontecerem.
A pandemia já está a mais de cinco meses agindo de forma descontrolada, alguns governos conseguiram achatar a curva, outros não, e a melhor maneira de combatê-la é com isolamento social, e é aí que entra o trabalho Home Office, reflitam.

Dicas para desenvolver o trabalho Home Office 

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

quinta-feira, 5 de março de 2020

CONTROLE DE RISCOS

CONTROLE DE RISCOS
DEFINIÇÕES:
Risco: É a ocorrência de um evento que não esperamos.

Quando ocorre um risco temos a probabilidade de o mesmo ocorrer e o impacto.

A probabilidade pode ser calculada de várias formas, em chamados solicitados por exemplo se um determinado problema ocorre 5 vezes ao dia, em 8 horas de trabalho, a probabilidade vai ser de 5/8 = 0,625 ou 62,5% de o mesmo ocorrer durante o horário de trabalho.

O impacto vai depender das consequências que o problema gerou, se no exemplo acima for uma parada de servidor, a probabilidade de 62,5% gera um impacto alto. Se for resgate de senha, a probabilidade de 62,5% gera um impacto de baixo a médio.

Dependendo do projeto (precisa ter o escopo definido, para se definir os riscos) que se está desenvolvendo, você pode ter os seguintes impactos:
Disponibilidade de RH
Rejeição
Capacitação técnica
Comunicação
Resistência a mudanças
Obs.: Deve ser feito uma análise de quais riscos serão elencados, criar uma tabela (Tabela2) de referência para probabilidades, e, para impactos verifique as consequências que o problema gerou. O cálculo para a severidade do risco será:
Severidade = probabilidade x (média ponderada ou aritmética ou harmônica) do impacto, depende da situação.
A severidade dará um valor numérico que resultará nos seguintes resultados: Severidade Muito baixa, baixa, moderada, alta, muito alta.

Com o resultado da severidade você definirá a ação, a ação de tratamento de riscos, os controles, o responsável, o status, veja a Tabela1.

Ações tomadas para os riscos:

A ação de tratamento de riscos e os controles dependerão das ações tomadas para os riscos.

EXEMPLO DE FORMULÁRIO PARA CONTROLE DE RISCOS

Tabela1
CONTROLE DE RISCOS

Tabela2
CONTROLE DE RISCOS
Veja Também:

Grato,
Jefferson D. Garcia

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

ERROS COMUNS COMETIDOS PELOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA

ERROS COMUNS COMETIDOS PELOS TÉCNICOS DE INFORMÁTICA

Atualmente a informática é uma área que, com todas as crises que houveram no mundo e no Brasil, continuam contratando, porque a área de TI hoje, está presente em todas as áreas de negócio existentes. Normalmente os profissionais de informática, o técnico por exemplo, atua trabalhando no nível operacional, nada impedindo que atue na área tática ou de estratégia. Mas, para crescer na área de informática não basta só o conhecimento técnico. Abaixo descreverei os erros mais comuns cometidos por profissionais de informática.


CONHECIMENTO TÉCNICOS


Não se preocupe só em se atualizar na sua área de atuação, procure ter uma visão geral da empresa, que serviços a sua área fornece às outras áreas da empresa, leia o PDTIC, e saiba quais são os objetivos estratégicos da empresa (leia o planejamento estratégico(PDI)) e da TI (PDTIC), atualize-se com ITIL e COBIT.


PROCRASTINAÇÃO


É o velho hábito de empurrar com a barriga, recomendo não deixar para amanhã o que podes fazer hoje, pois ao deixar para “amanhã”, você pode estar comprometendo um nível de acordo de serviços, que pode ser melhorado, trazendo benefícios, inclusive para você.

PROJETOS


Qualquer novo serviço que precisa ser implantado, necessita de um projeto, por isso faça cursos de gerenciamento de projetos, e para cada projeto novo crie um status report para acompanhar se os prazos estão sendo cumpridos.


RISCOS


Tenha noções da importância do gerenciamento de riscos, para poder saber o que fazer, caso algum imprevisto ocorra no desenvolvimento do seu projeto.


BIG DATA


Verifique de que maneira o BIG DATA pode ajudar a sua empresa a agregar mais valor no seus serviços e ou produtos.


REGRA DO NEGÓCIO


Procure saber de que forma os serviços sob sua responsabilidade podem agregar mais valor ao negócio da empresa que você é colaborador.


CONFORMIDADES

Conformidades é o conhecimento por parte do profissional de informática, das leis. Recomendo que os profissionais de informática tenham conhecimento das leis 12.965/14 (Marco Civil da Internet), 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados), 12.527/11 (Lei de acesso a informação), Decreto 9637/18 (Decreto sobre Política Nacional de Segurança da Informação).


COMUNICAÇÃO


Tenha o hábito de deixar registrado todas as mudanças que são feitas na sua área, novos projetos, e outras tarefas importantes, para não ser pego de surpresa quando alguém mencionar aos seus superiores que algo novo está sendo feito e eles não sabiam.

Ao ler o texto acima se foi percebido que é cometido um dos erros acima, está na hora de se atualizar.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia



quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

A TEORIA DA RELATIVIDADE E A INFORMATICA

A TEORIA DA RELATIVIDADE E A INFORMATICA


E = mc2
Todos devem estar lembrados da teoria da relatividade de Einstein, que são a teoria da relatividade geral e a teoria da relatividade restrita. A teoria da relatividade restrita leva em consideração os corpos inerciais. Resumindo quanto maior a velocidade mais o tempo atrasa. A teoria da relatividade geral descreve que quanto mais massivo o corpo, maior será  a curvatura no espaço tempo, mais o tempo demora para passar. Resumindo, a ausência   de gravidade adianta o tempo. Um exemplo bem rápido para entender, um satélite  em órbita, o relógio  interno atrasa em função  da velocidade, e adianta em função  da ausência  de gravidade,  como o relógio  adianta mais em função  da ausência  da gravidade, somando os dois resultados, o tempo acaba adiantando. Este problema é  resolvido sincronizando o relógio  do satélite  com um relógio  atômico aqui  na terra. Todos devem estar perguntando, o que isto tem a ver com informática ?
Nos dias atuais os engenheiros querem aumentar a velocidade de processamento, e aqui vai uma sugestão: Criar um ambiente em laboratório  sem gravidade e colocar um computador para processar dados neste ambiente, segundo a teoria da relatividade geral, o tempo vai adiantar, resumindo os ciclos de clock do processador ficarão mais curtos,  diminuindo o período, agilizando o processamento. A primeira questão  feita é , como a ausência  de gravidade vai agir na estrutura atômica  do quartzo, que está encapsulado na motherboard, transmitindo os ciclos de clock para a placa toda, é  de se pensar.

EXEMPLO PARA ENTENDER A HIPÓTESE DE DIMINUIÇÃO DO PERÍODO NA AUSÊNCIA DA GRAVIDADE

Imagine a seguinte situação:

Na Figura 1 temos duas frequências representadas por seus respectivos períodos, onde T2< T1 e, T1 é o período do processador com a presença da gravidade, e T2 o período que o processador trabalha sem a presença da gravidade.
Figura 1


Na Figura 2 temos a representação da frequência, com período T2 , sem variação na amplitude,  onde houve hipoteticamente a mudança do período, com a ação da gravidade. 


Figura 2

Veja também:
Explanação detalhada da teoria da relatividade

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

                                                        

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