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quarta-feira, 5 de setembro de 2018

GOVERNANÇA

Governança

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GOVERNANÇA DE TI

A governança de TI é definida como uma estrutura de relacionamento e processos para dirigir e controlar uma organização, a fim de atingir os objetivos corporativos, adicionando valor ao negócio e equilibrando os riscos em relação ao retorno do investimento em TI e seus processos. Tais estruturas e processos buscam garantir que a TI contribua para que os objetivos e estratégias da organização assumam seu valor máximo, de forma a controlar a execução e a qualidade dos serviços de TI em beneficio da organização.

MOTIVADORES PARA A IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA DE TI

Gastos altos

Desalinhamento entre as necessidades de negócio e a infraestrutura de TI da organização

Decisões de TI tomadas de forma isolada

Segurança da informação não existe ou não é difundida adequadamente na organização

A contratação de serviços de terceiros não atende as necessidades de TI.


OBJETIVOS DA GOVERNANÇA DE TI

Manter os recursos de TI funcionando

Entrega de valor

Gerenciar os custos

Complexidade tecnológica

Alinhar a TI aos negócios

Conformidade com leis e regulamentos

Segurança da informação

FOCO DA GOVERNANÇA DE TI

Alinhamento estratégico

Entrega de valor

Gerenciamento de riscos

Gerenciamento de recursos

Gerenciamento de desempenho

BENEFÍCIOS DA GOVERNANÇA DE TI

Fornecer para a organização uma visão completa do seu ambiente de TI, e ao mesmo tempo compará-los com cenários alternativos que otimizem o retorno de investimentos já feitos e dos que ainda serão realizados.

Possibilitar que a organização tome decisões com a maior exatidão possível sobre sua estrutura de TI.

Propiciar que as organizações tenham ao seu alcance todas as informações necessárias sobre a situação atual da sua infraestrutura de TI e das necessidades futuras.

Facilitar o planejamento de TI, inclusive com estimativas de orçamento para projetos prioritários.

Disponibilizar mais tempo dos envolvidos para a realização de atividades chave, foco do crescimento do negócio, em vez de alocar tempo na solução de problemas de TI.

Avaliar objetivamente a maturidade em relação a padrões internacionais, ao mesmo tempo em que são apontados os investimentos que trarão maior retorno.

A definição de processos, indicadores, métodos e controles dos aspectos priorizados permite um gerenciamento mais estruturado e um dia a dia mais confortável e produtivo aos profissionais de TI.

Simplificação das decisões de compra pelo fato das informações que direcionam a aquisição estarem prontamente disponíveis dentro de um contexto estratégico.

Mais flexibilidade para desenvolver, comprar ou terceirizar as soluções de TI.

Mais habilidade para tratar problemas críticos da organização, tais como a segurança e a gestão de riscos.


IMPORTANTE:Quando falamos de Governança de TI, sabemos que é preciso ter um caminho a seguir, e para que dê certo é preciso em primeiro lugar criar esta cultura dentro da empresa, para isto acontecer é preciso ter uma área responsável para isto, se a sua empresa não tiver, crie uma área que vai trabalhar somente com a governança de TI, crie um estatuto para esta área, inclua-a no organograma, tendo como pilares de sustentação para esta área:

1) As Conformidades
3) Gerenciamento de processos,
5) Gerenciamento em segurança da informação,
6) PDTI. 

Tenha um framework que trabalhe bem as boas práticas, sugiro o ITIL(veja os links: definição, relacionamento do ITIL com o COBIT, como implantar ITIL), e outro próprio para a parte estratégica, sugiro o COBIT. Depois de criada a cultura, e todos os envolvidos entenderem para que é o ITIL (Serviços) e COBIT (Estratégia), verifique em que nível de maturidade a sua empresa encontra-se:
1 – Inexistente : Não há processos bem definidos.
2 – Inicial: Os processos estão na cabeça de uma só pessoa.
3 – Repetível: Existe um ou outro processo definido e várias pessoas sabem.
4 – Definido: Os processos foram mapeados, estão gravados e compartilhados na rede ou internet, mas não possui indicadores para começar o processo de melhoria.
5 – Gerenciável: Os indicadores estão definidos, começando a monitorar os indicadores.
6 – Otimizável: Os indicadores monitorados, trouxeram resultados que serão avaliados e melhorados.
Se a sua empresa estiver em um dos três níveis iniciais, comece com a implantação da cultura entre os colaboradores, depois disto a sequência supra citada virá naturalmente. Em paralelo ao citado acima comece uma gestão de mudanças,  gestão de nível de acordo de serviços, gestão de projetos, compartilhando com os lideres de área. Governança é o uso de boas práticas, ou seja alguém inovou, deu certo e divulgou esta inovação para que todos a utilizem conforme a sua necessidade e tamanho da TI.
Hoje em dia a TI agrega valores aos serviços prestados pelas empresas, vejam mais em Governança de TI. Para começar, duas ações são importantes:
A criação de POPS, que futuramente ajudará na execução de procedimentos e no mapeamento de processos, que ajudará no mapeamento de riscos.
O mapeamento de riscos vai ajudar a definir a taxonomia do risco, descrição do risco, impactos causados por este risco, classes do risco, taxonomia da causa do risco, tratamento do risco, identificar se há sistemas de controle. Com todas estas informações definidas chegarás a uma matriz de risco onde será verificado a probabilidade de ocorrência do risco versus impacto do risco
A criação e definição do CATÁLOGO DE SERVIÇOS, que são os serviços que a  empresa dispõe para os seus clientes de forma clara e objetiva, definido o catálogo, reúna os colaboradores responsáveis pelos serviços e defina o nível de acordo de serviços (SLA) que serão o tempo que se vai demorar para executar os serviços.
Não esqueça que tudo que foi descrito acima deve estar mencionado no PDTI, alinhado com o PDI da empresa (Planejamento estratégico), e como consequência  ajudará a definir os indicadores. Não esqueçam da segurança da informação, Infraestrutura, novas tecnologias, e uma politica de uso de recursos de TI bem definida. Todos as definições acima ajudam a qualquer empresa, de qualquer porte e segmento a avaliarem o quanto gastam com informática, qual o custo benefício e o que precisa melhorar para agregar mais valores aos serviços prestados. A governança hoje está sendo muito utilizada não só em TI, mas na administração das empresas de uma modo geral.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

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