Postagens do Blog

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

BRASIL - GERANDO ENERGIA EÓLICA MAIS BARATA

BRASIL - GERANDO ENERGIA EÓLICA MAIS BARATA
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.

Atualmente, com a crise energética que está acontecendo, a cada dia que passa mais fontes de energia não renováveis estão se esgotando, e mais uma vez o Brasil aparece com mais um potencial de energia limpa, a eólica. É bom lembrar que o custo de produção da energia eólica é baixo, comparado com outras formas de produção de energia, trazendo muitos benefícios para a indústria, comércio, redes hoteleiras, onde com a economia gerada, pode-se contratar mais funcionários, investir em novas tecnologias e outros benefícios mais. Uma destas áreas com potencial para utilizar a energia eólica com o objetivo de colaborar com o meio ambiente é a TI, que juntamente com as boas práticas agregam mais valor aos seus serviços. São cinco os estados brasileiros que mais produzem energia eólica, são eles: 

BRASIL - GERANDO ENERGIA EÓLICA MAIS BARATA
Produção de energia solar por estado:
BRASIL - GERANDO ENERGIA EÓLICA MAIS BARATA
Iluminar 38 milhões de casas até 2023
Desde 2007, projetos de usinas solares fotovoltaicas foram cadastrados em seis leilões de energia realizados pelo governo federal. No total, foram contratadas 3.500 MW de potência instalada, sendo que pouco mais de 2.000 MW já estão em operação. Há ainda 17 usinas em construção e 74 que ainda não foram iniciadas. Todas devem entrar em operação até 2022. Quando estiverem em funcionamento, será possível gerar energia para 5 milhões de casas por mês, segundo a Empresa de Pesquisa Energética. No caso da energia eólica, foram cadastrados projetos em 27 leilões e contratados, até 2023, 19,6 mil MW de potência instalada, dos quais 15 mil já estão em operação.Quando o total for atingido, será o suficiente para gerar energia para cerca 33 milhões de casas por mês, segundo a ABEEólica. Há 51 usinas em construção e 160 que ainda não foram iniciadas no país.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


Veja também:
Paraná energia sustentável
TI Verde

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

DEZ PROFISSÕES COM MAIOR ALTA SALARIAL EM 2017

DEZ PROFISSÕES COM MAIOR ALTA SALARIAL EM 2017
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.

O mercado está reagindo, a crise está passando, os postos de trabalho estão reaparecendo, vagas de emprego estão surgindo, vejam as dez profissões com maior alta salarial no ano de 2017, a informática está entre estas PROFISSÕES! Veja também as 25 profissões em alta em 2018 , as profissões em alta em 2019, e as que mais cresceram em 2020.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia




VEJA TAMBÉM:
Profissões do FUTURO.
EMPREGOS na área de TI.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

MEDIOTEC

MEDIOTEC
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Você aluno de Curitiba, que está no 2o. Ano do ensino médio e quer começar um curso técnico, estão abertas as inscrições para o MEDIOTEC - Informática.

No período da manhã cursa o ensino médio, e a tarde faz as disciplinas do curso técnico em informática. Vagas limitadas, maiores informações, secretaria do colégio: fone: 3267-1512 
EMAIL:direcaocepmat@gmail.com, secretaria.cepmat@gmail.com



sábado, 20 de janeiro de 2018

GOVERNANÇA DE TI - A IMPORTÂNCIA DOS POPS

GOVERNANÇA DE TI - A IMPORTÂNCIA DOS POPS
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.

1. INTRODUÇÃO

A utilização de software e hardware alinhado à regra do negócio é de grande importância, por isso temos que ter a TI com tecnologias atualizadas e aperfeiçoamento constante dos sistemas, aliados a uma governança de TI atuante efetuando atualização do catálogo de serviços, levantamento atualizado dos riscos e custos que envolvem os serviços prestados pela TI, onde, todas estas precauções  ajudam e muito, colocando em prática o que está dando certo, seguindo um framework que se adapta a sua empresa, o ITIL por exemplo, consegue-se ter uma TI agregando valor ao negócio. As boas práticas auxiliam na confecção dos Procedimentos Operacionais Padrão, pois os mesmos orientam um roteiro a ser seguido, padronizando os serviços no atendimento de chamados dos usuários, passando organização e profissionalismo aos usuários finais. Ao seguirmos o que foi descrito no parágrafo anterior, alinhamento da TI com a regra do negócio, alinhamento do ITIL para melhorias nos serviços, mapeamento de processos e criação dos Procedimentos Operacionais Padrão, a qualidade dos serviços será oferecido com o menor risco possível, agilizando os atendimentos e cumprindo os níveis de acordo de serviços.

2. MÉTODOS

Delineamento: Pesquisa quantitativa tratando da importância de haver Procedimentos Operacionais Padrão para se ter melhorias na qualidade dos serviços oferecidos.

Cenário: de 2012-2016, 2012-2017, Ambiente acadêmico, considerados chamados abertos por todos os usuários do sistema de chamados, que é um sistema utilizado pela Instituição para atender as diversas demandas ocorridas nos serviços oferecidos pela TI.

Amostra: Do período 2012-2016 foram selecionados 16322 chamados atendidos pelo setor responsável, dos quais 5657 foram finalizados pelo setor responsável, houve índice de satisfação abaixo de 70% para 996 deles. Comparando o levantamento feito de 2012-2017 onde foram selecionados 22245 chamados atendidos pelo setor responsável, dos quais 7590 foram finalizados pelo setor responsável, 1128 avaliados com índice de satisfação abaixo de 70%. No primeiro caso tivemos 17,61% de chamados avaliados com índice de satisfação inferior a 70%, no segundo caso tivemos 14,86% de chamados avaliados com índice de satisfação inferior a 70%, onde observamos uma pequena melhoria na quantidade de usuários satisfeitos. Vejam os dados tabulados nas tabelas 1 e 2.

Coleta de dados: Gerado relatórios em Excel de todos os chamados atendidos até o ano de 2016 e 2017, selecionado os chamados finalizados pelo setor responsável, com os itens com índice de satisfação abaixo de 70%.

Intervenção: Com base nos dados apresentados, pretende-se futuramente gerar índices, para o melhoramento continuo do atendimento aos serviços oferecidos pela TI.

Métodos estatísticos: Diagrama de Pareto, conseguindo visualizar os serviços que geraram mais satisfação.

3. RESULTADOS

Ao disponibilizar um sistema de  chamados, onde depois de atendido, os usuários podem avaliar a rapidez, eficiência, tempo do atendimento do chamado, para resolver um problema ocorrido nos serviços disponibilizados pela TI da instituição. Ao gerar relatórios, tendo como critério a verificação da satisfação da comunidade acadêmica quanto ao atendimento, verificou-se que com a introdução de Procedimentos Operacionais Padrão, a melhoria do atendimento dos chamados teve uma significativa evolução nos quesitos tempo de atendimento, eficiência e quantidade de chamados atendidos.

4. TABELAS

Tabela 1 – Satisfação – 2012-2016

 SERVIÇOS

%AMOSTRA (NÃO ATINGIRAM 70% DE SATISFAÇÃO): 17,61%

TOTAL DE CHAMADOS AVALIADOS NO PERÍODO: 16322

TOTAL DE CHAMADOS AVALIADOS PARA SETOR RESPONSÁVEL: 5657

TOTAL COM ÍNDICE DE SATISFAÇÃO MENOR QUE 70%: 996

Tabela 2 – Satisfação – 2012-2017

%AMOSTRA (NÃO ATINGIRAM 70% DE SATISFAÇÃO): 14,86%

TOTAL DE CHAMADOS AVALIADOS NO PERÍODO: 22245

TOTAL DE CHAMADOS AVALIADOS PARA SETOR RESPONSÁVEL: 7590

TOTAL COM ÍNDICE DE SATISFAÇÃO MENOR QUE 70%: 1128

5. CONCLUSÃO

Ao criar os Procedimentos Operacionais Padrão, facilita-se muito o trabalho dos que efetuam o atendimento aos usuários, pois a execução de como se deve atender uma determinada situação está descrita passo a passo, considerando-se todas as possibilidades de um problema quando ocorre. As existências dos Procedimentos aumentam e muito a produtividade dos atendentes, pois quando não havia os POPs, demoravam-se muito para se responder aos chamados, as soluções muitas vezes, eram confusas gerando insatisfação aos usuários que utilizam os serviços oferecidos pela TI da instituição. Para haver uma melhoria constante, deve-se efetuar manutenção constante dos POPs, atualizando as possibilidades de uma ocorrência que não foi descrita, além de facilitar o levantamento de dados com foco na satisfação do cliente, agindo nos serviços com maior problema no atendimento.

6. REFERÊNCIAS

TURBAN, E. et al. Tecnologia da informação para gestão: transformando os negócios na economia digital. Porto Alegre: Bookman, 2004.

POLIZELLI, D. L.; OZAKI, A.M. (Org.). Sociedade da Informação. São Paulo: Saraiva, 2008.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

INFORMÁTICA SUSTENTÁVEL

INFORMÁTICA SUSTENTÁVEL
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Sustentabilidade: É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, ou seja, a maneira que você vai deixar o mundo  para o seu filho de forma sustentável, para que ele deixe melhor para os seus netos.  Os recursos para produção de energia no mundo de hoje, está se esgotando, petróleo é recurso não renovável, hidroelétricas custam caro e não é qualquer rio que se pode construir uma. Qual solução? Recursos renováveis, luz solar, ventos, que existem abundantemente no nosso país. Empresas como o CONDOR (grande rede de supermercados com sede em Curitiba) já esta utilizando a energia solar. com o investimento, a economia no gasto de energia elétrica será grande, e como consequência, vai sobrar mais recursos financeiros para investir em outras áreas como, treinamento dos funcionários, onde o funcionário ficará mais capacitado, se sentirá mais MOTIVADO, a TI será muito beneficiada em investimento de equipamentos de ponta, haverá redução de CUSTOS, e você estará beneficiando o meio ambiente com a TI Verde. o investimento inicial é alto, mas o retorno é de médio prazo. o planeta terra está passando por uma crise muito grande, está na hora de tomarmos uma atitude, pois podemos ficar no escuro.

Grato,
Jefferson Daminelli Garcia



Veja também:
Atualidades de Informática




quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

EMPREGOS NA ÁREA DE TI

EMPREGOS NA ÁREA DE TI
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.

A área de TI está em alta, por isso, aparece entre as profissões do futuro.  O crescimento está tão pujante que grandes empresas estrangeiras querem investir no Brasil, por ter um mercado de trabalho qualificado, Londrina no estado do Paraná, terá uma das filiais da empresa indiana Tata Consultancy Services (TCS), a expectativa é empregar 4 mil pessoas.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

PROFISSÕES DO FUTURO

PROFISSÕES DO FUTURO

Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Como profissional de TI tenho visto muitas mudanças, e, escrevendo sobre esta área muito visada pelos empreendedores e gestores, já mencionei a GOVERNANÇA de TI, como os SISTEMAS DE INFORMAÇÃO influenciam na produtividade de uma empresa, EMPREENDEDORISMO com tecnologia. Como o ambiente de TI está em todos os ramos de negócio, como a inteligência artificial está sendo utilizada com a ciência de dados e boas práticas. Os profissionais mais requisitados de TI tem que possuir um PERFIL bem mais diferenciado do que outros profissionais.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia




VEJA TAMBÉM:
EMPREGOS na área de TI
EMPREGOS na área de TI (Atualização 2018)
EMPREGOS na área de TI (Atualização 2022)
Estes são os profissionais digitais mais disputados do mercado 

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

COMO OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA

Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
COMO OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA
Considerar a TI como parte importante de uma empresa é o primeiro passo a ser dado, entre muitos, para que uma organização se destaque nos concorridos segmentos de mercado que existem. Não estou falando só de software, hardware, pessoas capacitadas e uma Governança de TI, que são itens essenciais para o bom funcionamento desta organização empresarial. Muitas vezes na nossa vida profissional, nos deparamos com empresas formadas por bons colaboradores, e no dia a dia começamos a observar que a empresa domina um determinado nicho do mercado, mas nos negócios não vão bem, pois o que falta é o foco, objetividade, planejamento estratégico, alinhamento dos profissionais de informática com a regra do negócio. Em certa ocasião, participei do desenvolvimento de um sistema em uma empresa de comercialização de software/hardware, esta empresa possuía um processo que era homologar produtos, que consistia em o cliente emprestar por um tempo determinado, um software ou um hardware para testar no seu computador e depois decidir comprar ou não (o cliente assinava uma carta se comprometendo em instalar o produto, e, desinstalar caso não o comprasse), a minha função era além do desenvolvimento do sistema, fornecer suporte aos produtos após a venda. O problema apresentado neste processo era que não havia um controle informatizado, depois de alguns dias não se sabia a quanto tempo o cliente estava com o produto homologado. Percebendo que havia muitas reclamações da diretoria que questionava porque os clientes atrasavam e/ou não devolviam ou compravam o produto, após uma análise detalhada do problema, foi desenvolvido um sistema, o cadastro e documentos assinados foram passados para o software desenvolvido, a partir daí foi possível resgatar todos os produtos que estavam fora da empresa, havia alguns, a mais de 1 ano. A partir das novas homologações, o sistema indicava o dia que o cliente tinha que devolver o produto homologado, e, 2 dias antes era telefonado ao cliente, lembrando o mesmo que faltavam 2 dias para devolve-lo, e, se estava satisfeito com o produto e se havia interesse em comprá-lo, na maioria das vezes o cliente comprava. Este sistema de informação naquele momento resolveu um enorme problema, que era controlar a entrada e saída dos produtos e para quem eram homologados, pois percebemos que de uma forma simples podemos controlar os nossos estoques, perguntar no momento certo se o cliente está satisfeito e quer comprá-lo, passando ao cliente a organização da empresa, além de passar segurança para o pós-venda. Ao desenvolvermos um sistema para resolver qualquer problema, seja automatizando um processo manual, ou uma verificação de rotina para tornar uma informação mais confiável e de maior qualidade, não devemos perder o foco e o objetivo deste desenvolvimento, pois se não tivermos este cuidado, será mais um sistema condenado ao desuso. Às vezes, o problema não é complexo, basta observar o que ocorre no seu ambiente de trabalho, para solucioná-lo.



Atualmente problemas desta natureza, serão resolvidos com o mapeamento dos processos, pois com os processos definidos, será fácil otimizá-lo para depois automatizá-lo, tendo como base, um projeto que dê visão holística da TI, com um status de relatório para verificar se os prazos e custos de projeto estão sendo cumpridos, fazendo isto, estaremos seguindo as boas práticas, que são definidas em ITIL (que orienta os serviços) e o COBIT (que orienta a parte estratégica).
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia



terça-feira, 19 de dezembro de 2017

PORQUE O AGRONEGOCIO DEU CERTO? PRODUTIVIDADE!!!

PORQUE O AGRONEGOCIO DEU CERTO? PRODUTIVIDADE!!!
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.

Enquanto vários setores da economia amargam com a queda de produtividade, sabem por quê? O governo optou em escolher e investir em “campeões” ao invés de ir pela lógica do mercado. Por isso o agronegócio a cada ano que passa se destaca cada vez mais, porque é a “lógica” do mercado brasileiro. Em uma publicação anterior o agronegócio já estava evidente, solicitando alguns investimentos, principalmente na área de TI. A indústria química ajuda e muito no crescimento do agronegócio, desenvolvendo produtos que aumentam a produtividade por hectare. Nos dias atuais, com a carência de empregos, o empreendedorismo no agronegócio é talvez a saída para gerar mais vagas para os trabalhadores voltarem ao mercado.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia




Veja também:
Produtividade Agricultura Brasileira

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

SABER, OU NÃO SABER, EIS A QUESTÃO

SABER, OU NÃO SABER, EIS A QUESTÃO
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Sabemos que a maneira que ministramos as aulas está ultrapassada, porque as  tecnologias como multimídia, notebooks, tvs pendrive e outras, existem para nos auxiliar a ministrar melhor as nossas aulas, e insistimos em conduzir as aulas como era usando o quadro e o giz. O texto sobre educação no Brasil como resolver, nos traz este alerta.  Vejam as consequências. Está mais que na hora de agir e mudar.
Lembrem-se que os nossos alunos trazem um conhecimento para a sala de aula que muitas vezes ou está desatualizado ou faltou alguém orientar que aquele conhecimento prévio serve para ele compreender o que falta na sua vida. O nosso papel de professor hoje é mais de consultor, por que trabalhamos com a percepção do aluno sobre muitas coisas que servem de base para que o mesmo amplie o seu conhecimento, transformando o conhecimento que ele já possui (conhecimento tácito), em um novo conhecimento também tácito, transformando conforme habilidade de cada um em um conhecimento explícito. Com o tempo estes alunos vão adquirindo mais e mais conhecimentos, criando um lastro chamado sabedoria, preparando-os não só para o conteúdo dado, mas para a vida! Com a pandemia do Covid, a partir de 18/03/2020, todas as atividades escolares foram suspensas e o Governo do Estado do Paraná, para que o ano letivo não fosse perdido, utilizou a plataforma corporativa da Google, o Classroom, onde são postadas todas as atividades para os alunos fazerem e interagirem com o professor, inclusive diariamente o aluno entra no Google Classroom com o e-mail institucional (@escola.pr.gov.br) e clica no link da chamada para ter a presença de forma online. O professor pode postar exercícios criados no Google Forms. Vejam o que o Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira inovou: Apresentação do TCC online.
Grato,
Jefferson Daminelli Garcia


Leia também:
Educação no Brasil, como resolver





domingo, 17 de dezembro de 2017

INVESTINDO EM ENERGIA RENOVÁVEL

INVESTINDO EM ENERGIA RENOVÁVEL
Depois de ler o artigo, responda a seguinte enquete.
Com a crise energética no mundo muitas empresas estão investindo em energias renováveis e sustentáveis,  um exemplo desta estratégia foi feita pelo Condor, empresa que visualizou com esta iniciativa, uma economia gerada com o baixo consumo de energia elétrica, utilizando fontes de energias renováveis, demonstrando assim, uma visão estratégica para o negócio, agregando valor ao produto. Ainda no Brasil Paraná sai na frente em energia sustentável,  Brasil- gerando energia eólica mais barata e Produção energia eólica no brasil, encosta na de itaipu. A humanidade está muito preocupada com o esgotamento das energias não renováveis, com o lixo jogado na natureza, enfim com o planeta que deixaremos para os nossos descendentes, alguns países fazem a diferença contra o aquecimento global. Vejam o que a Suécia está fazendo com o lixo!!! e o que está sendo feito para se ter TI Verde tornando a informática sustentável. Vamos investir em energia renovável Brasil!!!, Deus nos abençoou com uma natureza plena em ventos e luz solar!!! 

Os chamados pilares da sustentabilidade

Se atentar a detalhes relacionados à sustentabilidade e meio ambiente é importante para qualquer atividade exercida pela sociedade. Esses princípios se aplicam para qualquer empreendimento. Na agricultura, os sistemas de produção agrícolas sustentáveis devem seguir os chamados quatro pilares da sustentabilidade, sendo eles: Ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e tecnicamente aplicável.
Dependendo do autor, esses princípios costumam variar um pouco. Há autores que sugerem o culturalmente diverso e também aqueles que falam apenas de três pilares (econômico, ambiental e social).


Grato,
Jefferson Daminelli Garcia



Postagem em Destaque

ORIGEM DAS CORES

¹³ O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.  Gênesis 9:13   O que é a cor? Cor é a impressão q...

Postagens Mais Visitadas

Últimas Postagens