GOVERNANÇA DE TI
A governança de TI é definida como uma estrutura de relacionamento e processos para dirigir e controlar uma organização, a fim de atingir os objetivos corporativos, adicionando valor ao negócio e equilibrando os riscos em relação ao retorno do investimento em TI e seus processos. Tais estruturas e processos buscam garantir que a TI contribua para que os objetivos e estratégias da organização assumam seu valor máximo, de forma a controlar a execução e a qualidade dos serviços de TI em beneficio da organização.
MOTIVADORES PARA A IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA DE TI
Gastos altos
Desalinhamento entre as necessidades de negócio e a infraestrutura de TI da organização
Decisões de TI tomadas de forma isolada
Segurança da informação não existe ou não é difundida adequadamente na organização
A contratação de serviços de terceiros não atende as necessidades de TI.
OBJETIVOS DA GOVERNANÇA DE TI
Manter os recursos de TI funcionando
Entrega de valor
Gerenciar os custos
Complexidade tecnológica
Alinhar a TI aos negócios
Conformidade com leis e regulamentos
Segurança da informação
FOCO DA GOVERNANÇA DE TI
Alinhamento estratégico
Entrega de valor
Gerenciamento de riscos
Gerenciamento de recursos
Gerenciamento de desempenho
BENEFÍCIOS DA GOVERNANÇA DE TI
Fornecer para a organização uma visão completa do seu ambiente de TI, e ao mesmo tempo compará-los com cenários alternativos que otimizem o retorno de investimentos já feitos e dos que ainda serão realizados.
Possibilitar que a organização tome decisões com a maior exatidão possível sobre sua estrutura de TI.
Propiciar que as organizações tenham ao seu alcance todas as informações necessárias sobre a situação atual da sua infraestrutura de TI e das necessidades futuras.
Facilitar o planejamento de TI, inclusive com estimativas de orçamento para projetos prioritários.
Disponibilizar mais tempo dos envolvidos para a realização de atividades chave, foco do crescimento do negócio, em vez de alocar tempo na solução de problemas de TI.
Avaliar objetivamente a maturidade em relação a padrões internacionais, ao mesmo tempo em que são apontados os investimentos que trarão maior retorno.
A definição de processos, indicadores, métodos e controles dos aspectos priorizados permite um gerenciamento mais estruturado e um dia a dia mais confortável e produtivo aos profissionais de TI.
Simplificação das decisões de compra pelo fato das informações que direcionam a aquisição estarem prontamente disponíveis dentro de um contexto estratégico.
Mais flexibilidade para desenvolver, comprar ou terceirizar as soluções de TI.
Mais habilidade para tratar problemas críticos da organização, tais como a segurança e a gestão de riscos.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia